7 conselhos para a ceia de Natal da empresa

posted in: Candidatos, No trabalho | 0

Chega o mês de Dezembro e, por excelência, o mês da “memoráveis” ceias de Natal  onde, por umas horas, os colegas de trabalho partilham mesa num ambiente descontraído e tranquilo longe do escritório.

Muitos damos por garantido que este tipo de eventos constituem um parêntesis para desconectar do trabalho. Pensamos que não importa como atuemos, mas não é aconselhável pensar que, como em Las Vegas, o que ocorrer na ceia de Natal fica na ceia de Natal.

Devemos ter presente que as celebrações de empresa continuam a ser parte do nosso trabalho (embora de forma informal). Ainda que sejam uma boa desculpa para passar tempo com os nossos colegas, não devemos deixar de ter presente que temos ao nosso redor os nossos chefes. Por isso, temos alguns conselhos para não lamentar na manhã seguinte:

1. Assistência (quase) obrigatória

Provavelmente tens uma desculpa de força maior para não ir, mas se é apenas por preguiça ou aborrecimento, é importante que vás. No final, sabes que te vais divertir! Em qualquer caso, não pressiones as outras pessoas para ir à festa (ou para ficar mais tempo). Há muitas razões pelas quais uma pessoa pode recusar o convite para o jantar.

2. Deixa o carro em casa

Por muito que penses que não vais beber nada, é muito facil acabar por beber alcool suficente para dar positivo no controlo de alcoolemia. Se, além disso, te ofereceste para levar alguns colegas a casa, a embrulhada pode ser épica. Por isso, é melhor utilizar taxi ou transporte público.

3. Não bebas demasiado

Em nenhuma circunstância deves beber demasiado na ceia de Natal. Sim, sim, todo as pessoas o fazem , mas uns mais que outros.  Todas os grandes erros são cometidos por aqueles que bebem em excesso. Desta forma, tenta beber com moderação. Na manhã seguinte vais agradecer…

4. Evita chamar a atenção

Há algumas pessoas que acabam por ser demitidas por dançar de uma forma inapropriada (casos extremos, diga-se). E o que se pode considerar inapropriado?  Qualquer movimento que imite uma conduta sexual ou obscena. É perigoso se os teus colegas estão presentes, assim é melhor deixar esses bailes para uma saída com amigos(as).

5. Os relacionamentos, melhor deixar para outro dia

Os relacionamentos entre colegas de trabalho são conversa de qualquer jantar de empresa que se preze. Estes relacionamentos que surgem durante a ceia de empresa costumam ser induzidos pelo álcool, sem ter noção do contexto ou hierarquias, e isto pode gerar diversos problemas. O melhor: não tentes relacionar-te com ninguém na ceia da empresa.

6. Socializa com os teus colegas

Aproveita para falar com os teus colegas de trabalho e conhece aqueles que não fazem parte do teu dia a dia. Farás amizade com pessoas que não conhecias ou podes, inclusive, resolver algum problema que tenha com algum deles. Tudo isto, irá contribuir para melhorar a vossa relação como equipa e, consequentemente, a vossa jornada de trabalho.

7. Sobre que falamos?

Como é lógico entre companheiros de trabalho, é muito comum que acabem por falar de trabalho. No entanto, é importante evitar entrar em temas delicados, sobretudo relacionado com críticas a chefes ou companheiros. É muito fácil que em poucos minutos o colega em questão descubra que difamaste ou criticaste em algum momento. Podem preparar algumas atividades para a ceia de Natal para romper o gelo. Evita, sobretudo, qualquer conversação comprometedora sobre política e religião e não abuses das piadas, principalmente se são racistas ou ofensivas: há pessoas que podem não ir na brincadeira.

Agora, desfruta apenas da merecida ceia de Natal.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *