Sector HORECA: o que é?

posted in: Candidatos | 0

Já alguma vez ouviu o termo HORECA? Se forma parte do sector da hotelaria e da restauração, seguramente sim, e ainda que não tenha totalmente claro o que significa, tem uma ideia. Para aqueles que não conhecem que não estão tão familiarizados com o termo, explicaremos em que consiste o canal HORECA.

O que é o canal Horeca? A origem do canal

HORECA é um acrónimo formado pelas duas primeiras letras que de três palavras que definem o seu âmbito de atuação: Hoteles (HO), Restaurantes (RE) e Cafeteria (CA). O Canal HORECA corresponde à área de atividade económica onde atuam os setores de Hotelaria, Restauração, Cafetaria e também Catering. Actualmente, o canal corresponde a aproximadamente 8% do PIB nacional. Grande parte deste valor deriva da sua participação fundamental na actividade turística em Portugal.

HORECA é um canal de distribuição para alimentos cuja finalidade é identificar as oportunidades de melhora de toda a cadeia de valor e contribuir para tornar mais eficiente e sustentáveis as relações entre provedores, operadores e intermediários do sector, dando mais peso ao consumidor.

Tudo indica que o canal HORECA teve a sua origem nos Países Baixos, mas rápido se expandiu pela maioría dos países europeus, sobretudo através de companhias multinacionais que expandiram a sua oferta por todo o continente. Desde então surgiu e ganhou forma a palavra que define o conjunto de estabelecimentos que impulsionam o conjunto de alimentos fora do lar, Horeca.

Como funciona HORECA?

O canal Horeca é uma área de actividade que assume grande relevância social e económica.

O canal Horeca funciona graças a uma cadeia de valor composta por provedores e todas as empresas que os fornecem, bem como as empresas que distribuem o produto nos pontos de venda e/ou de consumo.

Composto não só por pequenas empresas, mas também por grandes productores, que abastecem uma determinada área do território local e regional. Este tipo de fornecedor coexiste com distribuidores de todo o tipo, que levam o produto aos pontos de venda finais ou operadores, tais como bares, cafés, restaurantes, colégios, hospitais, etc.

Por que razão é importante o sector HORECA?

Para além de ser composto por estabelecimentos hoteleiros, de restauração e cafetarias, na realidade o canal HORECA é bastante mais amplo, abrangendo bares e cafés, pastelarias, padarias, ócio e restauração social, entre outros.

É um canal muito importante e a sua relevância traduz-se no facto de existirem várias empresas que se dedicam exclusivamente a HORECA, canal formado por clientes profissionalizados, que procuram rentabilizar e um bom serviço para organizar o seu negócio de maneira optimal. Sendo o turismo a maior actividade económica exportadora em Portugal, torna-se imprescendível satisfazer as necessidades do sector com produtos de qualidade.

Tipos de estabelecimentos HORECA

  • Restauração Comercial. Engloba todas as actividades que se desenvolvem nos estabelecimentos ou pontos de vendas que preparam e servem os seus próprios alimentos e bebidas ao cliente.
  • Restauração tradicional ou convencional. É um tipo de restauração comercial que inclui restaurantes, cafés, pastelarias e bares.
  • Restauração moderna. Novas formas de processamento e venda a retalho de alimentos, como cadeias de comida rápida, take-away e máquinas de venda automática.
  • Restauração Colectiva. Caracteriza-se pelos “consumidores cativos” e uniformidade dos menus. Por exemplo, serviços de cantinas em escolas, hospitais, catering em aviões, comboios e navios.

HORECA Turijobs

No nosso blog de Turiconselhos, contamos com uma categoria específica de artigos relacionadas com o canal HORECA e todas as novidades do sector. A nossa recomendação? Dê uma vista de olhos regularmente para não perder pitada.

A Turijobs, especialista no emprego no sector turístico e hoteleiro, é o ponto de encontro entre profissionais e empresas de referência do canal HORECA. Na Turijobs poderá encontrar as ferramentas e o apoio que necessita para encontrar os melhores candidatos ou as melhores empresas. Se procura talento com experiência e vocação para o sector, publique aqui a sua oferta de emprego. Procura um emprego no sector turístico? Veja todas as ofertas diponíveis.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.