Como responder à pregunta:“Por que te deveríamos contratar?”

Uma das perguntas mais comuns numa entrevista de trabalho e com a qual muitas empresas podem concluir a entrevista é: “Por que te deveríamos contratar?”. Nesse momento, o candidato pode tomar a conduta da entrevista e expressar, de forma breve e concisa, a razão que o torna único perante os outros candidatos ao posto de trabalho.

“Por que te deveríamos contratar?”

Infelizmente, não há um resposta correta ou adequada que assegure a tua incorporação nesse posto de trabalho, pois dependerá de múltiplos fatores: as prioridades da empresa, o perfil profissional de cada um dos candidatos, o critério que decida utilizar o recrutador, etc.

No entanto, podemos dar-te alguns conselhos para que consigas perceber os teus pontos fortes enquanto profissional e encontres pontos em comum com o trabalho oferecido e, dessa forma, sejas capaz de dar os melhores motivos que façam de ti um candidato em destaque.

Estás na função correta?

Para poder responder à pergunta de forma correta, primeiro deves ter muito claro se encaixas no perfil exigido para o posto de trabalho. Se não, será difícil transmití-lo ao entrevistador. Os postos de trabalho a que te candidatas devem ir sempre de acordo com as tuas capacidades e atitudes. Caso contrário, estarás a perder tempo, pois em algum momento a tua candidatura cairá e terás gasto mal o teu tempo, que poderias ter empregue na procura de ofertas de emprego mais condizentes com o teu perfil.

Há sempre algum requisito que podes não preencher, mas deves cumprir com a maioria dos que são impostos pela empresa para a função. Na maioria dos casos, o desconhecimento de uma programa ou técnica de trabalho pode ser substituído pelo conhecimento de outro com um mecanismo similar. Comenta ou aprende antes da entrevista para demonstares que estás 100% preparado.

E o mais difícil de tudo: acredita que és qualificado para a função. Se estás convencido de que esse trabalho foi feito para ti, agora é o momento de conseguir que o entrevistador também esteja.

Guarda a tua timidez

Podes ser uma pessoa naturalmente timida, mas não te deixes assustar por isso, já que atualmente existem muitas técnicas que te podem ajudar a fazer com que essa característica, tão comum, desapareça. Mesmo que não o sejas, é normal responder com timidez perante uma apresentação em público ou uma entrevista de trabalho, mas devemos ser capazes de gerí-lo.

Durante toda a entrevista de trabalho, e especialmente quando te formulem esta pergunta, deves estar mais que preparado e transmitir confiança. Não baixes o olhar nem mudes constantemente de postura. O entrevistador deve ver que estás realmente seguro do que estás a dizer. Se o conseguires, cumprirás grande parte do trabalho. Ninguém se convence perante uma pessoa que não esteja segura de si mesma nem sabe tirar todo o seu potencial, daí a importância de deixar a timidez de lado e incluir a tua melhor atitude. A atitude que mantenhas durante a entrevista de trabalho pode ser a tua maior vantagem competitiva. Assim, guarda a tua timidez, controla os nervos e demonstra segurança: tu vales muito.

Demonstra o teu potencial 

Agora é o momento de demonstrar as tuas capacidades, atitude e todo o potencial que tens para o posto de trabalho oferecido. E dizemos demonstrar porque não só deves mencionar os motivos pelos quais te deveriam contratar, como dar exemplos práticos dos mesmos, para ganhar maior credibilidade diante do entrevistador e destacar a nossa candidatura em relação à dos outros candidatos.

Para isso, dispõe de tempo (mais ao menos, mas tira algum tempo) para preparar esta resposta que pode ser crucial para a tua contratação.  Revê a tua experiência profissional, a tua formação, as tuas capacidades, idiomas e outra informação que possa ser relevante sobre ti enquanto profissional. A seguir, revê a oferta de trabalho e, como nas melhores ofertas de viagens, pesquisa, encontra e compara.

O que mais destaca a empresa sobre o perfil do candidato? Qual o requesito que mais se repete na oferta? Ou aquele que aperece sublinhado ou marcado em negrito? Esses conhecimentos, capacidades ou pontos fortes serão o teu ponto de partida. Certamente que te destacas em algo em concreto, desta forma aproveita e exemplifica com experiências, atividades ou projetos que tenhas realizado anteriormente.

Por fim , não te esqueças que a tua ambição soma mais pontos que todo o teu currículo. Se realmente te interessa o posto de trabalho, mostra entusiasmo e demonstra todo o teu potencial.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *