6 conselhos para desconectar do trabalho (e da procura de emprego)

posted in: Candidatos, No trabalho | 0

Estamos no mês chave das férias para a maior parte dos trabalhadores e empresários. No entanto, a maioria destes não consegue desconectar do trabalho durante as suas férias. Se não te encontras no ativo atualmente, a procura de emprego é também um trabalho como outros. Logo aproveita para tirar uns dias livres para desconectar.

Aprender a desconectar do trabalho

Primeiro de todo, parabéns! Terás direito a disfrutar uns dias para passar com a família e amigos e fazer todas aquelas atividades que foste adiando.

No entanto, não podes deixar de pensar num possível emprego, na tua situação económica ou futuro laboral? A psicóloga Yolanda Cuevas assinala que “temos de aprender a desconectar, hoje em dia com toda a facilidade de conexão torna-se difícil desligar do mundo do trabalho, mas sem essa necessária desconexão não conseguiremos descansar e não recarregaremos energia”.

Desta forma, queremos dar-te 6 conselhos para que consigas desconectar totalmente do teu trabalho ou da procura de emprego. Disfruta deste período do ano e retoma o teu projeto quando regressares com as energias todas carregadas.

1. Deixa todas as tuas tarefas fechadas

Para poder desconectar do trabalho eficazmente, deves deixar todas as tuas tarefas fechadas e organizadas. Além disso, avisa os teus colegas ou o teu substituto onde estão todos os ficheiros. Também podes pensar nos imprevistos que geralmente surgem e superá-los.

Se desconectares o teu telemóvel do trabalho, será mais fácil desligar da tua rotina. No entanto, dependendo da responsabilidade que tenhas no teu trabalho, esta ação pode ser um problema. Relembra que ninguém é indespensável e tu, como qualquer outro trabalhador, mereces um período de férias.

2. E se estás à procura de trabalho?

Se atualmente te encontras a procurar emprego, tenta deixar todas as tuas candidaturas fechadas. Sabemos que é difícil, uma vez que parte do precesso não depende de ti, mas tenta adiantar todas as entrevistas possíveis. Assim evitas estar continuamente pendente do telemóvel no teu período de descanso.

Ainda assim, é claro, prioriza a lógica. Recomedamos que consultes o teu email unicamente uma vez ao dia. Desta forma, não deixarás escapar nenhuma oportunidade que possa surgir.

desconectar del trabajo

3. Faz desporto

Não há melhor forma de desconectar que fazer desporto. Praticar exercício diariamente, ajudar-te-á a desligar da tua rotina e a organizar as tuas ideias. Dependendo do teu estado físico, podes praticar running ou spinning, ou escolher outras atividades mais relaxadas como yoga ou pilates. Tu decides. Além de melhorar a tua saúde, aumentará a tua auto-estima, vitalidade e energia positiva.

Se é o que te apetece, fica em casa tranquilo.  A questão é aproveitar as férias para fazeres o que realmente gostas.

4. Disfruta de companhia

Este é um período para te divertires com os amigos, companheiro(a) ou família. Partilha os teus momentos com eles. Não sejas tão rigoroso como no trabalho: é o momento de disfrutar e realizar as coisas com calma e despreocupação. Aplica o sentido de humor sempre que possível e terás uma férias inesquecíveis.

Lembra-te de desligar o teu telemóvel e concentra-te nas relações sociais. Se tens poucas oportunidades para ver a tua família ou certos amigos durante o resto do ano, não queres deperdiçar esta ocasião, verdade?

5. Faz o que o teu corpo pede

Se por um lado é bom partilhar o tempo, por outro não te esqueças de ti mesmo. Podes ler um livro que te apeteça, passear pelos teus lugares favoritos, escrever um blog ou fazer uma massagem. Tu decides. A única coisa que te recomendamos que faças é: não olhes para o relógio!

Aproveita também o bom tempo e os benefícios que o sol trás para o teu corpo e para a tua mente. Vai até à praia, faz uma excursão à montanha, uma viagem… Onde queres ir?

6. Aplica a desconexão 365 dias por ano

Quem disse que apenas podes desconectar nas férias? Encontra pequenos prazeres no teu dia-a-dia. Atividades que consigam libertar-te do teu trabalho ou da procura de emprego e desconecta uns minutos por dia.

Podes praticar mindfulness, ir ao ginásio, ligar a um amigo, disfrutar de algum hobby… Verás que desconectar do trabalho (e da procura de emprego) é mais fácil do que parece.

Ainda não pediste férias? Mostramos-te as 7 perguntas que farás para pedir férias.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *