O que pensam realmente os funcionários dos seus managers?

posted in: Candidatos | 0

O bom relacionamento entre manager e funcionários influencia muitíssimo a felicidade, satisfação e produtividade de uma equipa. Com este tema a ganhar cada vez mais relevância, queremos investigar o que os funcionários realmente pensam sobre os seus managers, e assim descobrir se os superiores estão a fazer seu trabalho tão bem quanto pensam.

Que perceção têm os funcionários dos seus chefes?

73,55% dos funcionários consideram o seu manager como uma pessoa competente, mas ao mesmo tempo afirmam que este está muito stressado e que é bastante egocêntrico. Ambos os fatores têm um grande impacto na sua dedicação aos funcionários, com mais de metade dos funcionários a alegar que o seu manager não tem tempo para eles e 46,6% dos trabalhadores sentem que este não se preocupa com seu crescimento profissional.

No entanto, vale a pena destacar que as ações realizadas pelos managers estão em concordância com aquelas que são as mais valorizadas pelos funcionários. Para mais de metade dos funcionários, o mais importante é que o seu manager partilhe conhecimentos com eles e os ajude a melhorar, dando feedback sobre seu trabalho e criando um bom ambiente na equipa.

Em sintonia, temos as prioridades dos responsáveis, com 86,3% reconhecendo o seu trabalho de criar um bom espírito de equipa, 71,6% ajudando os seus funcionários a melhorar e 63,7% dando-lhes feedback sobre seu trabalho e progressão.

Talvez priorizar as mesmas coisas é o que mais importa quando se trata de reter talentos, já que 38,7% chegaria a recusar uma oferta de emprego para continuar a trabalhar com seu manager.

Mas quais são os comportamentos que mais incomodam os trabalhadores?

Passamos muitas horas por dia no trabalho e, no final, podem surgir atritos entre manager e funcionário. As razões que mais incomodam a equipa, no que toca ao seu chefe, são o facto de este apenas destacar o negativo e não valorizar o positivo com 65,2%, contratar ou promover as pessoas erradas com 40,4%, e ter favoritismos com 40,4%.

Este tipo de comportamentos pode desgastar a motivação e a moral do funcionário, com 1 em cada 3 funcionários tendo deixado o emprego por causa de um mau relacionamento com seu superior, 21,3% confessaram chorar por essa insatisfação e 17,8% tiveram pesadelos.

Como evitar a desmotivação dos funcionários e a fuga de talento?

Embora seja verdade que existem muitas iniciativas que poderiam ajudar os funcionários a sentir-se melhor no trabalho, identificámos duas que poderiam resolver grande parte do problema.

Entre os resultados da pesquisa surpreende que, enquanto 19,6% dos managers iria falar com o departamento de Recursos Humanos antes de deixar o emprego ou chegar ao ponto de chorar, a percentagem cai para 11,1% no caso dos funcionários. Isto parece mostrar que o funcionário sente que não tem uma maneira aberta e segura de comunicar uma insatisfação no trabalho de forma a ter uma solução.

Outra razão é a falta de competências e conhecimentos necessários para exercer uma posição de gestão. 62,7% dos managers afirmam nunca ter recebido formação, e daqueles que tiveram a oportunidade de ser promovidos para o cargo, 56,5% rejeitaram porque sentiram que não tinham as capacidades certas para gerir uma equipa.

Sendo agora cientes de como se podem construir relações mais positivas e frutíferas no contexto laboral, é importante passar à ação. Em primeiro lugar, oferecendo cursos e formação aos funcionários que serão promovidos a cargos de gestão, e em segundo lugar, criando canais de comunicação em que ambos managers e funcionários podem expressar a sua desmotivação de forma a abordá-la antes que… o trabalho se torne um verdadeiro pesadelo!

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *