Tudo o que precisas de saber para ser diretor de hotel

Gostas da atenção ao público? És perfecionista no teu trabalho? Falas diferentes idiomas fluentemente? Gostas de trabalhar com os turistas? Tens experiência no setor da hotelaria? Se a resposta a todas estas perguntas é afirmativa, és um bom candidato para te tornares director de hotel.

A indústria do turismo e hotelaria contunua a crescer e os analistas ainda não sabem exatamente qual será o seu limite máximo. Por isso, agora é o momento para começar a pensar no futuro e a trabalhar num setor em pleno auge que oferece muitas oportunidades profissionais. De seguida, damos-te um pequeno guia para que saibas se ser diretor de hotel é algo que te pode interessar.

Quais são as funções de um diretor de hotel?

Se te atrai a profissão de diretor de hotel (também conhecido como gerente), deves saber todas as responsabilidades que recaem sobre este. As funções a desempenhar vão depender do tipo de hotel, no entanto há algumas funções básicas comuns a todos os directores de hotel: 

  • Resolução de problemas dos clientes: Possivelmente terás outras pessoas que se encarregam dos probelmas que surgem diariamente no hotel, mas em última instância, serás o responsável por assegurar-te que as instalações e serviços do hotel cumprem com as expectativas dos hóspedes. O diretor do hotel deve ser capaz de dar uma resposta satisfatória a qualquer problema que surja, independentemente de que seja uma banalidade ou se trate de algo grave.
  • Organigrama de todos os serviços do hotel: Dependendo da categoria do hotel, oferecem-se mais ou menos serviços e o diretor do hotel tem que assegurar-se que a receção, o restaurante, o serviço de lavandaria e limpeza, os espetáculos, o transporte, etc, funcionam corretamente. Assim, é necessário um tratamento formal mas próximo com todos os empregados para que estes se envolvam a 100% no seu trabalho.
  • Contabilidade: Ainda que, o hotel tenha um contabilista para realizar essa função, o diretor de hotel deve estar ciente da contabilidade do estabelecimento para que todas as contas sejam organizadas e geridas corretamente.
  • Estratégias de marketing: O diretor de um hotel não deve encarregar-se só da comodidade e satisfação dos hóspedes e empregados mas, também, tem que criar estratégias de marketing a curto, médio e longo prazo que atraiam mais clientes ao hotel e, fazer com que estes prolonguem as suas estadias. Na atualidade, uma ferramenta básica para isto é o conhecimento das últimas tecnologias e as redes sociais. Segundo os últimos dados disponíveis, cada vez mais há um maior número de viajantes que utiliza a internet para fazer as suas reservas, por isso é fundamental que um diretor de hotel saiba quais são as plataformas digitais mais benéficas para anunciar e que estratégias relacionadas com as redes sociais são mais efetivas.
  • Outras tarefas administrativas: Além de tudo o que acabamos de mencionar, um director de hotel também tem outras responsabilidades como: encarregar-se da formação inicial e continua dos empregados, estabalecer as tarifas/preços segundo a temporada (alta e baixa), definir orçamentos, contratar empregados, fazer com que os empregados e hóspedes cumpram com as políticas do hotel, etc.

 

Que capacidades deves ter para ser diretor de hotel?

Nem todas as pessoas se podem tornar  diretor de hotel do dia para a noite, por muita ambição que tenha. Além de, ser capaz de tratar de responsabilidades que acabamos de mencionar, também deve ter uma série de capacidades pessoais que faciltem o seu trabalho, como as seguintes:

  • Sociabilidade: Um diretor de hotel deve ser uma pessoa sociável e de mente aberta já que constantemente vai lidar com pessoas de diferentes culturas e tradições. Se és uma pessoa introvertida, que não gostas de lidar com o público, é melhor que penses noutro tipo de trabalho.
  • Idiomas: Isto é algo imprescindível neste setor. Atualmente, já se dá por garantido que o diretor de um hotel fala e escreve fuentemente inglês, a partir daí , quanto mais idiomas, melhor.
  • Flexibilidade: Ser diretor de hotel não é um trabalho que implique só 8 horas/dia, certamente que terás de resolver problemas a qualquer hora do dia ou da noite, dependendo da gravidade do assunto, e é possível que não te reconheçam economicamente essas horas extras.

O que é mais importante, a experiência ou formação?

Esta é a grande pergunta deste tipo de trabalho. Será uma pessoa que estudou durante vários anos a pessoa indicada para liderar um hotel? Ou alguém que trabalha no hotel há vários anos? Qual dos dois perfis desempenhará melhor a função?

A lógica e sentido comum diz que tanto a experiência como a formação são necessárias, pelo que um candidato ideal para ser diretor de hotel deve ter uma boa combinação destes aspetos.

Por exemplo, se uma pessoa unicamente sabe a teoria de administrar um hotel, certamente não saberá lidar com os problemas e realidade do dia-a-dia; ou se uma pessoa que trabalha há várias anos no restaurante do hotel e de repente o promocionam a diretor sem nenhum tipo de formação prévia, provavelmente a variedade e quantidade de responsabilidades irão sobrecarregá-lo.

Segundo os próprios diretores de hotel, o mais conveniente é progredir calma e com passos seguros desde os postos mais básicos com a formação adequada. Desta meneira, um bom diretor de hotel conhecerá toda a pirâmide das funções que implica o seu cargo, desde a base até ao mais alto cargo, para poder tomar as melhores decisões possíveis em cada situação.

Quanto ganha um diretor de hotel?

Por muito que se diga que o salário não é o mais importante num trabalho ou o que importa de verdade é o ambiente laboral e as oportunidades de crescimento, o aspeto salarial é, normalmente, um fator fundamental para decidir seguir esta carreira profissional.

De referir que, não há uma tabela específica que diga quanto ganha um diretor de hotel já que o seu salário depende de vários fatores:

  • Categoria do hotel (número de estrelas)
  • Número de empregados a cargo
  • Tipo de responsabilidades
  • Localização do hotel (nacional/estrangeiro, cidade/rural)
  • Experiência prévia
  • Formação académica

Para que tenhas uma ideia, o salário bruto anual pode variar entre os 63 mil euros e os 95 mil euros. No entanto, este valores são meras referências e como referimos anteriormente podem variar consoante vários fatores.

Se depois de ler este artigo estás mais convencido que nunca que ser diretor de hotel é o trabalho dos teus sonhos , podes ir começando a realizar cursos de formação (presenciais ou online) e trabalhar num hotel noutro posto que te interesse para que vás adquirindo os conhecimentos e experiência necessária. E, claro, prepara bem a tua entrevista de trabalho!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *