O impacto das redes sociais nos processos de seleção

A transformação digital teve um grande impacto na área de recursos humanos e recrutamento, uma vez que hoje não se analisa apenas o currículo, mas também a nossa identidade digital ou toda a informação sobre nós disponível na internet. Um estudo realizado recentemente, afirma que um 57% das empresas utilizam as redes sociais para completar o processo de recrutamento.

Se és daquelas pessoas que imprimem os currículos e se dirigem directamente à empresa para entregá-lo pessoalmente ao responsável de recursos humanos, ou se és um recrutador que recebe os currículos passivamente, lamentamos informar, mas as regras do jogo mudaram e agora o ideal é utilizar todas as novas plataformas e canais para procurar novos profissionais e emprego.

O impacto das redes socias no candidato

É certo que todos nós temos o direito a opinar e a comunicar de um modo livre nas redes sociais, no entanto, muitas vezes isto pode ser perigoso no momento de encontrar trabalho e principalmente se foram partilhados comentários politicamente incorretos que não estão de acordo com a filosofia da empresa. Para criar uma entidade online que tenha um impacto positivo na procura de emprego, recomendamos o seguinte:

  1. Investiga sobre a tua reputação online: analisa a imagem que projetas na internet, especialmente nas tuas redes sociais, onde deves transmitir uma imagem mais formal e íntegra. Faz uma procura pelo teu nome e revê a informação que aparece.
  2. Configurar a privacidade das tuas redes sociais para ocultar informação que não queiramos partilhar. Normalmente , podes encontrar estas opções em “configuração” ou em “conta”.
  3. Faz uma diferença entre as tuas redes pessoais e as profissionais.
  4. Cria conteúdo relevante ou interage com grupos de interesse que acrescentem algum conhecimento
  5. Cria ligação com pessoas de interesse na área e que tenham relevância na industria
  6. Adapta o teu perfil nas diferentes redes sociais. No Instagram ou no Facebook podes escrever uma biografia que demonstre os teus gostos, passatempos e ou personalidade, de um modo mais informal do que no teu CV.

Efetivamente o impacto positivo ou negativo que as redes sociais tenham, dependem do uso que lhes des. Do mesmo modo que podem ter um impacto negativo, caso tenhas escrito algo negativo, também estes novos meios podem oferecer igualmente a possibilidade de demonstrares de um modo mais pessoal e aberto, tudo aquilo que podes aportar a uma empresa e mostrar as habilidades, qualidades e carácter de uma forma mais criativa.

Assim sendo, as empresas também utilizam as redes sociais e os candidatos podem e devem investigar sobre a sua reputação e aprender mais sobre a sua missão, visão e a equipa com a qual gostarias de trabalhar.

O novo recrutador 2.0

As redes sociais são um canal amplificador, com o qual as empresas e os recrutadores podem chegar a um maior número de candidatos e em consequência, conseguir que as ofertas tenham um maior impacto. Devido à utilização de hashtags, a possibilidade de identificar e etiquetar as publicações, hoje é muito mais fácil entrar em contacto com o candidato ideal. #ofertasdeemprego #trabalho #profissionaisdeturismo, estes são alguns exemplos que se podem utilizar.

Este tipo de pesquisas são normalmente mais rápidas, permitem ter uma interação mais direta com o candidato e até mesmo entrar em contacto com perfis que estão numa procura ativa de emprego. De qualquer modo, podes obter uma imagem real dessas pessoas através de anteriores postos de trabalho, a sua forma de comunicar, os seus gostos e atividades favoritas.

Tal como recomendamos aos candidatos, as empresas devem igualmente cuidar imagem que transmitem e fazer como que passem a imagem correta da sua filosofia, missão e valores.

Apesar do impacto das redes sociais na procura de emprego, não devemos esquecer que o currículo continua a ser uma ferramenta fundamental e os meios tradicionais, como os portais de emprego, o site corporativo ou os contactos pessoais são muito eficazes para procurar empresa ou para encontrar candidatos.

Clica aqui para veres todas as ofertas profissionais que Turijobs tem para ti!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *