5 Conselhos para implementar uma campanha de publicidade no setor turístico

posted in: Candidatos | 0

Todos aqueles que têm uma empresa serão eventualmente enfrentados pelas campanhas publicitárias. No caso do turismo pode ser uma preocupação, já que é um setor em contínuo crescimento e com muitas particularidades a ter em conta. Neste artigo apresentamos 5 Conselhos para implementar uma campanha de publicidade no setor turístico.

Impactar corretamente o comprador

É necessário conhecer o segmento que queremos impactar. A publicidade credível tem de estar corretamente dirigida aos potenciais clientes. Se soubermos como aproximarmo-nos deles, a qualidade dos visitantes do nosso site melhorará. Conhecer e entender quem se tem de impactar ajuda a adaptar as páginas de anúncios e textos a esse visitante. É importante fazer uma descrição clara do produto que queremos oferecer, sendo essencial fornecer dados concretos e evitar a informação que não seja necessária.

Lutar contra as agências de viagem online

As vendas devem ser aumentadas através de um canal direto com um tráfico qualificado ao site oficial. Isso aumentará as possibilidades de conseguir mais clientes. Para conseguir isto é importante utilizar uma estratégia de marketing turístico, analisar o setor e conhecer e monitorizar a concorrência. É necessário procurar aquilo que a sua página tem de diferenciador em comparação às agências online. Para além disso, devem-se estabelecer objetivos de comunicação do plano de media.

Conhecer a concorrência

É importante saber o que a concorrência está a fazer a cada momento. A indústria das viagens é uma das mais competitivas nas campanhas de publicidade. Para poder definir uma boa campanha de publicidade é importante dar resposta a algumas perguntas como: Com que palavras chave se posiciona a concorrência? Têm ofertas especiais ou descontos? Que opiniões têm os clientes? Para que páginas estão a ser enviados os motores de busca? É importante fazer um trabalho contínuo e vigiar o que se está a passar e o que estão a fazer os concorrentes.

Orçamento

É importante descrever ao detalhe o orçamento disponível para a campanha selecionada. Tem que se conhecer bem os meios e suportes que se querem utilizar para que se tenha uma ideia do quanto nos vai custar a campanha publicitária. Deve-se ter em conta:

  • Espaços publicitários (banners, medias páginas, spots de rádio, entre outros)
  • Custos de produção das peças
  • Publicidade em meios offline
  • Publicidade exterior

Análise

Todas as campanhas digitais têm de ser analisadas para que se comprove se estão a ter sucesso ou não. Têm de ser definidas as métricas adequadas para cada linha de negócio para que não se perca tempo à procura de resultados que não nos interessam realmente.

Ter conhecimento de marketing e gestão turística é muito importante para que a sua empresa cresça, por isso não se esqueça de frenquentar algum curso, mestrado ou pós-graduação que o ajude a ter todos os conhecimentos necessários para poder iniciar um negócio turístico.

Autora: Ylenia Garcia, redatora de IEBSchool.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.