O que são os recursos humanos: funções e importâncias nas organizações

posted in: Candidatos | 0

Por Recursos Humanos (R.H.) entende-se o conjunto de pessoas que trabalham numa empresa e organização e que são fulcrais para o seu bom funcionamento. No entanto, é comummente conhecida como a área que gere tudo o que está relacionada com os funcionários.  

Apesar da sua extrema importância, o desconhecimento acerca das funções e responsabildades do departamento de R.H. ainda é grande. Algumas empresas, incluso, acreditam que esta é uma área da qual podem prescindir. Isto é um erro, uma vez que os R.H. podem determinar o êxito ou o fracasso de uma empresa.  

Conhecer profundamente este departamento, entender o que são e a que se dedicam, é crucial para toda e qualquer organização que disponha de capital humano e ocupa-se da sua gestão. Se deseja saber mais sobre o departamento de R.H., conhecer as suas funções e responsabilidades numa empresa, continue a ler o presente artigo.  

Funções dos departamentos de Recursos Humanos

As funções dos recursos humanos de uma empresa são muito variadas, e todas estão relacionadas e todas têm que ver com a administração e gestão do talento humano que a compõe. Estas são algumas das principais tarefas de quem se encarrega do departamento de recursos humanos:  

Organização da equipa

Seguramente a principal função dos recursos humanos é planificar as equipas de acordo com os objectivos e as necessidades de empresa.

Administração e gestão do pessoal

Refere-se a toda a papelada que tem que ver com os empregados, como tramitação dos salários, elaboração de contractos, gestão de despedimentos, controlo horário.  

Seleção e recrutamento

Uma das funções de R.H. mais conhecidas é a de gestão dos processos de recrutamento, mediante processos de entrevistas e provas. Também é da sua responsabilidade acolher os novos funcionários e preparar o processo de onboarding. 

Promoções profissionais

Identificar o potencial de cada funcionário, oferecendo-lhe um plano de carreira é outra das funções mais relevantes para fomentar a motivação e o crescimento dentro da empresa.

Formação

Toda a empresa deve estar ao tanto das mudanças no mercado e adaptar-se. Por isso, é necessário formar-se de forma contínua e apostar no desenvolvimento e na formação dos colaboradores.

Avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho permitem retificar desajustes na retribuição de responsabilidades de um trabalhador, oferecer recompensas pelo seu bom desempenho e detectar / controlar comportamentos anormais, como as ausências e/ou contabilização das horas excepcionais.  

Gestão do ambiente laboral

O profissional de R.H. vela pela satisfação laboral dos seus funcionários, implementando medidas como o equilíbrio vida profissional / vida laboral e a flexibilidade horária. Estas políticas evitam situações de insatisfação que culminem com a saída do funcionário da empresa.

Prevenção de riscos laborais

Outra das tarefas de Recursos Humanos é a de aplicar medidas de prevenção e proteção para preservar a identidade física dos trabalhadores.

Como está organizado o departamento de Recursos Humanos?

Como todos os departamentos de uma empresa, o de Recursos Humanos conta com uma estructura que divide as funções entre distintos perfis profissionais. Não obstante, isto dependerá do tamanho da empresa, pois as mais pequenas não necessitam de uma organização tão complexa.  

Os componentes do departamento de recursos humanos nas empresas costumar ser o seguinte:  

  • Director de Recursos Humanos. É a autoridade máxima de um departamento de R.H. e, como tal, tem como principal tarefa a implementação das políticas da empresa nas suas distintas áreas e velar por um correcta gestão dos profissionais.  
  • Técnico de seleção e/ou recrutador. Encarrega-se de procurar talentos adequados ao que procura a empresa e cobrir as vagas.  
  • Técnico de formação. Responsável pela melhora e actualização das competências dos funcionários mediante cursos e planos de formação. 
  • Administração de pessoal. Estas pessoas ocupam-se de tudo o que é referente à tramitação de salários, contractos, seguros, incentivos laborais, controlo de horário, etc; 
  • Técnico de comunicação interna. Um dos postos mais comum nas grandes empresas. A sua função é a de fomentar a comunicação por parte dos funcionários para que exista um bom clima laboral.  

Estes são alguns dos perfis profissionais de R.H., ainda que com o avance da digitalização e as transformação constante que atravessa o âmbito empresarial, é normal que surjam novos cargos. A gestão do teletrabalho, a identidade digital da empresa, as ações de team building, o fomento da biodiversidade. Algumas destas tendências implicam tantas mudanças que as empresas serão obrigadas a criar novas posições. 

A importância dos R.H. na actualidade  

Agora que sabe bem o que são os recursos humanos, entenderá a relevância deste departamento para o correcto funcionamento de uma empresa. Independentemente do tamanho da sua empresa, contar com um departamento de R.H. potente e com profissionais qualificados é indispensável para cumprir os objectivos estratégicos definidos com sucesso. Para além disso, lembre-se que um dos activos mais valiosos de uma empresa é o capital humano. Desleixá-lo poderá conduzir ao fracasso.  

Por que razão é importante o departamento de recursos humanos? Contribui para a motivação dos funcionários, melhorando o seu rendimento e productividade e detectar novos talentos que tragam valor à empresa.  

Se é um profissional de R.H. à procura de novos talentos para incorporar na sua empresa, na Turijobs colocamos à sua disposição uma bolsa com milhares de profissionais dos sectores turístico e hoteleiro. A nossa plataforma, líder em recrutamento no sector turístico, ajudá-lo-á a encontrar o candidato ideal que se adapte aos objectivos da empresa. Não espere mais, publique a sua oferta na Turijobs e aceda a todo o tipo de perfis especializados que se ajustem às necessidades da sua empresa.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.