Alimentação saudável no trabalho

A alimentação saudável nos lugares de trabalho é uma necessidade que as organizações não devem ignorar nas políticas de bem-estar dos seus trabalhadores. Embora as refeições principais não sejam feitas no escritório , as empresas devem promover uma alimentação correta para os seus trabalhadores, além de incentivá-los a se exercitar, não fumar ou descansar o suficente.

Continue a ler e descubra porque deve incorporá-lo na sua empresa.

Uma correta nutrição comporta uma série de benefícios que podem repercutir positivamente nos seus trabalhadores, tanto na sua saúde como no seu desempenho no trabalho.  Levar uma alimentação equilibrada aumenta a nossa vitalidade, melhora a nossa atenção, mantém o nosso bem-estar e ajuda-nos a prevenir doenças crónicas.  Porém, este hábito também beneficia as empresa, já que reduz o absentismo laboral e os erros no trabalho, melhora o rendimento e produz uma maior produtividade. Daí a importância das empresas na criação de ambientes saudáveis ​​que forneçam aos funcionários informações sobre a alimentação.

Embora muitos dos nossos hábitos tenham sido adquiridos durante toda a nossa infância, os dados fornecidos pelo setor mostram que é necessário um alto nível de educação alimentar. Segundo a Universidade Autónoma de Madrid, a Universidade Autónoma de Barcelona e a Universidade Estadual de Londres, menos de 20% da população consome frutas, verduras e legumes três vezes por semana.

Uma pessoa mal alimentada vai perdendo, pouco a pouco, a sua capacidade de trabalho. Por isso, as empresas têm a oportunidade e a necessidade de fomentar hábitos saudáveis para mudar a sua alimentação:

  • A alimentação deve ser sempre completa e variada para manter o equilibrio do organismo. As dietas hipocalóricas e hipercalóricas ou desequilibradas prejudicam a nossa saúde e podem provocar lesões ou trasntornos mais ou menos graves.
  • Cada pessoa é única e deve ser ela quem adapta o plano de alimentação às suas necessidades e gasto energético.
  • Deve-se realizar 5 refeições por dia , dedicando tempo para uma correta digestão. Saltar refeições pode afectar negativamente o nosso organismo.
  • Planificar bem as refeições (e os tupperwares) e levar lanches saudáveis (iogurte, fruta,…).
  • O pequeno-almoço deve ser ingerido antes de sair de casa e deve conter lacticínios, cereals e fruta.
  • É necessário beber 6-8 copos de água por dia e aumentar essa quantidade nos meses de maior calor

Além disso, as empresas podem ajudar a implementar essas práticas, incluindo frigoríficos no escritório para incentivar o uso tupperwares e não alimentos embalados, máquinas de venda automática com alimentos saudáveis ​​(frutas, iogurte ou saladas) ou até cafés da manhã saudáveis ​​disponíveis aos funcionários.

Deve ter em conta que, o tipo de trabalho a ser realizado pelos funcionários também pode influenciar o tipo de alimentação que este leva. Empregos sedentários, como trabalhos de escritório ou transporte, não precisarão de comida extra, já que o trabalho que eles fazem não requer gasto excessivo de calorias. No entanto, os trabalhos que exigem maior movimento, como guias turísticos ou pessoal de manutenção, precisarão de uma quantidade extra de calorias para compensar a sua atividade e o desperdício de energia que ela causa. Não se esqueça dos trabalhos com horários especiais, como tripulação de cabine ou altos cargos, como empregadores e gerentes, cujo desgaste psicológico também deve ser compensado.

Segundo um relatório da OMS, uma alimentação adequada e a prática de atividade física dos trabalhadores pode aumentar os níveis de produtividade em 20%.

Aposte no bem-estar, na vitalidade e produtividade.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *