Trabalhar em cruzeiros: uma oportunidade única na vida

posted in: Candidatos | 3

 Vivemos atualmente num mundo mais globalizado do que nunca e uma das suas vantagens é o facto de as oportunidades de emprego serem mais amplas. Agora, além de poderes trabalhar na tua própria cidade também podes facilmente fazê-lo em qualquer outro lugar do mundo, trabalhando remotamente ou até mesmo trabalhando enquanto viajas.  Mas se nenhuma dessas opções não te é atraente e estás à procura de um emprego com um bom salário, que te permita viajar, expandir o teu conhecimento de outras línguas e lidar com os turistas, certamente vais adorar a ideia de trabalhar em cruzeiros.  

Responsabilidades ao trabalhar num cruzeiro

Si estás pensando en trabajar en un crucero desde el principio debes ser consciente que aunque el ambiente te invite a ello, tú no estás en el barco de vacaciones sino para trabajar. Trabajar en

Se estás a pensar trabalhar num cruzeiro deverás estar ciente de que, mesmo que a atmosfera te convide a isso, não estarás no barco para passar férias mas sim para trabalhar. Trabalhar num barco implica longas horas de trabalho em qualquer dia da semana (os fins de semana são iguais a qualquer dia útil) e possivelmente trabalhar com colegas com os quais não manténs uma relação. Será assim durante várias semanas ou meses e quanto mais cedo aceites a situação ou assimiles as tuas responsabilidades, mais cedo poderás apreciar as vantagens que trabalhar num cruzeiro também oferece.

As tuas responsabilidades dependerão do teu posto de trabalho e qualquer experiência que tenhas na tua área facilitará a tuas obrigações. Ainda assim, neste tipo de trabalho, o conhecimento de um ou mais idiomas fará com que sejas capaz de atender melhor os clientes e até mesmo que possas relacionar-te melhor com outros funcionários estrangeiros; ter conhecimento básico ou avançado de inglês, alemão ou francês irá ajudar-te pessoal e profissionalmente.

Tipos de trabalhos em cruzeiros

Este setor necessita de um grande número de funcionários em diferentes áreas para ser capaz de servir adequadamente as centenas de pessoas que se hospedam no cruzeiro. Por essa razão há uma grande variedade de trabalho em cruzeiros para cargos como empregados de mesa, empregados de limpeza, gerentes, animadores, etc; que podemos dividir em 3 grupos principais:

  • Tripulação de cruzeiro

Para começar, requerem-se diferentes tipos de profissionais para gerir a tripulação da embarcação. O Capitão, situado no escalão mais alto do cruzeiro, deverá ter qualificação marítima e um mínimo de 5 anos de experiência. Também encontraremos o Segundo Comando, encarregado de supervisionar as operações do dia-a-dia, o Oficial Radiotécnico, responsável por monitorizar o clima e o tráfego, ou o Oficial de Segurança.

  • Pessoal de convés

Neste caso, estamos a falar de pessoal de atendimento ao cliente que serve os passageiros. Encontraremos pessoal comercial e administrativo para atender a qualquer pedido. Guias turísticos também estarão no convés para responder a perguntas sobre os passeios ou excursões em terra. Também estão incluídos os funcionários responsáveis pelas atividades que se realizem a bordo, os nadadores-salvador em caso de haver piscina, e também os animadores.  Não devemos esquecer o pessoal médico, obrigatório em todos os cruzeiros.

  • Limpeza e manutenção a bordo

Neste grupo encontram-se os empregados de limpeza e a equipa de manutenção das instalações. Entre os requisitos, deverão ser profissionais com caráter agradável e de preferência com experiência em cruzeiros. No caso do pessoal responsável pelas instalações, devem possuir competências técnicas e manuais.

  • Cozinha e sala

Neste nicho encontramos os cozinheiros, empregados de mesa, maîtres, ajudantes de cozinha, pessoal de armazenamento, empregados de limpeza de cozinha, entre outros. Nestes casos, especialmente para os chefs, será necessário ter uma licenciatura em culinária com especialização em diferentes tipos de gastronomia.

  • Pessoal de serviços

Dependendo do tipo de cruzeiro, o pessoal de serviços também será necessário. Este é o caso de cabeleireiros, esteticistas, massagistas, monitores de ginástica ou funcionários do berçário. Também cantores, comediantes, dançarinos ou artistas para as diferentes performances que podem ser realizadas a bordo, e fotógrafos para capturar todos os momentos inesquecíveis que são vividos a bordo. Croupiers ou DJs também são procurados no caso de haver casinos e discotecas.

Pode-se trabalhar em cruzeiros sem ter experiência?

Obviamente, qualquer empresa prefere funcionários que tenham experiência no seu setor, mas quando há muita procura (como no caso dos cruzeiros) pode-se diminuir ligeiramente o nível de exigência dos postos de trabalho e compensar esta deficiência com cursos de formação durante o trabalho. Como o interesse pelos cruzeiros continua a aumentar, as oportunidades de trabalho nesta indústria são muitas mesmo que nunca tenhas trabalhado num cruzeiro antes.

Deverás ter em conta que se não tens experiência em cruzeiros, durante o processo recrutamento as empresas irão valorizar experiência relacionada com este setor, como o trabalho em hotéis, restaurantes, hostéis, bares, etc. Portanto, se já trabalhaste no setor hoteleiro terás alta probabilidade de poder trabalhar em cruzeiros.

Requisitos para trabalhar cruzeiros

Cada empresa de cruzeiros tem o seu próprio processo de recrutamento, mas ao ser um setor cujo local de trabalho muda de porto em porto, provavelmente a primeira coisa que deverás fazer é preencher um formulário on-line e enviar o teu currículo. Possivelmente irás encontrar empresas que te podem ajudar a encontrar trabalho em cruzeiros em troca de uma pequena comissão, mas na maioria dos casos isto não é necessário uma vez que podes tu mesmo acompanhar todo o processo ao aceder ao site oficial da companhia marítima que te interessa.

Antes de começar a falar sobre certos requisitos básicos para poder trabalhar em cruzeiros deverás ter em mente que o mais importante para conseguir um posto de trabalho num cruzeiro será a tua própria personalidade. Se não és uma pessoa sociável ou não gostas de servir outras pessoas, é melhor procurares trabalho noutro lugar. Mas se és uma pessoa extrovertida, educada, sociável, divertida e amigável, estes serão os requisitos que deverás cumprir:

  • Idiomas

Dependendo do posto de trabalho, este requisito será obrigatório ou será considerado positivamente. Por exemplo, se quiseres trabalhar como gerente de restaurante, quantos mais idiomas souberes melhor, mas se aspiras encarregar-te da limpeza, conhecimentos básicos de inglês podem ser o suficiente. A exigência desta capacidade será de maior ou menor importância dependendo de se o cruzeiro é nacional ou internacional.

  • Experiência 

Como dissemos antes este pode não ser um fator fundamental, mas qualquer trabalho anterior relacionado com as responsabilidades de trabalhar num cruzeiro fará com que o teu currículo se destaque do dos outros candidatos.

  • Trabalho em equipa

Lembra-te que num cruzeiro quando acabas de trabalhar não vais descansar para casa e que vais estar constantemente redeado pelos teus colegas de trabalho. Por esta razão, durante uma entrevista de emprego para trabalhar num cruzeiro irá colocar-se muito ênfase na tua capacidade de trabalhar em equipa de forma confortável.

  • Flexibilidade

Num cruzeiro existe um número limitado de trabalhadores e aconteça o que acontecer, independentemente das necessidades que possam surgir, todos os funcionários terão de fazer um esforço quando seja necessário. Isto significa que poderás ter de passar por mudanças no horário praticamente sem aviso, trabalho por mais do que as 8 horas que pensavas que ias trabalhar, ou cubrir colegas durante a tua folga devido a alguma baixa por doença.

  • Formação

Se nunca trabalhaste num cruzeiro e és contratado, durante a tua primeira semana no cruzeiro provavelmente te irão atribuir uma pessoa com experiência que te irá ajudar com as tuas tarefas diárias.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em cruzeiros

Provavelmente já ouviste falar que trabalhar em cruzeiros é algo que se deve fazer quando se é jovem, mas isto é mais um mito do que uma realidade. Num cruzeiro trabalham pessoas de qualquer idade e o certo é que as melhores posições são geralmente ocupadas por pessoas mais velhas. Para que avalies adequadamente a ideia de trabalhar em cruzeiros segundo as tuas preferências pessoais, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens de trabalhar em cruzeiros

– Vantagens

  • Bom salário

Os salários dependerão do posto de trabalho mas geralmente vão desde 1.300 – 1.500 euros e podem exceder 4.000 euros se a posição envolver muitas responsabilidades e/ou a pessoa tiver uma vasta experiência nessa posição.

  • Gastos mínimos

Por muito que queiras, num cruzeiro não terás nem tempo nem oportunidade de gastar o teu salário; nem mesmo quando o barco atraca no porto porque provavelmente vais ter de trabalhar. Portanto, não terás grandes despesas uma vez que não terás de preocupar-te com comida ou alojamento.

