Como responder: Porque é que mudaste de emprego?

A entrevista está a correr muito bem e tudo parece estar controlado, até ao momento em que o entrevistador te pergunta: Porque é que mudaste de emprego? Falar sobre uma mudança de emprego, um despedimento ou mesmo, sobre um antigo chefe, são das questões mais incómodas que podes ter numa entrevista de trabalho. Por isso, na Turijobs queremos dar-te alguns conselhos para que saibas todas as perguntas que te podem fazer e como responder a cada uma delas:

cambio de trabajo

Perguntas sobre mudança de emprego numa entrevista

Antes de saber como responder, vamos ver quais são as perguntas mais frequentes que podem fazer numa emprevista de emprego sobre os teus antigos postos de trabalho:

  • Qual a razão para deixares o teu último emprego?
  • Mudaste de emprego por opção ou porque foste despedido?
  • Quais os aspetos negativos da empresa?
  • Qual foi a situação mais difícil no teu último emprego?
  • Como descreves a tua relação com os teus antigos chefes?
  • Qual a opinião que os teus antigos chefes têm de ti?
  • Porque é que o chefe desta empresa não está nas tuas referências?

Apesar de serem perguntas difícies todas têm o mesmo objetivo: conhecer melhor o candidato. Tratam-se de algumas perguntas comprometedoras que permitem ver quais as habilidades profissionais que tens e também conhecer um pouco o teu perfil. Estas perguntas permitem igualmente compreender como é que o teu perfil se pode adaptar ao posto de trabalho ao qual te estás a candidatar.

Assim sendo, seguem 5 conselhos para que consigas dar a melhor resposta: 

  • Responde com honestidade e sem desculpas 

Nem todas as expetativas laborais são positivas, nem em todas elas tens uma excelente relação com os teus chefes. Isso já sabemos! No entanto, devemos fazer um esforço para mudar esta ideia e tentar apresentar uma resposta favorável, tendo em conta o processo de selección em que nos encontramos.

Nunca deves mentir sobre os teus antigos postos de trabalho. Muito menos utilizes desculpas, nem critiques os teus anteriores colegas. Fala com sinceridade e de um modo positivo, sejam boas ou más. Por exemplo, se tiveste uma má relação com o teu antigo chefe, podes dizer que ele tomava decisões com as quais não concordavas, sem entrar em grandes detalhes.

  • Destaca os pontos positivos da tua última posição

Em qualquer entrevista de trabalho, os candidatos devem pensar de que maneira  podem marcar a diferença junto dos restantes candidatos.

Em qualquer entrevista de trabalho, os candidatos devem pensar como é que se podem diferenciar do resto para conseguirem chamar a atenção do recrutador. Isto deve-se igualmente aplicar no momento de estes responderem a certas questões.

Deves fazer uma análise dos teus anteriores postos de trabalho e destacar as tuas melhores conquistas profissionais em cada um dos locais por onde passate.  Se o entrevistador quer obter mais informação sobre um dos postos de trabalho em concreto, comenta as tuas funções principais e alguns exemplos práticos de projetos realizados com sucesso.

  • Foste despedido? Conta o que aprendeste com isso! 

Apesar de alguns despedimentos terem muitos motivos, para além do próprio trabalhador, ser despedido por erros que cometemos não é o fim do mundo. A qualquer um de nós pode acontecer e não deve ser um motivo para recusarem a tua candidatura.

O importante é explicares bem a razão pela qual te despediram do teu último trabalho e aprenderes com os erros que cometeste anteriormente e que estes se transformem em aprendizagens. Por exemplo, é possível que despidam alguém porque este não terminou um projeto no tempo determinado pela empresa, mas ao mesmo tempo, pode ser que o trabalhador tenha demorado mais tempo porque é dedicado e perfecionista. Por outro lado, com este acontecimento aprendeste a trabalhar com prazos de entrega e sob pressão sem qualquer problema, o que certamente não vai afetar o teu novo posto de trabalho.

  • Estás a trabalhar? Explica os motivos da tua mudança

Se procuras um novo emprego enquanto ainda estás noutro,  deves explicar os motivos da tua procura e o motivo desta mudança. Se não tens um motivo em concreto, lê as 5 perguntas que deves fazer antes de mudar de emprego. Tenta não responder: estou à procura de uma mudança no meu percurso profissional e explica quais as razões para esta mudança.

Por exemplo: O que procuras conquistar a nível profissional? O teu trabalho tornou-se monótono ou procuras novas oportunidades profissionais? Tenta expressar-te de um modo que a empresa para a qual estás a fazer a entrevista não se sinta prejudicada e dá enfaze ao teu valor como profissional da área.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *