Vantagens de trabajar durante a temporada de inverno

posted in: Candidatos | 0

O verão é uma época em que recebemos um grande fluxo de turistas e, portanto, o momento perfeito para pesquisar e encontrar rapidamente trabalho sazonal. O nosso último estudo sugere que a procura de pessoal no setor hoteleiro cresceu até cresceu até 23% no verão em comparação com outros períodos. De qualquer forma, o verão não é a única estação do ano em que se pode procurar trabalho temporário. O inverno também é uma das épocas favoritas dos turistas que estão especialmente motivados pelas férias de Natal e pela prática de atividades relacionadas com a neve.

Vantagens de um trabalho temporário no inverno

Quando falamos de trabalho temporário, falamos de todas as contratações com uma duração fixa. A maioria deste tipo de contratos concentram-se essencialmente no verão, na semana santa e nas férias de Natal. Quais são os benefícios do trabalho temporário de inverno?

  • Maior oferta de emprego

Há uma maior procura de profissionais por diversas razões:

  1. Primeiro, janeiro é um mês em que um grande número de ofertas são publicadas porque geralmente é quando os orçamentos de contratação são aprovados.
  2. Da mesma forma, com o início do novo ano, muitos trabalhadores estabelecem novos objetivos, como por exemplo a procura de uma nova oportunidade profissional. Por esta razão há uma maior rotatividade de funcionários e mais oportunidades para encontrar uma nova posição.
  3. O inverno também é um momento de maior turismo, devido às férias de Natal e turismo de neve, o que leva a uma procura de pessoal em resorts de montanha, estâncias de ski, etc.
  • Processos de seleção mais rápidos

O início do ano não é uma época de férias tão generalizada como o verão e por isso os processos de recrutamento costumam ser mais rápidos. Da mesma forma, outra razão pela qual o processo é mais rápido é o facto de se procurarem essencialmente habilidades técnicas para desenvolver o trabalho durante a temporada, e não tanto as soft skills que normalmente se procuram para um contrato de longo prazo, onde é fundamental que a pessoa se adapte e se envolva com a equipa.

  • A possibilidade de experimentar algo novo.

O facto de não ser um trabalho de longo prazo pode ser uma oportunidade de viver uma primeira experiência de trabalho numa nova área antes saber se queres dedicar-te a ela de forma fixa ou até uma forma de aprender habilidades profissionais novas.

  • Uma fonte extra de rendimento

Pode ser uma fonte extra de rendimento, e para aqueles sem trabalho fixo, uma grande ajuda financeira enquanto procuram um emprego fixo e de longo prazo.

  • Flexibilidade profissional e pessoal

Este tipo de trabalho permite o desenvolvimento de outro tipo de atividades ao mesmo tempo, e o não comprometimento com uma empresa. Também a variedade e o número de postos de trabalho temporários são maiores do que os empregos fixos.

Quais são os empregos mais procurados no inverno?

Como mencionado no ponto anterior, todo o trabalho relacionado com atividades de neve dispara, e da mesma forma, o dos estabelecimentos relacionados à atividade (hotéis, restaurantes etc.).

As posições exigidas em estâncias de ski são muitas e variadas: monitores, comerciais, empregados de mesa, pessoal de limpeza etc. e os mais aventureiros podem explorar a opção de procurar trabalho em resorts fora de seu país, como o Canadá.

Rececionista

O rececionista é o rosto do hotel e o principal ponto de contacto com o turista. Eles gerem toda experiência do turista, desde a reserva, à sua estadia, até à sua partida.  É extremamente importante selecionar pessoal com uma boa capacidade de comunicação, que sejam empáticos, sociais e com capacidade de gestão para que todo o tratamento de informação seja feito de forma rápida e eficaz.

As suas funções incluem: gestão de reservas, responder a qualquer pedido ou dúvidas do turista durante a sua estadia e oferecer-lhe informações turísticas, se necessário.

Podes encontrar oportunidades de emprego como rececionista aqui.

Pessoal de limpeza

São responsáveis por manter os quartos e espaços comuns limpos e arrumados, garantindo que estão de acordo com os padrões da empresa e da marca. Também são responsáveis por mudar a roupa de cama, aspirar, limpar o pó e reabastecer e fornecer as amenities aos hóspedes. Geralmente trabalham desde o início da manhã até à tarde.

Para os mais aventureiros, como mencionado acima, esta pode ser uma grande oportunidade de trabalhar noutras partes do mundo uma vez que para executar estas funções não é necessário ter um bom nível de línguas.

Empregados de mesa

Este é um dos trabalhos mais populares em hotelaria.

Como empregado de mesa é muito importante sentir a paixão pelo atendimento ao público e a boa disposição no momento de atendê-lo. Sendo uma posição onde o contacto com o cliente é constante, é importante dominar certas capacidades sociais e comunicativas, e geralmente é exigido ter pelo menos dois idiomas, o local e o Inglês como língua internacional. O trabalho pode ser o de servir num restaurante ou num balcão de um bar. Daqui derivam-se outras posições, como a de bartender (que se dedica a preparar combinações de bebidas) ou maître (chefe de empregados de mesa responsável pela gestão de um restaurante).

Podes ver todas as oportunidades de emprego em Sala e Bar aqui.

Cozinha

A cozinha é uma das áreas com maior procura de pessoal, onde se procuram desde chefs, a cozinheiros, a copeiros etc.

São responsáveis pela elaboração e preparação dos pratos e são os embaixadores da gastronomia, do serviço e da filosofia do estabelecimento. Entre as suas tarefas estão a elaboração de pratos, a colaboração na organização da cozinha, o cumprimento das normas de higiene, saúde e segurança da cozinha, operações de abastecimento etc. Dependerá da experiência e do nível de idiomas a posição que podes escolher. Se não dominas idiomas, começar como um assistente da cozinha pode ser uma boa primeira escolha, já que qualquer posição com muita interação com o cliente exigirá o domínio da língua local ou pelo menos o inglês como uma língua internacional.

Encontra todas as oportunidades profissionais de cozinha aqui.

Instrutores de ski e animadores

O instrutor de ski é uma figura essencial em todos os resorts, embora não seja a única opção de lazer que os hóspedes procuram neste tipo de férias. Também existe procura de outros tipos de entretenimento e dos respetivos profissionais, como por exemplo a animação infantil ou animação noturna.

Para estas posições é importante ser empático, sociável, criativo e desfrutar de lidar com pessoas.

Funcionários de spa e massagistas

Hotéis e resorts também oferecem spa ou ginásios aos seus hóspedes. É por isso que os perfis de massagistas, personal trainers, etc, também são procurados.

Podes ver aqui todas as ofertas de emprego em Spa e Bem-Estar.

Locais mais populares

Os locais mais populares para encontrar emprego durante o inverno são, especialmente aqueles relacionados ao ski. Todas as estâncias que existem nos Pirinéus, tanto do lado andorrano como do lado Espanhol, procuram pessoal para trabalhar nas instalações. Formigal ou Sierra Nevada são algumas das mais populares. Da mesma forma, todos os negócios relacionados com estes locais e os locais circundantes também procurarão pessoal para servir os visitantes.

Visita a Turijobs e descobre centenas de oportunidades de emprego.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *