Como fazer um currículo para estágios profissionais

posted in: Candidatos | 0

Se já acabaste os teus estudos ou estás prestes a acabar, provavelmente estás à procura de um estágio para ganhar esperiência na tua área de interesse. Para encontrar uma oportunidade de trabalho, o primeiro passo é redatar um currículo para estágios forte que demonstre os teus conhecimentos e ambição, para que te consigas destacar do resto dos candidatos.

Sabemos que é um pouco assustador criar o primeiro CV, pois não tens uma experiência ampla, mas não tens de te preocupar; evidentemente estás à procura do primeiro emprego, logo as empresas são conscientes que aquilo que buscas é aprender e oferecer sobretudo os teus conhecimentos, aptidões e energia. Para te ajudar a enfrentar o desafio que pode ser redatar o primeiro currículo, neste post damos-te conselhos que te podem guiar.

Conselhos para fazer um currículo forte sem experiência

Antes de começar, queremos realçar que através do CV o recrutador vai ter a primeira impressão sobre ti, pelo que os detalhes são muito importantes: o tom que escolhes, o formato, desenho, etc. Recorda também que é muito importante ser claro e breve, com um formato que facilite o trabalho do profissional de seleção.

Se há demasiada informação, é desordenado, tem informação confusa e um desenho aborrecido, receberás um… “Next!”

Que nome deve ter o currículo?

Deves ajudar a pesquisa e uso do documento pelos recrutadores. Ainda que pareça óbvio, não serás o primeiro nem o último que guarda o ficheiro como “versão 1”, “versão 2019” ou com algo que não esteja relacionado contigo.

Usa um formato CV com o teu nome e apelido para ajudar o recrutador a encontrar-te quando necessitar.

É melhor enviar o currículo no formato Word ou PDF?

Aqui existem duas opiniões diferentes. Geralmente aconselha-se a enviar em PDF, já que assim garantes que, seja qual for a versão word ou do dispositivo que abrir o teu CV, o formato não vai ser alterado. De qualquer das formas, quando envias a agências de recrutamento, às vezes é preferível ter em formato editável pois isso pode ajudá-las a modificar algumas partes antes de enviar ao cliente final.

É melhor ter um currículo criativo ou manter um formato standard?

É sempre positivo mostrares que tens uma mente inovadora e a capacidade de expressar o mesmo, mas de um modo diferente, talvez apresentando-te através de uma infografia ou de um vídeo. De qualquer das formas, recorda que a tua experiência e cada um dos pontos que apresentas deve ser fácil de perceber.

A foto do CV para estágios

Existir foto no CV não é algo necessário em todos os países, e o facto de teres de acrescentar uma ou não dependerá de onde te estiveres a candidatar. Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha não se põe foto, mas noutros países da Europa, como Portugal e Espanha, sim.

No caso de colocares uma foto no CV, certifica-te que a imagem é profissional, com qualidade e com a luz adequada. A fotografia diz muito sobre ti, logo deves dar-lhe a sua merecida importância: não cortes a tua cara de uma foto de grupo, verifica que não está desfocada, tenta que o fundo seja branco, etc.

Datos de contacto

Devem estar no início do CV de forma clara, tanto o email, telemóvel, como também alguma rede social se trabalhares numa indústria onde possas usá-las como meio para criar uma marca pessoal ou onde mostres o teu trabalho.

Adapta o currículo à oferta

É importante adaptar a apresentação à posição específica em que te estás a inscrever.

Investiga sobre a empresa, a sua cultura, missão e visão e mostra no teu CV todos os conhecimentos, experiência ou aptidões, interesses e capacidades que se adequem a ela.

Demonstra também os cursos, seminários, certificados, experiências como voluntário, etc. que valorizem o teu currículo, já que tudo isto mostra que és uma pessoa com iniciativa, curiosa e proativa. Inclui de igual modo idiomas e capacidades no uso de ferramentas que tenhas usado durante os teus estudos. Tudo conta!

Em que ordem colocar a informação no currículo

Primeiro os dados pessoais. Como comentamos anteriormente, aqui também podes acrescentar algumas redes sociais que complementem o teu CV.

  1. Junta uma breve introdução sobre o teu perfil, ambição profissional e o que esperas de um estágio.  
  2. Formação. Evidentemente, não tendo uma experiência profissional ampla, o que mais pesa é a tua formação e as tuas conquistas ao longo da tua carreira.
  3. Podes acrescentar formação complementar que tiveste durante os teus estudos, cursos no estrangeiro, participação em grupos universitários, etc. Aqui também podes colocar os teus conhecimentos em informática ou ferramentas digitais. Lembra-te que toda esta informação sobre os teus estudos e educação deve seguir uma ordem cronológica.
  4. Títulos e certificados, por exemplo, um diploma de idioma. Deves colocá-lo em anexo.
  5. Competências que valorizem a equipa, como a proatividade, capacidade de adaptação a mudanças, capacidade de trabalho em equipa, etc.
  6. Outra informação, como a posse de carta de condução ou o facto de teres disponibilidade total para viajar, etc.
  7. Referências. Não é necessário que incluas a própria referência no CV. Põe o contacto de quem as pode oferecer e o recrutador/a poderá contactá-lo se estiver interessado. De certeza que algum professor tem ótimos comentários para oferecer sobre ti e será uma grande ajuda contar com isso.

Lembra-te que toda a formação que incluíres deve estar exposta de forma a que o teu papel de candidato seja valorizado para a posição específica a que te estás a candidatar.

Encontra centenas de oportunidades aqui.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.