Como trabalhar numa estância de ski

posted in: Candidatos | 0

Há várias estações do ano onde há um aumento das contratações no setor dos serviços devido a um aumento do turismo. Uma delas é o verão, onde se pode verificar um aumento de ofertas de emprego de até 23%, e a segunda mais relevante é o inverno, motivado pelas férias de Natal e pela temporada de ski. O tipo de empregos disponíveis não são somente aqueles relativos aos desportos de neve, mas também outros tipos de profissões tais como os relacionados com atenção ao cliente, cozinha e sala.

Se também és apaixonado por neve e gostarias de introduzir-te no mundo do ski, aqui dizemos-te que passos seguir para consegui-lo.

Quando começar a procurar trabalho?

Com a chegada dos primeiros flocos de neve, os resorts mais famosos como Sierra Nevada, Formigal ou Baqueira, abrem suas portas e inauguram a época de procura de monitores e de outros perfis relacionados com a estância e negócios adjacentes: profissionais de receção, cozinha ou sala são dos mais procurados.

Para procurar trabalho nas estâncias de ski recomendamos começar a estar atento a oportunidades a partir de setembro e outubro. Também é importante que te registes em plataformas de emprego especializadas em turismo e hotelaria e atives alertas para que, se não tiveres tempo para pesquisar, possas receber essas oportunidades diretamente no teu e-mail. Através da nossa plataforma podes filtrar a área e região para que encontres rapidamente a oportunidade que estás à procura. As oportunidades são variadas, desde monitores, operadores de teleféricos, manutenção de pistas, etc.

Deverás ter em conta que a maioria destes trabalhos são temporários mas podem abrir as portas a um trabalho fixo. Além disso, poderás aproveitar as estâncias de ski em Espanha até abril e, de seguida, emigrar para outros países onde esteja a começar a temporada de inverno.

Como preparar o CV para trabalhar em uma estância de ski?

Como mencionamos no início, há uma grande variedade de empregos, e o currículo deve estar adaptado à posição específica, destacando as capacidades e estudos relacionados com ela. Para todos os casos, há vários pontos que não devem faltar:

  • Dados pessoais: nome, apelido, número de telefone e endereço de e-mail são imprescindíveis.
  • Objetivo/motivação: Um parágrafo introdutório onde, de uma forma muito resumida, clara e concisa expliques a tua motivação para fazer parte da empresa e a razão pela quail realizar a atividade e dedicar-se ao mundo da hotelaria ou do turismo.
  • Experiência profissional: Enumera as diferentes posições e empresas em que estiveste, detalha as tarefas e responsabilidades que tinhas e não te esqueças de destacar as conquistas que alcançaste e como isso influenciou o bom funcionamento da empresa e da equipa. 
  • Estudos/formação: Inclui a tua formação e conquistas que conseguiste ao longo desse tempo: se fazias parte de algum grupo ou iniciativa. Da mesma forma, menciona qualquer curso que apoie a tua educação. Hoje em dia é altamente valorizado que o candidato seja pró-ativo, curioso e tenha a ambição de continuar a aprender, estando ciente dos últimos desenvolvimentos do seu setor.
  • Referências: Detalha contatos de pessoas a que poderiam pedir referências sobre o teu trabalho.

Os empregos mais procurados nas estâncias de ski

Com a chegada do inverno, chegam as férias de ski e montanha, e o aumento da procura de mão de obra em tudo o que lhes diz respeito, como hotéis, spas, etc. As estações de ski chegam a contratar mais de 2.000 funcionários a cada temporada, entre os quais estão:

  • Monitor de ski ensinando como deslizar pelas pistas desde os níveis mais básicos (TD1 ou título auxiliar) aos mais avançado (TD2 comparável à formação profissional e TD3 como treinador nacional).
  • Funcionários de manutenção das pistas que, entre outras tarefas, por vezes têm até de provocar avalanches para a manutenção das pistas, e portanto também precisam de uma qualificação homologada.
  • Rececionistas: são o rosto do estabelecimento e são responsáveis pela gestão de reservas, check-in e check-out do visitantes e por garantir que recebem todas as informações para se deslocarem pela zona disfrutando das instalações ao máximo.
  • Pessoal de limpeza: estão encarregues de manter o estabelecimento limpo e arrumado, tanto nas áreas comuns como nos quartos, garantindo que os hóspedes dispõem de todas as comodidades.
  • Empregados de mesa: trabalham com atendimento ao cliente e asseguraram o funcionamento apropriado da sala. Podem estar no bar ou a servir mesas. Necessitam de ter fortes capacidades sociais, desfrutar de trabalhar com o público e falar pelo menos duas línguas (a local e inglês) para poderem ajudar os clientes.
  • Cozinheiros: esta é a área com maior procura no setor do turismo, e a experiência gastronómica é uma das mais valorizadas durante as férias. Os cozinheiros responsabilizam-se pela elaboração e preparação dos pratos assim como da organização da cozinha.

Requisitos para trabalhar em uma estância de ski

  • É importante dominar pelo menos 3 idiomas: a língua local, o inglês como língua internacional e a língua falada pela maioria dos visitantes.
  • Formação especializada e experiência, especialmente se estiveres interessado em posições de instrutor ou monitor. Para poder aceder a posições de ensino precisas ter o ensino secundário ou equivalente e passar por uma prova específica de acesso.
  • Ser uma pessoa ativa, dinâmica e apaixonada pela neve.

Benefícios que recebidos além do salário

O salário como monitor de ski encontra-se entre os 1.000 e 1.300 euros brutos por mês, com um horário das 10h às 16h, e nenhuma aula é dada à tarde porque as condições da neve e luz não são as mais adequadas.

Na receção, o salário médio é de 18.431 euros anuais, podendo chegar a 22.898 euros como chefe de recepção. Na restauração, o salário médio é de 19.204 euros, mais uma vez, variando dependendo dos anos de experiência e formação.

Além do seu salário, também é comum receber os seguintes benefícios:

  • Instrutores de ski e equipa pessoal de pista muitas vezes recebem passes de ski gratuitos para desfrutar da neve no seu tempo livre.
  • Os funcionários de restaurantes e hotéis geralmente têm direito a alojamento e refeições gratuitas.

Como mencionamos no início do artigo, a seleção de candidatos começa em setembro, por isso encorajamos-te a que te inscrevas nas ofertas antes que a maioria das contratações sejam fechadas.

Explora centenas de oportunidades de carreira na Turijobs.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *