Transforma aquilo que fizeste na quarentena no teu passaporte para um novo emprego

posted in: Candidatos | 0

O COVID-19 marcou um antes e um depois na nossa sociedade e nas empresas. Os profissionais de Recursos Humanos já estão a adaptar os seus processos de seleção e as suas entrevistas a esta nova era. Entrevistas por video chamada, video-currículos, novas perguntas para conhecer melhor os candidatos, etc.

Contamos-te qual é uma das perguntas mais frequentes nestes momentos e como aproveitar o lado positivo da quarentena que vivímos.

O que fizeste durante a quarentena?, a pergunta que está na moda.

Foram muitos os dias e horas que tivemos que estar fechados nas nossas casas. Tivemos muito tempo, mais do que alguma vez poderíamos ter imaginado, e a pregunta é o que é que fizeste durante este período? Em que é que investiste o teu tempo?

Nos processos de seleção pós COVID, os recrutadores interessam-se pela gestão que tu fizeste do teu tempo durante a quarentena para conhcer-te um pouco melhor. O que tens que fazer é preparar-te para essa pergunta e levar a resposta para uma área em que estejas confortável.

Nós recomendamos-te que elabores uma lista com todas as coisas que fizeste durante o estado de alarme e ao lado de cada uma dela anotes uma resposta. Qualquer coisa que tenhas feito, por muito insignificante que possa parecer, pode dizer muito sobre ti.

E se não fiz nada de productivo durante a quarentena?

Durante este período a productividade estava muito conectada com as circunstâncias pessoais de cada um, pelo que pensar “não fiz nada” é relativo.

Aquilo que para alguém pode ser muito productivo (fazer cursos online, webinars, projectos que começaste, etc.), para outra pessoa talvez tenha sido impossível dadas as suas circunstancias (cuidar dos filhos ou de uma pessoa idosa, perder o trabalho por causa do COVID-19, etc.).

Portanto não penses que não fizeste nada de productivo durante estes meses porque de certeza que fizeste mais do que tu pensas! Ninguém vai julgar o que fizeste ou deixaste de fazer durante a quarentena. Não existe uma resposta correcta ou incorrecta, simplesmente tens que encontrar uma resposta persuasiva.

Exemplos de respostas:

De seguida damos-te alguns exemplos de respostas que podes dar, tendo em conta as actividades que fizeste:

-Estudar idiomas, “aproveitei este tempo para melhorar o meu inglês, porque no meu trabalho é cada vez mais importante ter um bom idioma”.

-Actualizei o currículo, “despediram-me por causa do COVID-19, portanto tive tempo para actualizar o meu currículo e comecei a procurar trabalho de forma activa”.

-Ler e relaxar, “Tinha um ritmo de vida muito intenso, pelo que decidí relaxar-me e dedicar tempo a ler (que gosto imenso mas antes não tinha tempo), ver séries e desconectar”.

Reflexionar sobre o que quero, “Durante estes meses estive a reflexionar sobre onde estou e quais são os objetivos profissionais que quero alcançar nos próximos 2 anos”.

Cozinhar, “Gosto de cozinhar, provar pratos novos e inventar. Diariamente não consigo dedicar o tempo que me gustaría a cozinhar, pelo que aproveitei estes meses para fazê-lo e desfrutar”.

Pintar, “não foram tempos fáceis, mas descubri um novo hobby: pintar. Ajudou-me bastante a relaxar-me e a não pensar demasiado na situação que estavamos a viver”.

-Formação – mudança laboral “este tempo serviu para entender aquilo de que realmente gosto e de que quero trabalhar, pelo que decidi dar uma volta na minha vida profissional e estudar um curso sobre XXX para dedicar-me a isso”.

Finalmente, pensa que o que o recrutador quer é que analizes o que aprendeste durante este tempo e como essa aprendizagem te pode ajudar no futuro (porque sim, todos nós aprendemos coisas deste período). Foca-te no lado positivo desta experiencia. Lembra-te que cada moeda tem dois lados.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.