  • Descobrir novas culturas

Independentemente dos destinos nacionais ou internacionais do cruzeiro, terás a oportunidade de aprender sobre novas culturas mesmo que tenhas de estar no navio o tempo todo. Lembra-te que nos cruzeiros há uma mistura muito diversificada de turistas de todos os cantos do mundo, de modo que este aspecto irá ajudar-te a conhecer detalhes de outras culturas que nunca aprenderias a ler ou a ver TV.

  • Aprender idiomas

Já mencionámos na seção anterior que provavelmente precisas de um nível mínimo de um ou mais idiomas, no entanto, enquanto estiveres a trabalhar no cruzeiro também serás capaz de aprimorar  as tuas capacidades linguísticas em diferentes idiomas uma vez que estarás rodeado por turistas de países muito diferentes.

  • Conhecer novos lugares

Dependendo do teu posto de trabalho no cruzeiro é possível que tenhas a oportunidade de ir a terra ao mesmo tempo que o resto dos viajantes. No entanto, isso também dependerá da política da companhia marítima em relação às obrigações da sua tripulação e se o teu dia de folga (se o tiveres) coincidir com a chegada a um porto.

  • Crescimento pessoal

Trabalhar em cruzeiros oferece-te a oportunidade de ter experiências novas que te farão crescer como pessoa, como por exemplo aprender atividades desportivas (kayak, scuba, etc.), provar comida de países diferentes e aprender a relacionar-te com sucesso com pessoas de outras culturas.

  • Promoções

As empresas de cruzeiros estão interessadas em que continues a trabalhar para eles porque é preferível contar com um empregado eficiente do arriscar e contratar um novo. Por esta razão as promoções são comuns quando se trabalha em cruzeiros e provavelmente irão oferecer-te toda a formação necessária.

– Desvantagens

  • Perda de espaço pessoal

Recorda-te que durante semanas ou meses terás que viver num espaço pequeno 24/7 e que não terás o teu próprio quarto uma vez que terás que partilhá-lo com outros colegas de trabalho. Se este é um problema para ti, é melhor considerares outro tipo de trabalho.

  • Horário de trabalho amplio

Ainda que em teoria, te digam que o normal é trabalhar 8 horas por dia… prepara-te para trabalhar mais horas, porque é comum que por alguns dias tenhas que trabalhar 10-12 horas se necessário.

  • Enjoas no mar?

Se tens este problema avalia a sua gravidade porque não é muito conveniente que estejas constantemente a tomar medicamentos para evitar enjoos.

  • Vistos

Se encontrares trabalho num cruzeiro internacional verifica muito bem os países que serão visitados e consulta com a equipa de recursos humanos se irás precisar de algum visto. 

  • Trabalhar em cruzeiros não é ir de férias

Não te esqueças que ainda que estejas submerso num ambiente relaxado terás tarefas para cumprir, uma vez que estarás no barco para trabalhar e não para desfrutar de umas férias pagas; por exemplo, provavelmente não comerás a mesma comida que os clientes.

  • Saudades

Por último, tambem é preciso ter em conta o aspecto sentimental. Ao trabalhar em cruzeiros estarás durante bastante tempo afastado da tua casa e se não sabes se poderás enfrentar esta situação, talvez estar em alto mar durante muitas semanas não seja o sonho da tua vida.

É melhor trabalhar em cruzeiros espanhóis ou internacionais?

Poderás encontrar oportunidades de trabalho em cruzeiros que oferecem diferentes destinos ao redor do mundo. Os destinos mais populares são as Caraíbas, Riviera Maya, Mediterrâneo, Mar Báltico, Oceano Pacífico Sul (Nova Zelândia e Austrália), a costa da América do Sul, o sul de África, a Antártica e os fiordes escandinavos. Se preferires trabalhar em cruzeiros espanhóis a maioria opera na Europa e América Latina.

Quanto às condições de trabalho poderás dar uma vista de olhos no que é trabalhar na Costa Cruises ou se na MSC Cruises o trabalho é muito exigente, assim poderás ter uma ideia do que poderás encontrar. É verdade que pode haver diferenças significativas entre uma empresa ou outra, embora na realidade tudo dependerá do posto de trabalho. Não é o mesmo trabalhar como dançarino, empregado de mesa, comediante, empregado de limpeza ou até mesmo como orador.Encontra todas as ofertas de emprego em cruzeiros aquí.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

3 Responses

  1. Danielle constant de Sousa velez

    Uma área que eu nunca trabalhei,gosto de superar minhas espectativas.
    Trabalhei em um hotel 5 estrela muito bem conhecido no Rio de janeiro ,,na área de camareira por 3 anos.. Gostaria muito de ter uma oportunidade nessa área,,sou muito proativa,determinada e esforçada..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *