Que habilidades procuram os recrutadores num/a chefe de cozinha?

posted in: Candidatos | 0

O chefe de cozinha é o responsável máximo e encarregado de que tudo funcione na perfeição, coordenando todos os profissionais que fazem parte da cozinha e gerindo todos os aspectos relacionados com a mesma, desde a contratação de pessoal, a elaboração de menus, a relação com os fornecedores, etc… Se estás à procura de trabalho como chefe de cozinha, recomendamos que destaques estas habilidades para superar com êxito a entrevista. Sabes quais são as habilidades mais procuradas para este posto?

Para saber que tipo de habilidades são mais procuradas numa posição como chefe de cozina, simplesmente tens que entender como é a vida entre foguões. Chegam vários empregados de mesa com diferentes pedidos, toma-se nota e acende-se o fogão, outros pedidos chegam online, revês o frigorífico e aí estão todos os productos que precisas para começar a cozinhar. As panelas estão limpas, os talheres preparados. O primeiro prato deve sair em 2 minutos. Rápido, rápido que chegam mais pedidos!

Trabalhar numa cozinha é trabalhar como uma equipa, realizar as tarefas em contra-relógio e muchas vezes sob muita pressão. É aquí onde o/a chefe de cozinha tem uma função chave como diretor de orquestra, encarregando-se de que todos os instrumentos estão afinados e fazendo com que todos eles toquem no mesmo tom. Para isso é importante que conte com as seguintes habilidades:

Formação

O chefe de cozinha não conta só com soft skills mas também com muita formação em técnicas culinárias e gastronomia, em temas de nutrição, comercial, de gestão de pessoal, etc. Esta formação debe ser constante ao longo da carreira, aprendendo sobre novas tendências gastronómicas ou novos avanços tecnológicos que podem apoiar o funcionamento da cozinha. Como chefe de cozinha deves estar sempre atento às novidades da tua área se não queres perder a tua competitividade no mercado.

Óscar Carrión, director de GastroUni, explicava numa entrevista como o sector procura profissionais cada vez mais qualificados (link!), e os problemas que existem para satisfazer essa necessidade de profissionais formados. Destacava a formação em gestão e direção de estabelecimentos de hotelaría e turismo como a mais procurada pelos negócios e que te pode apoiar quando queiras candidatar-te a uma posição como chefe de cozinha.

“A gestão profissionalizou-se e não existem perfis suficientes com estes conhecimentos para cobrir estas necessidades. E o exemplo mais claro é que não existe desemprego no nosso perfil de aluno” – Óscar Carrión, director de GastroUni.

Para além da formação da escola, todos sabemos que não há melhor aprendizagem que aquela que vem com a práctica e é habitiual conhecer chefes de cozinha que ocuparam antes postos mais baixos na cozinha, como ajudante de cozinha (link!), empregado de mesa (link!) ou outros relacionados.

Habilidades na gestão de equipas e liderança

O/a chefe de cozinha é o encarregado da contratação e gestão dos membros da equipa, o responsável por establecer horários, planificar as tarefas, oferecer formação, supervisionar o trabalho e assegurar o desenvolvimento profissional de cada um deles.

Criatividade e inovação

O chefe de cozinha é o encarregado da elaboração das cartas e menus. Para isso é necessário, como mencionavamos no primeiro ponto, não só ter uma formação gastronómica e estar atento às novas tendências do mercado, mas também ter uma mente criativa e a capacidade de inovar com os seus menus para captar a atenção dos clientes e destacar-se da concorrência.

Da mesma forma, esta mentalidade criativa e inovadora vai ajudar-te a encontrar novos caminhos de trabalho e fórmulas que impulsem a motivação da tua equipa e a eficiência da tua cozinha.

Ser multitasking

O trabalho de chefe de cozinha pode ser muitas coisas, mas algo que nunca será é… aborrecido! Há um milhão de tarefas que tens que fazer no dia-a-dia! É preciso fazer pedidos e gerir os fornecedores, implementar novas medidas de higiene e segurança, desenhar os novos menús de verão, dar formação ao novo aprendiz… Desde logo nesta posição vai sempre haver algo novo, e deves ter a capacidade de ter a cabeça em várias tarefas ao mesmo tempo e executá-las sem colapsar… Algo que nos leva à seguinte habilidade.

Habilidade de trabalhar sob pressão

Na cozinha os pratos têm que sair quentes… E com isto refiro-me a que ninguém pode “dormir à sombra da bananeira” e parar entre pedidos. A cozinha tem um ritmo frenético onde todos têm que estar muito bem coordenados, trabalhar rápido e de forma ágil para fazer com que tudo funcione correctamente e que os pratos saiam a tempo.

Habilidades sociais e empatia

Trabalhar no mundo hoteleiro requere implicitamente que gostes de trabalhar com e para pessoas, entedê-las, criar empatia com elas e oferecer-lhes essa atenção que as faça sentir como em casa.

Como chefe de cozinha é importante cuidar da relação com a tua equipa, entender as suas motivações e manter o seu entusiasmo, comunicando-lhes o que se espera deles de uma forma correcta, assim como entender as suas frustações quando ocorrem. Em segundo lugar, também deves empatizar com os clientes e entender o que procuram quando entram no teu restaurante: deves entender o seu paladar e os sabores de que eles gostam e passar o feedback que te dão de forma correcta à tua equipa, uma vez que são eles que vão materializar o que é pedido.

Todas estas habilidades descritas conjugadas com uma boa formação vão-te destacar como candidato/a a chefe de cozinha. De qualquer modo, há algo determinante se te queres dedicar a esta profissão, que não se aprende nem na escola nem com a prática, que é a tua paixão pela cozinha. Este é o ingrediente indispensável não só para superar com êxito uma entrevista mas para inspirar a tua equipa, os teus clientes e para disfrutar da tua profissão. O mundo da hotelaria é bastante vocacional, e somente se és apaixonado pelo que fazes poderás desenvolver de forma natural todas as habilidades mencionadas e manter a tua motivação e entusiasmo, mesmo nas alturas mais difíceis.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.