Como encontrar pessoal qualificado para o seu restaurante?

posted in: Candidatos | 0

A pandemia e os confinamentos decorrentes da mesma, afectaram vários sectores, entre os quais o sector da restauração. Com o levantamento das medidas restrictivas, e a preparação da retoma, cada vez mais são os restaurantes que anunciam vagas de emprego, iniciando processos de seleção e recrutamento. Assim, como poderá encontrar pessoal qualificado para o seu restaurante?

Construir uma equipa estável neste sector não é tarefa fácil devido aos grandes indíces de rotatividade presente no mesmo. Este é um sector relativamente “fácil” de entrar e no qual se pode ganhar um dinheiro extra nos tempos de estudante ou em períodos nos quais não encontra trabalho na sua área. Ou seja, veem este emprego como passageiro, até que encontrem algo melhor.

Candidato para tu restaurante

Se tem uma empresa no sector turístico ou é o responsável pela contratação de pessoal para um bar e/ou restaurante, certamente que já se deparou com perfis como os descritos anteriormente, os quais, num piscar de olhos abandonaram o projecto para se dedicarem a outros desafios profissionais.

Assim, como saber qual é o candidato ideal para a equipa? Neste post explicar-lhe-emos como contratar pessoal qualificado para o seu restaurante e dámos-lhe dicas para agilizar o processo de seleção.

Principais problemas na contratação de pessoal para a restauração

  • “Qualquer um pode fazê-lo”. Falso! Esta afirmação prejudica o sector, pois nem todos têm aptência para este posto. Ser empregado de mesa não é só saber servir uma cerveja, é saber vender! É informar o cliente acerca da ementa, ter conhecimentos para melhorar o produto e o serviço, ter vocação e vontade de servir bem os clientes.
  • Pessoas poucos comprometidas com o posto. Não são poucas aqueles que optam pela hotelaria como um trabalho temporal até que encontrem algo melhor, o que o pode desgastar bastante. Afinal, é tempo dispendido na formação de uma pessoa e em torná-la parte da equipa para que logo que encontra algo melhor, esta se vá.
  • Surgimento de postos que requerem mais formação como, por exemplo, mais digitais como marketing, programadores, etc, e carência de perfis qualificados para estes.

Passos a seguir para encontrar o candidato perfeito

Para encontrar o candidato ideal, é necessário focar bastante no processo de seleção e fazer as perguntas e provas certas para assegurar-se que tem as competências e habilidades necessárias para o posto. O processo deve começar com a seleção dos melhores currículos, entrevistas e períodos de provas. Começemos!

  • Utilize portais especializados em turismo e hotelaria capazes de o ajudar a encontrar perfis adequados;
  • Apresente com clareza as funções do posto, a descrição da empresa e os requisitos indispensáveis;
  • Selecione os CV’s com maior potencial: Analise a experiência profissional, a formação e cursos na área, e as competências destacadas. É alguém que aprendeu de diferentes negócios? Que faz formações contínuas para actualizar o seu perfil?
  • Investigue o candidato nas redes sociais, onde poderá encontrar algo mais acerca das suas experiências profissionais prévias ou saber mais acerca do seu perfil;
  • A entrevista é o momento para falar acerca da experiência e formação do candidato, e verificar se os seus valores e e personalidade se encaixam no espírito da equipa. Poderá também discutir temas salariais e condições de trabalho;
  • Comprova as referências: Para dissipar qualquer dúvida e eneteder se realmente o candidato tem o perfil que diz ter;
  • O período de prova, dependendo do tipo de contracto e formação, é fulcral para confirmar se o desempenho no trabalho é o apresentado na entrevista. O período de prova é fundamental para minimizar os erros de contratação e assegurar o sucesso do profissional na equipa. Este período de prova revela-se fundamental sobretudo para o posto de Cozinhero

Passos a seguir durante a entrevista

No momento da entrevista é vital perguntar:

  • Acerca da experiência com exemplos concretos, para ver como poderá aplicar-la ao posto em concreto. Em que trabalho antes? Quais as funções? Qual foi a sua maior conquista? Como reagiu face à situação X?
  • Sobre a sua formação e proactividade no momento de se inscrever em formação complementar em temáticas onde carece de conhecimento. Queremos profissionais resolutivos e multifacetados, que procuram actualizar-se acerca do seu trabalho.
  • Sobre as suas motivações e ambições: Por que razão está à procura de trabalho? Porque lhe interessa o posto? Quais são as suas ambições para o futuro? Necessita assegurar que o candidato realmente está interessado na vaga e que as suas ambições profissionais se enquadram na também com o que a posição pode oferecer.
  • Faça perguntas que lhe permitam comprovar se o candidato tem as competências necessárias para o posto, tal como: orientação para o cliente, trabalho em equipa, actitude positiva, boa presência, habilidades comunicativas, capacidade de gestão, etc.
  • Falem acerca dos valores (tanto da empresa, quer do candidato) e comprove que se encaixam na cultura da empresa, pois é importante para a retenção de profissionais e o seu envolvimento nos projectos, que compartam a mesma filosofia, e que se sintam valorizados e parte da equipa.
  • Questione-o acerca do salário e outros benifícios o fariam aceitar a posição: formações, bónus, etc. Há um conjunto de benefícios complementares que o podem auxiliar na captação de talento num sector tão competitivo como o turístico.
  • Inclua os elementos da equipa no processo de seleção, pois o candidato trabalhará directamente com eles e é importante que estes sintam que é o companheiro ideal de trabalho. Além disso, também os funcionários da empresa sentirão que a sua opinião é tida em conta na tomada de decisões.

Tem processo de seleção abertos e não consegue encontrar candidatos? Encontre-os na Turijobs, o portal de emprego especializado em turismo e hotelaria.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.