O impacto das redes sociais nos processos de seleção

posted in: Candidatos | 0

O desenvolvimento digital teve um impacto enorme no mundo do recrutamento e atualmente não se analisam apenas os CV’s, mas também a nossa identidade digital ou a informação que está disponível na Internet sobre nós.

As redes sociais e os candidatos

Todos nós temos o direito a opinar e comunicar de forma livre nas redes socias, no entanto pode ser perigoso no momento em que se está a procurar um trabalho, especialmente se tiverem comentários politicamente incorretos ou que não se adequem à filosofia da empresa. Para criar uma identidade online que tenha um impacto positivo enquanto procuras emprego recomendamos o seguinte:

  1. Investiga sobre a tua reputação online: Estuda a imagem que projetas na Internet, especialmente nas tuas redes profissionais, onde devemos ser mais formais. Faz uma pesquisa do teu nome e revê a informação que aparecer.
  2. Configura a privacidade das tuas redes sociais para ocultar informação que não pretendes que seja pública. Geralmente podes encontrar essa opção em “definições”, “configurações” ou ”conta”.
  3. Cria conteúdo relevante ou interage com grupos de interesse de forma construtiva.
  4. Conecta com pessoas de interesse e que sejam relevantes no teu setor.
  5. Adapta os teus perfis às diferentes redes sociais. No Instagram ou no Facebook podes escrever uma bio que mostre os teus gostos, hobbies e personalidade de uma forma mais informal do que no teu CV.

Efetivamente o impacto positivo ou negativo que as redes sociais terão vai depender do uso que lhes deres. Do mesmo modo em que pode ter um impacto negativo se escreveres algo inapropriado, estes canais oferecem a possibilidade de mostrares de um modo mais pessoal e aberto tudo o que podes proporcionar a uma empresa, e demonstrar as aptidões, qualidades e carácter que possuis.

Igualmente, as empresas também usam as redes sociais e os candidatos podem e devem investigar sobre a sua reputação e aprender mais sobre a sua missão, visão e equipa.

O recrutador 2.0

As redes sociais são um canal amplificador, com o qual as empresas e recrutadores podem chegar a um maior número de candidatos e, consecutivamente, conseguir que as ofertas tenham um maior impacto. Graças aos hastags, às menções ou à possibilidade de identificar audiências hoje torna-se mais fácil conectar com o candidato ideal.

Este tipo de pesquisas são rápidas e permitem ter uma interação mais direta com o candidato ou também entrar em contacto com perfis que não estão necessariamente à procura de uma mudança. Sendo assim, podes também ter uma imagem mais real de quem é alguém através dos seus trabalhos anteriores, o modo como comunica, os seus gostos e hobbies partilhados na rede.

Apesar do impacto das redes sociais na procura de emprego, não nos podemos esquecer que o CV continua a ser a ferramenta fundamental e os meios tradicionais como portais de emprego ou contactos pessoais são muito eficazes para pesquisar empresas ou encontrar candidatos.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.