Como criar uma marca pessoal que facilite a oportunidade de encontrar emprego

posted in: Candidatos | 0

Uma marca pessoal tem o poder não só de cativar seguidores, mas de inspirar uma ação em particular. É como um livro que não só desperta o desejo de ler, mas também incentiva a ousar escrever, é a caneta que assina a tua projeção no mundo profissional. De seguida, aconselhamos-te sobre como criar uma marca pessoal que facilitará o teu processo de procura de emprego.

Tem em mente que, num mercado de trabalho tão competitivo, está provado que se formos colocados em pé de igualdade com um candidato com conhecimentos e habilidades semelhantes aos nossos, aquele que se destaca é aquele que tem uma marca pessoal estruturada, capaz de acrescentar um elemento diferenciador tão decisivo para encontrar emprego.

Mas primeiro… o que significa “marca pessoal”

A palavra “marca” significa “sinal que permite identificar ou distinguir algo”, neste caso, o teu selo para o mundo, o que adiciona o teu toque pessoal ao teu setor profissional. É a maneira como os outros te percecionam, que se alimenta através da partilha do valor do teu trabalho profissional tanto no mundo on-line como offline. 

É importante saber que tua marca pessoal em si já está criada, porque todos nós temos aspectos pessoais que nos distinguem, a questão é que estes deverão potenciar-se, estruturar-se e projetar-se, escolhendo bem as respostas às perguntas: O quê? Como? Para quem? Porquê?

Neste caso, vamos ajudar-te a comunicar a tua marca profissional (O quê?) através de canais e estratégias especiais (Como?) dirigidos a empresas e recrutadores (Para quem?) para ajudar-te a encontrar um emprego (Porquê?). 

Quais os canais ideais para comunicar uma marca pessoal aos recrutadores?

Enquanto as redes sociais são o “paraíso” preferido para aqueles que usam uma marca pessoal, nem todas estão desenhadas para facilitar a possibilidade de encontrar emprego. Mesmo que forneçam um excelente apoio e alcance, um dos erros mais comuns é confiar nelas como as únicas plataformas capazes de projetar o conteúdo que geramos, sem considerar os termos e condições que aceitamos sem ler ou a realidade de que a sua gestão não é controlada por nós a 100%.

Tendo em conta a solidez que recomendamos para as marcas pessoais que têm como objetivo posicionar-se e ser usadas a favor de encontrar emprego, propomos a utilização de canais onde a tua presença digital seja mais personalizável e esteja sob o teu controle, como por exemplo o e-mail, um site, uma landing page ou um blog profissional. Vamos descrever o melhor de cada um destes canais e quais as ações que podes realizar através deles para que te aproximes do teu objetivo.

  • E-mail: as redes sociais vão e vêm, mas o email nunca morre. Uma grande percentagem de usuários ainda prefere lidar com as comunicações mais formais desta forma, mas se o que queres com a tua marca pessoal é encontrar emprego terás de usá-lo estrategicamente.
    Uma das estratégias de comunicação mais eficientes através do e-mail é a newsletter. É muito fácil fornecer informações valiosas ao setor a que te diriges através de:
    • Boletins informativos. 
    • E-books. 
    • Webinars. 
    • Convites para eventos.
    • Conselhos profissionais. 
    • Perguntas ou respostas a dúvidas frequentes. 
    • Promoção dos teus serviços profissionais: alimenta o teu banco de dados com o objetivo de fazer pelo menos uma remessa semanal que coloca o teu nome na mente das empresas e dos seus departamentos de recursos humanos. 
  • Site: o teu escritório digital não terá lugar sem um site. Este será o espaço para dizer ao mundo quem és, o que fazes e o que podes oferecer às empresas como profissional no momento de procurar emprego. Deve ser 100% personalizado, pois é o elo principal de todo o tipo de comunicações que fizeres, é o coração da tua marca pessoal. 
  • Landing page: é como um site, mas mais fácil de criar e com um objetivo muito específico que geralmente se baseia na aquisição de um produto ou serviço, neste caso, os teus serviços profissionais. Também são grandes ferramentas que, ao dirigir-se ao público certo, permitem que construas uma base de dados que poderás usar para o envio de emails. 
  • Blog profissional: é ideal para partilhar conteúdo relevante que possa posicionar a tua marca pessoal através de técnicas de SEO. Sim! Também há técnicas SEO para encontrar emprego e conseguem-se utilizando termos e títulos específicos relacionados com a posição desejada e com o teu setor profissional. E atenção: lembra-te que as fotografias e os vídeos também te posicionam, dá-lhes nome! 

Agora que demos uma olhada nas formas digitais mais profissionais de transmitir a tua marca pessoal para encontrar emprego, falaremos de outro fator importante: o currículo para a marca pessoal, já que certamente estarás a pensar…

“Tenho pouco espaço! Como faço para projetar a minha marca pessoal no meu currículo?”

Vamos dividi-lo em três elementos básicos:

  1. Proposta de Valor: Sabes aquele pequeno parágrafo onde escreves o teu perfil? Agora terás de fazer com que transmita a tua proposta de valor, isto é, o que te diferencia do resto dos profissionais da tua área, agregando valor às empresas do teu interesse?
  2. O papel de design: Da mesma forma que as marcas de produtos que usamos todos os dias, a tua marca pessoal também pode ter elementos gráficos que a distingam. Por exemplo: logótipo, tipografia, cores e linha gráfica definida. Isso demonstrará muito mais profissionalismo e atenção aos detalhes. 
  3. Interatividade: Um currículo não precisa de ser aborrecido, muito menos na era 2.0. Se já estás a usar qualquer uma das ferramentas digitais que mencionamos acima, o melhor é hipervincular tudo para que os recrutadores conheçam melhor a tua marca pessoal. E se elevares as coisas a outro nível? Por exemplo, poderás adicionar um código QR capaz de redirecionar para o teu site, landing page, blog profissional ou para alguma carta ou vídeo de apresentação.

Que estratégias podes usar para comunicar melhor a tua marca pessoal e encontrar emprego?

  1. Storytelling: A tua história pessoal vale a pena quando se trata de criar uma marca pessoal para encontrar emprego, mas não deves perder a coerência com o lugar profissional que ocupas atualmente ou que desejas ocupar.
  2. Definir e comunicar os teus objetivos e valores: a tua marca pessoal não é exatamente sobre quem tu és, mas sim sobre o que és capaz de contribuir. Quando comunicas os teus objetivos e valores profissionais com criatividade as portas abrem-se. 
  3. Pensa no teu público: A quem queres chegar para encontrar emprego? Agências de recrutamento, caçadores de talentos, recrutadores independentes ou empresas do teu setor? Todos estes procuram algo diferente, por exemplo, enquanto caçadores de talentos se concentram em posições e setores muito específicos, as agências de recrutamento são mais abertas. Considerar estas diferenças é a base para saber qual é a melhor forma de lhes passar a tua mensagem. 

E tu? Já tens uma marca pessoal, procuras potenciá-la ou estás a começar do zero? Podemos ajudar-te! Os nossos parceiros Orientaciónparaelempleo.com são especialistas na prestação de serviços de carreira otimizados e atualizados com as tendências do Recrutamento baseando-se na tua marca pessoal.

Encontra centenas de ofertas de emprego na Turijobs.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *