Como negociar um salário em tempos de pandemia?

posted in: Candidatos | 0

Um dos principais motivos que nos leva a optar por uma oferta de trabalho em detrimento de outra é, sem dúvida, o salário. Na grande maioria dos casos, o salário já está especificado na oferta de emprego. Mas isso nem sempre acontence e, quando é o caso, o salário deve ser negociado ao longo do processo de seleção. Mas qual é o melhor altura para negociar o salário? Existirá um contexto mais favorável?

Entendemos que poderá ser um pouco incómodo falar de dinheiro, sobretudo nesta fase de pandemia, e ainda que seja um dos factores mais importantes para a tomada de decisão, também não queremos que o recrutador pense que se trata da nossa única motivação. Neste artigo dar-lhe-emos alguns conselhos para que negoceie um salário com naturalidade e clareza.

negociação de salário

É normal abordar questões salariais

Primeiro, é necessário afastar-se da ideia pré-concebida de que abordar a questão salarial é algo negativo. O profissional de recursos humanos responsável pelo seu processo de seleção tem total consciência de que uma das suas motivações é a compensação económica, e é lógico querer abordar esta temática para saber se os valores propostos pela empresa vão de acordo às suas expectativas. Também evitará supresas e mal-entendidos mais tarde.

Faça uma investigação prévia

Saber qual a situação financeira da empresa dar-lhe-á uma idea mais clara e realista do que esperar. Investigar previamente qual o salário médio para alguém com os seus conhecimentos e experiência, bem como para a função que desempenhará. Isto dar-lhe-á uma ideia estimada acerca da média de valores a negociar.

Existem certas páginas onde poderá fazer esta procura, como o instituto nacional de estatística. Aconselhamos igualmente a que consulte ofertas de emprego semelhantes e cujo o salário oferecido é público, de forma a comparar e ver como se está a mover o mercado.

Além disso, ter um valor em mente evitará que, caso o recrutador lhe pergunte diretamente quais são as suas expectactivas, lhe dê uma resposta insegura e pouco clara. Saber o seu valor enquanto profissional, diz muito sobre si e é valorizado positivamente pelo profissional de recrutamento.

Não sejas demasiado específico

Após a investigação prévia, e para dar uma maior margem de negociação, recomendamos que indique um intervalo salarial ao invés de um valor exato. Deve justificar o porquê desse intervalo, baseado experiência anterior, estudos, salário prévio, salário médio aproximado do mercado… O facto de que dar um intervalo salarial dará mais folga quer à empresa, quer a si para negociar.

Não inflacione valores

No seguimento do ponto anterior, por vezes tendemos a negociar tendo como referência o salário que tinhamos na empresa anterior, e muito vezes, tendemos a inflacionar esse valor. Cuidado! O recrutador poderá contactar as empresas nas quais trabalhou anteriormente e pedir referências .

Sentido de oportunidade

É aconselhável deixar que o potencial empregador aborde primeiro a questão do salário.  Primeiramente, mostre interesse pelo posto, questione acerca das tarefas a desempenhar, as razões que motivaram a sua candidatura, fale da sua experiência e, posteriormente, aborde a questão do salário. É importante não dar a impressão de que o salário é a sua única motivação. Após lhe oferecerem o emprego oficialmente estará numa melhor posição para realmente discutir o salário.

Seja gracioso

Não tenha receio de parecer exigente ou ingrato. Há uma solução muito clara para isso: seja gentil, compreensivo e claro no modo como expressa as suas ideias. Prepare o seu discurso antecipadamente e seja afável no momento de expressar as suas ideias e empático para com a situação da empresa.

Que outros pontos negociar para além do salário?

Como mencionado anteriormente, o salário é um importante factor para aceitar ou não um trabalho, mas não é o único, sendo que há outros tão ou mais relevantes. Pense nos incentivos não monetários que gostaria de aceitar: apoio para formação, oportunidade de progressão na carreira, flexibilidade horária, bom ambiente laboral, entre outros.

Negociar um trabalho: Pedir um aumento

Uma negociação salarial não significa que está a começar um novo projecto, mas que ambiciona algo mais na sua actual empresa. Se sente que o momento de pedir um aumento chegou, estas são as nossas dicas:

  • Aguarde o momento adequado para conversar com o seu superior;
  • Mostre as suas contribuições para a empresa, destaque projectos de sucesso;
  • Esteja atento ao mercado para saber quais os valores praticados por profissionais que têm a mesma função e responsabilidade;
  • Negoceie os benefícios extras;
  • Pratique o seu discurso.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis e que o ajudem a negociar o seu salário numa entrevista e assim alcançar as tuas expectativas.

Está à procura de uma nova oportunidade laboral? Encontre centenas de oportunidades de trabalho em turismo e hotelaria em Turijobs.