Como fazer uma entrevista de trabalho como entrevistador

posted in: Candidatos | 0

Fazer entrevistas pode parecer fácil: basta ler a descrição da posição e perguntar ao candidato sobre a sua experiência, seguindo cada um dos pontos. É isso, não é? Lamento informar-te que, se queres fazer uma entrevista que realmente te ajude a encontrar o candidato perfeito há muitos outros fatores a considerar, e também tu como entrevistador/empresa tens que trabalhar, preparar-te e estudar para que a entrevista seja um sucesso. Vamos passo a passo…

Antes da entrevista de trabalho

  • Seleciona cuidadosamente o entrevistador, pois nem todos são válidos. Deves escolher alguém que tem habilidade comunicativa, que representa os valores da marca, que seja simpático, que possa trasmitir confiança ao candidato, com capacidade de tomar decisões e com uma mente analítica para interpretar as respostas e gestos do candidato.

O/a entrevistador/a é responsável, de certa forma, por formar equipas de trabalho bem-sucedidas e com uma “good vibe” que torna menos difícil ir trabalhar. O entrevistador é aquele que tem contato direto com o candidato e que avaliará se essa pessoa possui as habilidades e aptidões necessárias para ocupar a posição oferecida. É então importante que esse entrevistador tenha interiorizado as expectativas, a cultura, os valores e o funcionamento interno da empresa para identificar quem procura.

  • Prepara as questões cuidadosamente tendo em conta as competências que se procuram no candidato e estudando a descrição da posição muito bem. Se perguntares o típico receberás respostas ensaiadas que não dão informações relevantes para entender se esse candidato poderia encaixar com o perfil e a equipa.
  • Como entrevistador também tens que estudar e investigar acerca do candidato, não só através do seu currículo, mas também através das suas redes sociais e Internet. Demonstrou que tem valores opostos à tua marca? Tem más referências? Mostra uma atitude positiva e honesta? Quais são os seus passatempos e interesses? Isso vai dar-te uma ideia da pessoa que irás entrevistar e também vai ajudar-te a preparar perguntas específicas com base nas informações encontradas.

Durante a entrevista de trabalho

  • Como referido num dos pontos acima, do mesmo modo que deves adaptar as perguntas antes das entrevistas, também deves saber como adaptar o diálogo e conversação de acordo com as respostas e reações do candidato. Lembra-te que a entrevista é um momento para descobrir suas habilidades e pontos fortes.
  • Fala não só sobre a posição, mas também dos benefícios funcionais e das componentes da marca. É importante que o candidato também se encaixe culturalmente, pois isso impulsiona a motivação, a satisfação e a felicidade no trabalho e, consequentemente, a sua produtividade e compromisso com a empresa.
  • Mais prática e menos teoria: testes práticos, exemplos de situações reais, etc. vão dar-te uma visão mais precisa de como o candidato se encaixará na posição e na equipa. Poe-no à prova inventando situações fictícias para ver como ele as resolveria.
  • Estuda os seus gestos: a comunicação não verbal diz mais do que palavras. Além disso, a linguagem não-verbal é mais difícil de controlar e geralmente… não engana.
  • Faz com que o candidato conheça outros membros da equipa para que saiba como é trabalhar com eles e vice-versa. Isto promove uma boa cultura e ambiente de trabalho.
  • Tu também estás a ser analisado… Considera o modo como te apresentas e como falas sobre a empresa, pois a tua imagem e palavras serão um reflexo da empresa e o que o candidato também avaliará ao decidir se quer fazer parte dela ou não.

Depois da entrevista de trabalho

  • Email de agradecimento e feedback. É importante o tempo que o candidato investiu em aprender mais sobre a empresa, e diz muito sobre os valores da marca agradecer-lhe pelo seu tempo e esforço e dar-lhe feedback construtivo sobre a sua entrevista.
  • Segue-os e que te sigam nas redes sociais, uma vez que nunca se sabe se talvez no futuro ele possa encaixar numa nova posição ou se pode recomendar um amigo/conhecido que se encaixa com o que tu estás à procura.

Últimos, mas importantes conselhos na hora de fazer uma entrevista de trabalho

  • Não faças uma entrevista interminável. Se preparaste bem a entrevista, esta não deve durar mais de 1h. Este é o tempo suficiente para conhecer o candidato sem o cansar. Uma entrevista é muito intensa, onde geralmente o candidato está nervoso, por isso mais de uma hora pode ser exaustivo ou inclusivamente podes chegar a perder o seu interesse.
  • Para ajudar o candidato a estar confortável e a ter um diálogo relaxado e fluido, é necessário escolher um espaço calmo e que não tenha interrupções.
  • Lembra-te que para além de estares a fazer uma entrevista, esta é uma oportunidade para o candidato avaliar se ele/a está interessado/a em fazer parte da tua equipa ou não. A entrevista deve ser mais uma conversa e não um interrogatório. Deixa o candidato falar e deixa a conversa fluir naturalmente.
  • Reserva algum tempo no final da entrevista para que o candidato faça perguntas caso não tenha tido a chance durante a entrevista. Da mesma forma, o tipo de perguntas diz muito sobre a sua visão para o futuro dentro da empresa, a atenção que prestou ao longo da entrevista, etc. Muitas vezes uma pergunta vale mais do que a resposta.
  • Não te esqueças de informar o candidato sobre quando e como será informado da decisão. Ele investiu tempo, energia e muitas vezes entusiasmo para participar na entrevista e, geralmente, tem muito interesse em fazer parte da equipa. Muito provavelmente irá verificar o email 24/7 para ver se há uma resposta e, se não queres que fique louco, é bom dar-lhe um prazo aproximado de quando receberá a resposta.

Não te esqueças que, embora o objetivo da entrevista seja analisar e selecionar o melhor perfil para fazer parte da equipa, é também um diálogo, uma apresentação de duas pessoas e deve ser o mais natural possível. Na entrevista, queremos conhecer o candidato como ele será no dia a dia, por isso é importante tranquilizá-lo e fazê-lo sentir o mais confortável possível para que se expresse e mostre honestamente e para evitar que os nervos lhe passem uma rasteira.  

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *