Entrevista a Juan Martinez de Salinas: Realidade e futuro da empregabilidade.

posted in: Candidatos | 0

Juan Martínez de Salinas,  especialista em gestão de talentos e marca pessoal, acaba de lançar o livro “Ejercita tu talento”. Neste livro ajuda os candidatos a identificar os aspectos que dependem deles para melhorar a sua empregabilidade, e ensina de que maneira devem mostrar a sua experiência para alcançarem as empresas em que estão interessados. Neste post falamos com o Juan sobre empregabilidade e sobre como se destacar como candidato.  

O que é empregabilidade?

Temos de tentar humanizar a palavra empregabilidade. Para mim é a capacidade de adaptação e flexibilidade para continuar a ter essa capacidade de atração necessária para os grupos de interesse que podem precisar de um profissional como tu. A empregabilidade é o empurrão necessário para ter a chave do nosso futuro laboral. É uma questão de tomar as rédeas do nosso processo de desenvolvimento profissional.

De que forma deve o candidato pesquisar trabalho e apresentar-se no mercado para chegar às empresas?

O candidato deve ter essa mentalidade global cada vez mais necessária para ter sucesso no mercado de trabalho. As pessoas também devem assumir que encontrar oportunidades hoje requer um investimento de tempo. Envolverá esforço, trabalho, sacrifício, conhecer-se bem e ter claro aquilo que se pode oferecer. Temos de recapturar a cultura do esforço, não podemos querer encontrar um grande projeto de trabalho para ontem. Cada pessoa tem que trabalhar em esclarecer o que a torna diferente, o que sabe fazer, o que oferece, quem pode precisar de contar com alguém como ela, as suas vantagens e os seus benefícios. Não podemos chegar a todos. Isto requer repensar o que fizemos até agora. O mercado de trabalho mudou e agora já se trabalha por projetos. Precisamos saber como dar mais visibilidade ao nosso trabalho para que possamos ser encontrados por pessoas que procurem alguém como nós. Trata-se de combinar a utilização de todos os canais e instrumentos disponíveis no mercado de trabalho.

Qual é o principal problema que têm as empresas na hora de encontrar ou conectar com o talento?

Muitas vezes as empresas querem o candidato perfeito, que saiba de tudo e um pouco mais. É importante que as organizações definam muito bem que tipo de profissional precisam de incorporar. As empresas precisam de mostrar que estão realmente preocupadas com as pessoas e o seu talento. Isso é demonstrado por ações reais e não discursos. Além disso, as empresas têm de ser coerentes entre o que pedem e o que oferecem, deve existir um equilíbrio.  

De que modo mudou o mercado de trabalho?

O mercado atual é muito mais impreciso e variável. As relações laborais para toda a vida são coisa do passado. Todas as pessoas que ainda estão ativas passarão por uma variedade de organizações e projetos. Cabe-nos assumir que é mais necessário do que nunca estar em constante aprendizagem para estar em linha com o mercado de trabalho. O mercado de trabalho atual exige mais flexibilidade e menos rigor, ainda temos muito que fazer a este respeito. As pessoas são capazes de alcançar tudo aquilo a que se proponham. Isto fará com que tenhamos que desempenhar uma diversidade de papéis profissionais com a ajuda da tecnologia.

Que efeito estão a ter as tecnologias no modo como se recruta e se procura trabalho?

As tecnologias estão aqui para ficar quando se trata de recrutar novos talentos nas empresas. Facilitam bastante o trabalho nas fases iniciais de triagem de candidatos. São necessárias para determinar que pessoas têm certas competências. A única coisa é que, se colocarmos todo o peso da seleção na tecnologia, ela pode ter imperfeições que deixam de fora pessoas com grande talento bruto. A tecnologia deve facilitar o trabalho, embora com a supervisão dos profissionais, sem esquecer que para ter uma equipa de trabalho diversificada devemos dar a oportunidade a todas as pessoas que correspondam ao perfil necessário para contar a sua história pessoalmente. Não devemos esquecer que as pessoas querem ser tratadas com humanidade e não como um número.

Encontra centenas de oportunidades profissionais na Turijobs.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *