O novo paradigma do mercado laboral | Turiconselhos

posted in: Candidatos | 0

O novo paradigma do mercado laboral

O mercado laboral turístico português tem sofrido alterações profundas nos últimos anos. Estimulado pela pandemia, os candidatos deram um passo em frente e agora ditam o rumo dos processos de seleção, obrigando as empresas a alterarem e ajustarem os seus processos para adaptar-se.

Como portal especializado no emprego em turismo e hotelaria, a Turijobs analisou estas alterações, examinando milhares de ofertas de trabalho e de candidaturas. Continue a ler para conhecer os detalhes.

Efeitos da pandemia no mercado laboral

Durante a pandemia, milhares de profissionais portugueses entraram em sistema de lay-off, outros perderam o empreo, e como consequencia, o número de pessoas à procura de emprego aumentou. Nesse momento, o mercado laboral estava, sobretudo, impulsado pelas entidades empregadoras. Este tipo de mercado designado de Employer-Driven Market. Ou seja, nesse momento, existia mais demanda de trabalho que oferta, pelo que os candidatos competiam para sobressair e ganhar vantagem face aos demais.

Num mercado orientado pelas empresas, estas estão em clara vantagem aquando das negociações salarias e condições laborais, já que o facto de ser um mercado competitivo, obriga a que os candidatos ajustem as suas aspirações profissionais às necessidades das empresas.

Candidate-Driven Market

Nos últimos anos, e de acordo com a informação recolhida pela Turijobs, o paradigma anterior sofreu uma reviravolta: caminhamos em direção a um mercado liderado pelos candidato, ou seja, um Candidate-Driven Market.

Esta alteração de paradigma traduz-se numa grande oportunidade para aqueles que procuram emprego, uma vez que têm a possibilidade de negociar as condições laborais e salariais, e possam procurar empresas que lhes ofereçam mais benefícios. Flexibilidade horária, salários competitivos, planos de progressão profissional, e apoio à formação são alguns dos pontos mais valorizados pelos candidatos actualmente, e que podem determinar se optam por uma empresa em detrimento de outra.

Análise do sector turístico

Num inquérito levado a cabo pela Turijobs a 878 candidatos, tivemos a oportunidade de verificar como a mudança de paradigma afectou o sector turístico nacional.

Concretamente, 63% dos entrevistados estão dispostos a mudar de sector. Apresentaremos os motivos segundo as preferências dos entrevistados:

  • Equilibrio vida pessoal e laboral;
  • Trabalhar num projecto motivador;
  • Salário e compensações económicas ;
  • Horários;
  • Outras;
  • Posição e Cargo.

Como podemos ver nos resultados do inquérito, os candidatos que aspiram a um emprego no sector turístico, procuram a conciliação laboral e boas condições no local de trabalho, ao invés do factor económico.

Desafios e tendências do sector turístico

Este contexto é favorável á emergência de novos desafios e problemáticas para as empresas do sector turístico. O nosso informe confirma que, e tendo como suporte as estatísticas da Segurança Social, que de janeiro a abril de 2022, um grande número de profissionais deixou, de forma voluntária, o seu posto de trabalho. Além disso, 45,8% das empresas do sector da Hotelaria, Lazer e Ócio sentiram dificuldades em encontrar trabalhadores no último ano.

Atrair talento tornou-se, portanto, na principal prioridade das empresas hoteleiras e de restauração. Assim, recorrer a estratégias de Employer Branding revela-se vital. Temas como a Responsabilidade Social da empresa e o Salário Emocional emergem e assumem especial relevância no mercado turístico nacional. O objectivo? Tornar as empresas mais humanas e oferecer benefícios que resultem atractivos para os candidatos.

Recrutamento no sector turístico: como devo focar o processo de recrutamento e seleção?

Estas são alguns dos pontos que as empresas os sector turístico e hoteleiro poderão levar a cabo para enfrentar um mercado Candidate-Driven:

  • Comunicar de forma eficaz a identidade da marca empregadora. Quais são os vossos valores? Qual é a cultura da empresa?
  • Dê especial atenção à oferta de emprego. A Oferta de Emprego é, na grande maioria dos casos, o primeiro ponto de contacto entre os candidatos e a empresa. Assim, redacte anúncios atractivos e detalhadis. Aposte em estratégias de storytelling;
  • Indique claramente as competências-chave desejadas;
  • Agilize e humanize o processo de recrutamento;
  • Ofereça formação e planos de progressão profissional;
  • Priorize o potencial ao invés da experiência;
  • Humanize a empresa (processo de onboarding definido, por ejemplo).

Recorde: a rapidez é a chave para convencer os candidatos. Não o faça esperar mais de 10 dias úteis, já que poderá perder o interesse e aceitar outra oferta. Uma vez contratado, é importante recordar que não se trata somente de atrair, mas também de fidelizar. O objectivo, e também o desafio, é tornar as condições e o ambiente de trabalho tão atractivos que o funcionário não deseje sair da empresa.

Publique as suas ofertas de emprego em turismo

Agora que tem claro como deve abordar o processo de seleção dos melhores candidatos para o seu negócio, o momento de publicar a oferta de emprego na Turijobs chegou.

O nosso portal de emprego especializado no sector do turismo e da hotelaria, oferece-lhe a possibilidade de conectar com mais de 1,5 milhões de profissionais especializados. Publique a sua oferta de emprego e encontre o talento que neccessita para a sua equipa. É fácil e eficaz!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.