Que fazer quando um trabalhador deixa a sua empresa?

Como ocorre na vida pessoal, qualquer pessoa fica com o coração apertado quando alguém lhe diz “temos que falar”, já que sabemos que essa expressão comporta um sentido, geralmente, negativo. O mesmo sucede no âmbito laboral, pois os trabalhadores também podem usar estas palavras para comunicar a sua saída ao seu chefe ou manager.

Se sabe como motivar os profissionais da sua empresa, pode ser que seja mais difícil chegar até este ponto. No entanto, as empresas não podem controlar 100% as opiniões e necessidades dos seus trabalhadores, assim, às vezes pode encontrar-se com esta situação difícil e deverá enfrentar da melhor forma possível a (possível) saída de um empregado.

Como deve atuar?

Pode não esperar esta decisão por parte de um empregado e não saber como atuar. Antes de ficar com raiva ou frustado, ganhe um pouco de tempo e pergunte, sem censura, os motivos pelos quais o trabalhador deseja sair da empresa. Pode encontrar diferentes motivos, desde ter encontrado um novo emprego, a insatisfação laboral ou a procura de um melhor salário. O importante é deixar que o trabalhor expresse a sua opinião sobre a empresa, os colegas e o seu trabalho, mas também sobre as suas necessidades e aspirações, já que nem tudo está perdido e podemos mudar a sua opinião.

Fazemos-lhe uma contraoferta?

Primeiro deve avaliar a sua valia como profissional e o valor que este acrescenta à empresa. Nem todos merecem uma contraoferta, pelo qual deverás avaliar o desempenho no posto de trabalho, os objetivos que alcançou e o papel que tem na sua empresa. Tenha em consideração que muitos trabalhadores utilizam este momento como desculpa para conseguir melhores condições, como um aumento de salário. Deve ter em atenção como o empregado explica os motivos e a avaliação que faz da empresa. A sua opinião e expressão pode dar muita informação e pode deduzir se, realmente, este deseja deixar a empresa ou quer conseguir uma melhoria no seu posto de trabalho atual.

  • Quando um dos seus melhores trabalhadores pretende sair

Recorde os motivos pelos quais o trabalhador quer deixar a empresa e reflita como pode compensá-lo da mesma forma na sua empresa, ou até melhorar. Por exemplo, se o trabalhador deseja obter um salário melhor, talvez possa ponderar um aumento de salário. No entanto, o mais recomendável é não dar resposta no momento (a menos que o tenha muito claro) e tirar alguns dias para avaliar a situação. Se a sua empresa não pode fazer frente ao requisito que este pede, procure outros benefícios que fazem da sua empresa atrativa pe que possam convencê-lo(a) a ficar.

  • Quando a saída de um trabalhador não é um grande problema

Leve em consideração o que sentiu no momento. A decisão de deixar a empresa por parte do trabalhador afetou-lhe? Acha que o seu trabalho não é relevante e poderia ser facilmente substituído? Então pode ser que o caminho a seguir seja agradecer-lhe pelo trabalho realizado na empresa e desejar-lhe sorte no seu novo ou futuro projeto profissional. No entanto, se está satisfeito com o trabalho que este desempenhou na sua empresa, um bom detalhe é oferecer-lhe uma carta de recomendação.

O trabalhador decide finalmente deixar o seu posto de trabalho. E agora?

Não deixe que os nervos se apoderem da sua mente e converta a perda de um empregado numa nova oportunidade. Pode aproveitar o momento para refletir sobre as qualidades e capacidades necessárias para o posto de trabalho a ocupar ou reorientar a posição com tarefas mais complexas. Nenhum trabalhador é imprescindível numa empresa, assim encontra-se perante uma nova oportunidade para cobrir esse posto de uma forma diferente e inclusive ainda melhor.

Utilize os motivos da sua saída para benefício da sua empresa e da sua equipa

Sobretudo se a sua decisão se deve a uma caraterística da empresa ou da equipa, terás a oportunidade de mudá-lo para evitar novas saídas de profissionais. Por exemplo, se o trabalhador decidiu mudar de empresa porque lhe permitia conciliar melhor a sua vida profissional com a sua vida pessoal, possivelmente este é o momento de avaliar a adoção de um horário mais flexível na sua empresa.

Deixe o posto de trabalho bem cuidado

A maioria dos trabalhadores dará à empresa um aviso prévio de 15 dias antes da sua saída e tentará ajudar com as tarefas pendentes. É nesta fase que três figuras devem trabalhar conjuntamente para o bom funcionamento da empresa: o trabalhador, o seu manager e a equipa de recursos humanos. O trabalhador deverá criar um pequeno manual de transferência de trabalho, com indicações do trabalho realizado e com as tarefas a serem realizadas, enquanto o manager ou chefe direto deverá avaliar a pessoa que temporariamente poderá gerir e realizar o seu trabalho, e o departamento de recursos humanos se encarrega de encontrar um novo profissional para ocupar o lugar. Não subestime a importância de trabalhar em equipa até ao último momento.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *