Como encontrar trabalho: guia para procurar emprego | Turiconselhos

posted in: Candidatos | 0

Como encontrar emprego: conselhos para a procurar de trabalho

No mundo actual, saber como encontrar trabalho é fundamental para ter sucesso na vida profissional. O processo de procura de emprego pode ser desafiante, mas com os conselhos adequados e uma atitude positiva, poderá aumentar as suas possibilidades de encontrar emprego.

Há muitas situações em que uma pessoa se pode encontrar em processo de procura de emprego.

Neste artigo, dar-lhe-emos alguns conselhos chave sobre como encontrar emprego sem experiência, como procurar e encontrar emprego de forma rápida, como conseguir trabalho no estrangeiro, e como enfrentar a procura de emprego aos 50 anos. Continue a ler, aplique os nossos conselhos à procura de emprego!

5 conselhos iniciais para encontrar emprego

Tem algum método para procurar trabalho? Estes são algum dos conselhos iniciais para aqueles que iniciarão o processo de procura de emprego:

  • Tenha um bom CV. Mantenha o seu CV actualizado, insira toda a sua experiência laboral, títulos, cursos e competências adquiridas. Um currículo de qualidade evitará que a sua candidatura seja descartada, pelo menos numa fase inicial. Os nossos conselhos sobre como optimizar o seu currículo irão ajudá-lo.
  • Utilize o Networking. Dispor de uma rede de contactos pode facilitar o processo de procura de emprego. Não tenha medo de informar conhecidos, familiares e amigos, acerca do facto de estar à procura de emprego.
  • Aproveite as Redes Sociais. Tal e qual o Networking, as redes podem ajudá-lo a colocar-se em contacto com empresas que procuram talento, sobretudo se tem um perfil profissional como o Linkedin, Twitter ou Instagram.
  • Utilize Portais Especializados. Portais como a Turijobs simplificam a procura de emprego, dado colocarem à sua disposição centenas de ofertas de emprego que poderá filtrar segundo os seus critérios de pesquisa.
  • Contacte Directamente. Ainda que possa parecer intimidante, atreva-se a contactar directamente as empresas. Pode ser que não tenham ofertas de emprego que sejam do seu interesse, mas se perguntar directamente pelas oportunidades, pode ser que tenha uma surpresa agradável.

Como encontrar trabalho sem experiência

Está à procura da sua primeira experiência laboral? Encontrar trabalho sem experiência pode parecer uma tarefa complicada, mas não é impossível. Antes de mais, deverá aprender a fazer o seu primeiro CV e preparar-se para o mundo laboral.

Antes de mais, deve identificar as suas habilidades e competências transladáveis, ou seja, aquelas que adquiriu ao longa da vida e que podem ser úteis no mundo laboral. Por exemplo, se foi voluntário em alguma organização ou participou em projectos escolares e/ou universitários, estas experiências contam e podem ser valiosas para uma empresa.

Além disseo, é importante investigar as empresas e os sectores que oferecem oportunidades para pessoas sem experiência prévia e estar disposto a começar desde baixo para ir adquirindo conhecimentos e habilidades específicos do sector.

Como encontrar trabalho rapidamente

Se necessita encontrar emprego rapidamente, há algumas estratégicas que podem ajudar a agilizar o processo.

Primeiro, assegure-se de actualizar o seu CV com as últimas experiências e conquistas. Utilize também plataformas especializadas como a Turijobs para procurar ofertas de emprego no sector turístico e hoteleiro.

Algo que o poderá ajudar a encontrar emprego rapidamente é redactar uma carta de motivação personalizada para cada oferta laboral, destacando por que motivo é o candidato laboral, ressaltando por que motivo devem considerar a sua candidatura. Por último, não se esqueça de pedir uma carta de recomendação de alguém que possa atestar as suas aptidões e competências. Seguindo estes conselhos, aumentará as suas hipóteses de encontrar um emprego num curto espaço de tempo.

Como encontrar trabalho no estrangeiro

Se se está perguntar como procurar trabalho no estrangeiro, há várias ações que deve levar a cabo para agiliza o processo de procura.

Em primeiro lugar, investigue os países e cidades que oferecem as melhores oportunidades laborais na sua área de interesse. Assegure-se que tem em sua posse todos os documentos pessoais e académicos traduzidos ao idioma do país para o qual deseja ir.

Melhorar as suas habilidades linguísticas é fundamental. Utilize plataformas de emprego internacionais e redes sociais profissionais para establecer contactos e inscrever-se em ofertas de emprego no estrangeiro. Tenha em conta que a persistência e a flexibilidade são aspectos chave para conseguir emprego fora do país.

Na Turijobs dispomos de ofertas de trabalho no estrangeiro para o sector do turismo e da hotelaria, com oportunidades de emprego em hotéis, bares, restaurantes e outros establecimentos turísticos en Europa.

Um último conselho seria criar o CV Europass online e mantê-lo actualizado. O currículo europeu servirá aceder a ofertas de trabalho nas melhores empresas e instituições europeias.

Como encontrar emprego aos 50 anos de idade

Se se encontra na situação de como encontrar um emprego aos 50 anos, é importante saber que ainda há muitas oportunidades à sua espera.

O primeiro que deve fazer é actualizar e adaptar o seu currículo, destacando as suas conquistas e competências adquiridas ao longo da sua carreira. Também é fundamental manter uma atitude positiva e estar aberto a adquirir novos conhecimentos, sobretudo aprender novas tecnologias e métodos de trabalho. Além disso, aproveite a sua experiência para oferecer soluções inovadoras e eficientes aos possíveis empregadores.

Não duvide em utilizar plataformas de procura de emprego especializadas e que lhe permitam conectar-se com pessoas do mesmo sector e descubrir novas oportunidades laborais. Recorde que a experiência é um valor adicional que pode marcar a diferença no mercado laboral. Mudar de trabalho aos 40 ou 50 anos é um desafio, mas pode ser uma decisão positiva para a nossa carreira.

Encontre o seu próximo trabalho na Turijobs

Encontrar emprego pode ser um desafio em qualquer etapa da nossa vida, mas seguindo os conselhos certos e mantendo uma atitude proactiva, poderá aumentar as suas possibilidades de êxito.

Não importa se está à procura do seu primeiro emprego, se deseja encontrar algo com rapidez, no estrangeiro, ou se tem mais de 50 anos, o fundamental é estar preparado e adaptar-se às circunstâncias. Não se esqueça de utiliza plataformas de emprego, tais como a Turijobs.

Recorrendo à nossa plataforma poderá encontrar emprego no sector turístico e hoteleiro de maneita rápida e eficiente. Apenas terá que registar o seu CV para aceder a todas as nossas ofertas de trabalho em turismo.

Boa sorte!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.