5 formas de te destacares com uma carta de apresentação

Hoje em dia, é difícil destacar como profissional no setor turístico, dada a alta competitividade que encontramos no mercado de trabalho. É então que damos conta que um currículo pode não ser suficiente para encontrar trabalho e temos que incorporar novos elementos que nos ajudem a destacar como candidato a uma oferta de emprego.

A carta de apresentação é um deles, e deve ser tratada com a mesma importância que o currículo, uma vez que, é a primeira impressão que recebe a empresa que solicitas. Além disso, é um documento não obrigatório, o que pode ser mais um ponto a teu favor no teu processo de seleção.

A carta de apresentação serve para destacar os motivos pelos quais és a pessoa ideal para o posto, para além dos teus conhecimentos, e também para procurar um vínculo mais pessoal com a empresa. Uma carta adaptada, personalizada e atrativa vai te permitir chamar a atenção da empresa e te destacares dos restantes candidatos.

Conseguir este objetivo é mais difícil do que parace, pois requere preparação, dedicação e um grande esforço. Por isso, a Turijobs oferece-te 5 formas para te destacares com uma carta de apresentação:

Começa a desmarcar-te

O que faz de ti único e especial? Pensa nas qualidades que te caraterizam algo que pode marcar a diferença entre ti e os restantes candidatos. Pode ser a tua capacidade para resolver problemas, a tua superação profissional constante ou a tua vocação no setor desde pequeno(a). Cada pessoa é diferente e só ela conhece os pontos fortes que a fazem diferente e destacável. Também é o momento de incorporar a tua marca pessoal, que deves utilizar como fio condutor de toda a carta de apresentação.

Exemplos, exemplos e exemplos

Já tens aquela ou aquelas qualidades que te caraterizam, mas mencioná-las numa carta de apresentação é demasiado fácil e todos podem gabar-se disso, não? Há que demonstrar com exemplos que tens essas capacidades e experiências.  Porque é que a tua principal qualidade é a resolução de problemas? Conta-lhes os problemas mais graves que tiveste de enfrentar,  que soluções te vieram à cabeça e como os resolveste tendo em conta as circunstâncias.

Demonstra que conheces a empresa e mostra como a tua carreira profissional se encaixa

Não deixes de relacionar toda a tua experiência e qualidades à oferta de trabalho à qual te estás a candidatar.  Demonstra, em todos os momentos,  que conheces a empresa, o que solicita e o que espera do seu novo profissional, para conseguir captar a atenção da empresa e finalmente desejem conhecer-te. Por exemplo, um trabalho como agente de viagens irá requerer um profissional com caraterísticas de comercial e capacidade de resolução de problemas, assim além de referires as agências e empresas nas quais trabalhaste, podes fazer uma observação ao ponto(s) forte(s) do início (ponto 1), bem como as novas competências que adquiriste com exemplos concretos (ponto 2).

Faz um convite para uma entrevista

Quem disse que só os profissionais de recursos humanos podem oferecer uma entrevista de trabalho? No mundo laboral vale (quase) tudo e só alcança o sucesso os candidatos mais notáveis. Finaliza a carta de apresentação mostrando o teu interesse em realizar uma entrevista, inclusive podes enviar algumas sugestões de datas, com a desculpa de que gostavas de continuar a comentar as tuas intenções e perspetivas com este trabalho, ou mostrar-lhe diretamente alguns dos projetos realizados por ti. O objetivo é conseguir que a empresa não deixe passar a oportunidade de te fazer uma entrevista. Relembra as 5 perguntas que te farão numa entrevista de trabalho.

 

Relembra que…

Deves personalizar a carta (tanto ao nível do desenho como do conteúdo)

Podes basear-te num template de uma carta de apresentação, mas não te esqueças de incorporar o teu toque pessoal para que a empresa relacione esse documento com a tua candidatura. Trata-se de que a carta de apresentação tenha o teu próprio estilo, incluindo a linguagem profissional do meio em que te moves, mas evita incluir frases genéricas ou vazias. A tua posição é criativa? Aplica um desenho diferente, criado por ti, e comenta-o na carta para que a empresa possa ver as tuas qualidades como professional e o teu interesse ao criar algo único para eles.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *