5 motivos pelos quais rejeitam o teu currículo

posted in: Candidatos, Curriculum vitae | 0

Todos os dias, os recrutadores recebem centenas de currículos para cobrir as posições que estão a oferecer. Por esse motivo, não é de estranhar que muitas vezes não recebamos qualquer resposta à nossa candidatura. No entanto, a rejeição da nossa candidatura pode se tornar uma prática comum. Já paraste para pensar o que pode estar a falhar no teu currículo?

O currículo é a principal ferramenta que utilizamos quando procuramos trabalho. Como tal, é de grande importância que este esteja bem elaborado e inclua todas as secções necessárias. Ainda que a priori possa parecer-te que tens um currículo adequado, sabes que este pode esconder erros que desconhecias?

errores cv

De seguida, mostramos-te os 5 erros mais comuns pelos quais podem rejeitar o teu currículo:

1. Falhas na ortografia

Embora o teu trabalho não implique a redação de conteúdo, qualquer profissional deve prestar atenção às falhas de ortografia e gramática. Este tipo de erros reflete falta de atenção aos detalhes e pouco interessse pela vaga solicitada.

Atualmente existem ferramentas que te permitem corrigir textos, para que as falhas de ortografia e gramática não sejam o motivo pelo qual rejeitam o teu CV.

Se não te consegues expressar da melhor maneira, pede ajuda a um familiar ou amigo para apresentares a tua candidatura. Utiliza todas as ferramentas e meios que tens disponíveis, de forma a enviares o melhor currículo possível para a empresa na qual pretendes trabalhar.

2. Currículo demasiado extenso

Idealmente para qualquer recrutador, um CV não deverá ter mais de uma página. Desta forma, este poderá ver resumido numa só página a tua experiência, formação, interesses e outros conhecimentos. De forma rápida e fácil. Embora nem sempre seja fácil compilar toda a informação numa página, especialmente se tens muitas experiências profissionais ou acumulas vários títulos académicos.

A tarefa passa por sintetizar toda a informação e criar um CV de uma a duas páginas no máximo. Elimina aquelas experiências que não aportem valor para o cargo a que te estás a candidatar e acrescenta aquelas que acreditas que sejam mais relevantes. Aliás, a capacidade de definir prioridades é uma aptidão que as empresas valorizam e, certamente, irão prestar atenção a esse detalhe na tua candidatura.

3. Currículo irrelevante

Antes de enviares o teu currículo, revê se a informação é atual e interessante. Ou seja, se aparece a tua última experiência profissional ou o último curso que realizaste. Adiciona também aquelas aptidões ou novos conhecimentos que adquiriste desde a última revisão que fizeste no teu currículo. Por último, adapta o teu CV à oferta e inclui as palavras-chave sobre o posto ao qual te estás a candidatar.

Outro elemento a ter em conta são os dados de contacto. Irias surpreender-te se visses a quantidade de currículos que as empresas recebem atualmente sem esta informação. Inclui todas as formas de contacto que tenhas, para que o recrutador opte por aquele que lhe for mais fácil e cómodo: telefone, email, LinkedIn, entre outros.

4. Poucas ou demasiadas qualificações

As ofertas de emprego costumam incluir na sua descrição os requisitos que a empresa está à procura nos candidatos. Assim, é mais provável que rejeitem aqueles currículos que não cumpram com as características pedidas. No entanto, também podem rejeitar os candidatos que cumpram com todos os requisitos, porque sabem que o trabalho que estão a oferecer não atenderá aos objetivos profissionais destes e rapidamente estes candidatos podem deixar a empresa.

Desta forma, é essencial que te candidates às ofertas de emprego que efetivamente encaixem no teu perfil profissional. Lê com atenção todos os detalhes e candidata-te apenas se cumpres com os requisitos.

5. Foto de perfil inadequada

Por último, e não menos importante, põe o teu foco de atenção na tua foto de currículo. Procura que a foto transmita personalidade e evita as selfies ou as fotos tiradas na rua. Escolhe uma imagem semelhante à que terias num dia normal de trabalho, sorri de forma natural e cuida os pequenos detalhes: luz natural, camisa engomada, maquilhagem apropriada, entre outros.

Muitos candidatos cometem o erro de utilizar a mesma fotografia que usam há anos e não a atualizam. Altera-a e tira todas as fotos que sejam necessárias para encontrar a que seja mais adequada.

Tudo pronto? Agora sim, envia o teu CV e nenhum emprego irá-te resistir. Boa sorte!

 

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *