Coolhunting: o talento para prever as tendências

posted in: Candidatos | 0

Coolhunting: o talento para prever as tendências

O Coolhunting está aqui para ficar. Descubra o que é e como o pode ajudar a si e à sua empresa.

Queremos apresentar um conceito e uma dinâmica de trabalho que oferecem muito no conhecimento sobre as tendências no sector do turismo: Coolhunting.

Se abordarmos o seu significado, o termo coolhunting conduz-nos à procura de tendências. Bastante relacionado com a indústria da moda, tem as suas origens na década de 90 nos Estados Unidos, precisamente neste sector. Embora se tenha desenvolvido no campo do consumo, a relevância dos seus resultados, processos e metodologia que tem desenvolvido tem atravessado esta indústria para aplicar-se a diferentes áreas de negócio. Nos últimos anos, analisar e pesquisar tendências tornou-se uma ferramenta fundamental para prever, avançar em inovação ou detetar e antecipar os movimentos da concorrência.

El coolhunting: cazar tendencias y aplicarlas.

Coolhunting: Descobrir tendências e aplicá-las.

Com base no conhecimento da realidade e análise do comportamento dos clientes e/ou consumidores, o coolhunting procura definir se o mercado em estudo esta preparado para qualquer tipo de inovação.

O perfil de coolhunter

Muito ao contrário do que se poderia pensar, o coolhunter coloca em prática ferramentas, técnicas e formas de atuar específicas, embora seja inegável que este profissional deverá também apresentar qualidades intrínsecas. Intuição, capacidade de perceção, sensibilidade, e finalmente, sexto sentido são necessários para realmente fazer a diferença.

Trata-se de detetar imediatamente, mas também de interpretar corretamente a informação e o meio.

Para Manuel Serrano Ortega, palestrante de t4t – Talent for Tourism 2017, presidente da Associação Espanhola de Coolhunting e CEO da Coolhunting Community, o segredo do Coolhunting é:

– Detetar tendências

– Identificá-las e analisá-las

– Detetar o impacto que terá na nossa organização, com as suas oportunidades e riscos “Estas últimas seria ideal transformá-las em oportunidades”, afirma Serrano.

Habilidades e atitudes de um coolhunter

Durante todo este processo é fundamental limitar o âmbito de observação, para ser o mais objetivo possível relativamente às circunstâncias e investigar as razões que levam a que a realidade seja esta e não outra, sempre a partir do ponto de vista do

consumidor, não em si mesmo. Outro elemento-chave de observadores de tendências é estar a par sobre tudo o que pessoas de referência e líderes de opinião publicam e partilhar informações com colegas, já que o trabalho de colaboração é a chave para contrastar tendências.

Como o objetivo final de coolhunting é trabalhar sobre as informações obtidas para materializar economicamente os resultados, um outro foco do trabalho do coolhunter é identificar novos nichos de mercado.

As últimas tendências em coolhunting levar-nos-ão não só a analisar e capturar novidades no mercado, mas também contribuem o sugerem novas linhas de negócio, novos produtos, novos nichos de mercado, etc.

Atreve-se a antecipar e inovar?

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *