5 práticas que irão manter os trabalhadores na sua empresa

O desemprego que os profissionais experenciaram durante anos devido à crise económica, fez com que muitas empresas não considerassem necessário dedicar tempo, esforço e dedicação para implementar boas práticas de retenção de seus trabalhadores. O resultado? Os trabalhadores encontram nessas empresas um “local de passagem” para depois irem para outra empresa.

Longe de usar a estratégia monetária como a única forma de reter os trabalhadores, as empresas devem fazer com que os profissionais sintam que são valorizados, que são ouvidos e que têm a oportunidade de desenvolver a sua carreira dentro da empresa, entre outros.

Os profissionais despendem, em média, 40 horas semanais para trabalhar para a empresa, então precisam que estas contribuam e os motivem de alguma forma. O resultado? Trabalhadores mais felizes e mais comprometidos com a empresa.

Vamos ver as principais ações que pode implementar para evitar a fuga de profissionais da sua empresa:

  1. Incentivos personalizados: Criar um plano de remuneração personalizada, justa e competitiva ajudará a motivar os talentos. Não basta seguir-se pelas referências de mercado, deve ser compatível com o talento, trabalho e profissionalismo que cada funcionário implementa na organização, a sua carreira e o que este oferece para o mercado. É importante, também, ter em conta o salário emocional, outros elementos de recompensa e reconhecimento que endossam as conquistas dos funcionários.
  2. Adaptar-se às suas necessidades: Questões práticas, como horários flexíveis, jornada contínua de trabalho ou a possibilidade de trabalhar desde casa, ajudam a reter talentos na empresa. O trabalho é uma das atividades a que dedicamos a maior parte do tempo, e a empresa deve oferecer a maior flexibilidade para garantir que o trabalhador esteja confortável nele.
  3. Crescimento profissional: A formação que as empresas oferecem aos seus funcionários ou as oportunidades de carreira que estes podem desenvolver é um dos pontos essenciais para mantê-los. Investir neles fará com que se sintam valorizados e a melhor preparação dos mesmos irá melhorar os resultados do seu negócio.
  4. Um bom ambiente de trabalho: As empresas devem trabalhar para criar e manter um bom relacionamento, saudável ​​e positivo, entre os funcionários e os seus superiores. As organizações devem promover a comunicação interna e envolvê-los em projetos, mudanças ou novos desenvolvimentos que surjam. Os seus pontos de vista devem ser levados em consideração e, além de os fazer sentir parte ativa da empresa, estes também podem dar-lhe novas ideias para o negócio.
  5. Uma vantagem que só a sua empresa oferece: Implemente uma prática que apenas a sua empresa (ou algumas) oferece aos seus funcionários. Espaços de lazer dentro do escritório, café da manhã saudável para todos os funcionários, descontos em instalações fora da empresa, atividades fora do trabalho, entre outros. Que tal uma viagem em equipa para fortalecer os laços entre seus trabalhadores? Reúna ideias sobre o que você pode oferecer que faça aumentar a sua relevância.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *