Como podes utilizar o Instagram para encontar um candidato?

Instagram é uma rede social com mais de 600 milhões de pessoas activas por mês. 50% dos usuarios segue marcas que criam um engagement 10 vezes superior ao Facebook. Deste modo, encontramos assim uma grande oportunidade para trabalhar o nosso employer branding y descobrir novos talentos nesta rede social. Serias capaz de usar o Instagram para procurares o teu próximo candidato?

instagram para captar talento

Instagram, uma forte ferramenta de employer branding 

Tal como as outras redes sociais, no teu perfil corporativo de Instagram é possível incluir certas informações fundamentais sobre a empresa, web y perfis sociais. No entanto se usarmos o Instagram como uma ferramenta de recrutamento, é necessário incorporar na biografia aquilo que os usuarios podem esperar da nossa parte, bem como incluir um contacto para onde estes podem enviar uma possível candidatura.

Para além disso, podemos incluir um hashtag da empresa ou da equipa. Por exemplo, na conta de Instagram de TuriJobs utilizamos um hashtag #TuriTeam para nos referirmos à equipa da nossa empresa. Independentemente do hashtag que se utilize, o importante é que esteja relacionado com a empresa e com o conteúdo da publicação.

instagram para captar talento

 Quem trabalha na empresa? Mostra o dia da tua equipa!

Qual é a melhor plataforma para mostrar visualmente o nossa rotina diária? Certamente na tua empresa há profissionais que realizam projectos de grande dimensão. Assim com o Instagram é possível partilhar estes grandes acontecimentos e divulgar os mesmos a um maior número de pessoas. O aniversário de um colaborador da tua empresa, uma actividade de teambuilding, os resultados de um projecto, premios e reconhecimentos de mérito, são sempre motivos de partilha e interacção com o nosso público. Desde que seja divertido, diferente y chame a atenção, devemos publicar.

Instagram é sem duvida um óptimo canal para apresentar os colaboradores da empresa e o trabalho que desenvolvem. Sem dúvida, um exemplo prático de quem somos e como trabalhamos, para que os usuarios que visitem o teu perfil e estejam interessados em trabalhar connosco, possam conhcer um pouco melhor a empresa. Quem não gostaria de conhecer os seus futuros colegas de trabalho com alguma antecedência?

instagram para captar talento

Publica as vagas disponivéis e interage com os usuários!

Se o teu objectivo é captar um novo talento, qual será a melhor maneira de publicar as ofertas de trabalho? Para além de uma publicação (relembra que não é possível colocar um link associado), existem outras opções como o Instagram Stories para divulgarmos mais a vaga. Esta ferramenta é bastante útil, porque permite dirigir os seguidores para a publicação onde se encontra detalhada toda a informação sobre o trabalho y um link de ligação à página onde devem deixar a sua candidatura.

Todas as publicações são uma optima oportunidade  de interagir con os teus seguidores, assim creamos conteúdo que incentive à interacção. Por favor, não se esqueçam de responder aos comentários dos seguidores.

instagram para captar talento

 A importância dos hashtags na procura de candidatos

Quem disse que devem ser os candidatos a chegar até aos recrutadores? Faz uma procura activa de talentos utilizando os hashtags de Instagram. Por exemplo, #Procurotrabalho, #CV, #Currículum, #Trabalhosnacidade, entre outros.

Depois de uma primeira procura, é possível contactar con alguns dos potenciais candidatos pedindo acesso à sua conta de Instagram ou enviar uma mensagem directa. Podemos também analisar o conteúdo da conta, onde já é possível inicialmente traçar um perfil genérico do usuário.

instagram para captar talento

Aproveita os perfis sociais de Turijobs

Se a tua oferta de trabalho está activa na nossa Web, porque é que não pode publicar também nas nossas redes sociales? Entra em contacto connosco , pois podemos ajudar a divulgar as tuas vagas através dos nossos serviços de employer branding.

instagram para captar talento

Leer más:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *