6 tipos de profissionais de RRHH. Em qual se encaixa?

Não é segredo que o bom funcionamento de uma empresa reside no talento que forma parte dela. Por isso se debate o correto desempenho dos profissionais de recursos humanos. Quem ocupa esta função deve trabalhar de forma a encontrar,  gerir e reter os trabalhadores da empresa.

A liderança é uma das aptidões mais valorizadas num profissional, especialmente para os recursos humanos. A capacidade para liderar e gerir a sua equipa afetará em grande medida, a concretização dos objetivos empresariais.

Como todos os profissionais, estes têm um estilo de trabalho marcado pela sua personalidade e pelas suas capacidades. Assim, deparamo-nos com 6 tipos de profissionais de RRHH . Em qual se encaixa?

O intimidador

O profissional definido como “intimidador” é um dos mais gera conflito, uma vez que não aposta numa liderança positiva . É um responsável de equipa que se rege por assustar e intimidar os trabalhadores. Esta prática é completamente desaconselhável, uma vez que, não traz nenhum benefício para a empresa. Antes pelo contrário, faz com que os empregados trabalhem de forma monótona e sobre pressão. Consequentemente, não permite à empresa sair da sua zona de conforto, inovar e evoluir.

No que diz respeito às entrevistas de trabalho, o “intiminador” não permite que os candidatos se expressem com liberdade. Desta forma, não se chega a conhecer o verdadeiro talento que os candidatos podem aportar à organização.

tipos de profesionales de los RRHH

O amigo

Em sentido contrário ao anterior, o profissional “amigo” leva o seu trabalho para o campo pessoal.  Este tenta criar relações informais entre os trabalhadores de forma a promover o trabalho em equipa. Este profissional permite a partilha de novas ideias, fomenta a produtividade e promove um bom ambiente de trabalho. No entanto, é importante não perder de vista o equilíbrio e gerir a equipa com amabilidade, mas também, com profissionalismo.

Por outro lado, o “amigo” permite que os candidatos relaxem numa entrevista de trabalho, se expressem com facilidade e aumentem a sua vontade de se juntar à equipa e, consequentemente, permanecer na empresa.

tipos de profesionales de los RRHH

O perfecionista

Os profissionais denominados “perfecionistas” procuram trabalhar em todos os projetos para se assegurar que tudo corre na perfeição. Devido à sua personalidade, para estes é difícil trabalhar em equipa ou delegar tarefas a outras pessoas. Este tipo de gestão pode criar conflitos, tensão ou irritabilidade entre os empregados. No entanto, o seu foco no detalhe permite aos trabalhadores conhecerem os aspetos em que podem melhorar.

Quanto à captação de talentos, o entrevistador perfecionista tem dificuldades para selecionar o candidato adequado. Geralmente, realiza uma infinidade de perguntas para chegar aos mais pequenos detalhes. Isto impede captar talento com rapidez e, consequentemente, retarda os processos.

O ausente

Contrariamente ao anterior, o profissional “ausente” dá total liberdade aos trabalhadores. A sua ausência no trabalho dificulta a comunicação entre os empregados e facilita o aparecimento de problemas no desenvolvimento de projetos. Ainda que alguma independência seja positiva e apreciada pelos trabalhadores (nomeadamente, os millennials), um profissional de RRHH deve aprender a liderar a sua equipa. Assim, deve ser capaz de marcar as directrizes para que os trabalhadores possam desenvolver a sua atividade corretamente.

Por outro lado, o recrutador “ausente” dificulta a captação adequada, uma vez que não questiona os currículos dos candidatos. Normalmente, este profissional realiza a seleção com maior rapidez, o que provoca, também, uma maior rotação na empresa.

tipos de profesionales de los RRHH

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *