Trabalhos sazonais: Verão e Inverno

posted in: Candidatos | 0

São muitas as empresas que necessitam recrutar mão-de-obra para enfrentar os picos de trabalho que se produzem em determinadas alturas do ano, especialmente no sectores turístico, hoteleiro e dos serviços. Em Portugal os trabalhos sazonais de verão e inverno são bastantes comuns, permitindo cobrir postos quando há um aumento do volume de trabalho.

As ofertas de trabalho na época natalícia, altura de turismo urbano e termal, feiras natalícias e de artesanato, e, claro, das grandes festas de fim de ano organizadas pelas autarquia que culminam com espectáculos de fogo-de-artíficio. Os empregos de temporada tendem a surgir na altura das férias e coincidem com grandes eventos ou festividades nacionais. O ponto comum a todos estes empregos é a temporalidade, ou seja, têm uma duração determinada que dependerá do período no qual a empresa necessite do reforço.

A nossa equipa preparou um ebook de trabalhos sazonais, onde poderá ver a área, perfis mais requisitados e o momento do ano em que se realizam as contratações. A nossa sugestão seria a de actualizar o seu currículo com alguma antecedência e configurar os alertas de emprego, así terá tudo preparado para iniciar a sua procura de emprego.

Trabalho temporada de Verão em Portugal

Portugal é um dos destinos turísticos por excelência para passar as férias de verão. O bom tempo, as praias paradisíacas, a diversidade paisagística e a gastronomía são factores que explicam esta predileção. O Algarve, a Costa Alentejana e Lisboa são os destinos por excelência. No entanto, nos últimos anos, quer o Norte, quer o centro do país têm despertado o interesse não só de quem vem de fora, mas também dos nacionais. Impulsionado pelas festas populares, espalhadas por todo o país, mas cujo auge é no Porto e em Lisboa, os centros urbanos também atraem cada vez mais visitantes. Por este motivo, todos os anos, o mercado laboral inunda-se de ofertas de emprego sazonais de Verão.

Ainda que os empregos sazonais estejam por todo o país, Lisboa, Porto, Algarve e Setúbal são as regiões onde a procura por mão-de-obra é maior.

O trabalho no verão está principalmente voltado para cobrir as necessidades de hotéis, restaurantes, museus e agências de tours, campos de férias, entre outros.

Onde encontrar trabalhos de verão

Durante a temporada estival, empregos no sector do turismo e da hostelaria abundam. Na Turijobs temos à sua disposição uma grande variedade de ofertas de emprego no Verão em hotéis, bares e restaurantes. Somos uma plataforma de emprego especializada no sector do turismo e da hotelaria, e poderá encontrar emprego para cozinheiro, empregado de mesa, responsável de sala, recepcionista, governanta, etc.

Durante as temporadas existem múltiplas ofertas de emprego de Verão para estudantes, sem experiência laboral ou trabalhos sazonais com alojamento, proporcionado pela entidade laboral. No período estival, há muitas oportunidades laborais onde saber atender ao público, carisma, presença, vontade de aprender e, preferencialmente, dominar idiomas são os principais requisitos.

Trabalho sazonal no Inverno

Quando o tema são trabalhos de temporada, é importante não esquecer que há muitos trabalhos que têm lugar no inverno. Estes estão sobretudos relacionados com as campanhas comerciais natalícias, desportos de neve e aquáticos. Durante este período, normalmente de novembro a março, também existem várias oportunidades laborais no turismo, restauração e hotelaria, uma vez que é um período em que os centros urbanos costumam receber visitantes.

Em Portugal, é bastante comum a oferta de emprego de temporada em Lisboa, Porto e também na Madeira, motivados pelo clima e pelos espectáculos de fim de ano.

Pode consultar aqui todas as vantagens de trabalhar durante a temporada de inverno.

Empregos na neve e na zona costeira

Uma grande parte dos trabalhos de inverno vinculada aos desportos radicais, tais como o surf e o esqui. Conhecida internacionalmente pelas suas ondas gigantes, cidades costeiras como Nazaré ou Cascais são um destino de sonho para os amantes de surf. Para aqueles que gostam de desportos de neve, destinos como a Serra da Estrela são ideais. São muitos os hotéis e restaurantes da região que procuram profissionais para responder à forte procura.

Empregos na temporada de Natal

A época natalícia gera muitos postos de emprego. O comércio aumenta as suas equipas para a Black Friday, as campanhas comerciais natalícias, os restaurantes necessitam de pessoal para atender almoços e jantares, e o emprego em turismo cresce durante as férias. Se procura trabalho durante o período natalício, saiba que existem postos para os quais não se pedem preparação nem um perfil profissional especializado. Deixá-mos-lhe alguns conselhos caso esteja à procura de um emprego para a altura do Natal.

Trabalho sazonal hotéis

Seja no verão, seja no inverno, os trabalhos sazonais em hotéis são os que geram mais oportunidades laborais. Na Turijobs encontrará todo o tipo de ofertas de trabalho para postos específicos no sector hoteleiro. Alguns dos mais solicitados são o trabalho em recepção, cozinha, directores de hotel, manutenção e limpeza.

Trabalhar em turismo em hotéis e verão ou inverno pode ter muitas vantagens, como por exemplo, o alojamento e refeições gratuitas, a oportunidade de practicar idiomas e conhecer pessoas de todas as culturas e origens, assim como a possibilidade de disfrutar de instalações com piscina ou pistas de esqui. O que espera? Registe o seu CV no nosso portal e aceda automaticamente a centenas de ofertas de emprego de temporada no sector turístico.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.