Employer branding: A sua marca atrai os profissionais?

O employer branding, ou marca do empregador, converteu-se numa das principais tendências de Recursos Humanos. Mas, será que empresas turísticas sabem criar estratégias efetivas para melhorar a sua imagem de marca como empregador? A Turijobs, especialista em employer branding, dá-lhe 5 conselhos:

#1 Defina onde quer chegar

O primeiro passo para trabalhar o employer branding do seu negócio é criar uma estratégia. Defina os objetivos dessa estratégia (onde quer chegar) e identifique as melhoras a realizar. Para que realmente alcance esses objetivos necessita seguir um caminho. Para ele, é necessário criar um plano de ações, que irá conter ações concretas.

Com toda esta informação, chegou o momento de pôr em prática a sua estratégia. Por último, de forma periódica deve avaliar os resultados e realizar as alterações que considerar oportunas para melhorar a sua estratégia de employer branding. Trata-se de um trabalho de melhora continua que, geralmente, começará a mostrar os seus benefícios a medio prazo.

#2 Que faz da sua empresa única?

Todos os negócios (seja um restaurante, um hotel ou uma agência de viagens) tem um nome e, portanto, uma marca própria. Por detrás dessa marca há valores implícitos, uma maneira de fazer, em suma, uma identidade. Nesse sentido, é essencial realizar uma análise de “introspeção” dentro da própria empresa que ajude a responder a algumas perguntas básicas:

  • Porque é interessante trabalhar na minha empresa?
  • Que pensam os empregados sobre ela?
  • Porque motivos os meus ex-empregados sairam da empresa?
  • Escuto os meus empregados como deveria? Preocupo-me com a sua felicidade dentro da empresa?

#3 Sua web, os seus princípios

Não há dúvida que a página web continua a ser a carta de apresentação de qualquer negócio (contenha ou não uma secção de emprego própria). A página web tem que respirar a personalidade da marca, além de mostrar os seus produtos ou serviços.

Algumas perguntas pertinentes para analisar a nossa página web ou secção de emprego são:

  • O meu site reflete os valores da marca e a  cultura da empresa?
  • Verifico os textos de forma periódica para adaptar-me às novas necessidades de talento?
  • Dispõem os candidatos de toda a informação necessária antes de se inscrevrem a uma oferta de trabalho?

#4 E as redes sociais?

Muitos dos futuros empregados vão conhecer as nossas ofertas de trabalho através de redes sociais como o Facebook, Twitter ou LinkedIn.

Por isso, os perfis sociais da sua marca devem estar sempre ativos, seguir uma linha gráfica de acordo com a marca, e partilhar conteúdo relevante.

Um bom candidato não só irá consultar a página web da empresa, como provavelmente irá procurar informação sobre a mesma no Google. Desta forma, torna-se fundamental, realizar uma escuta ativa sobre a nossa marca e responder às seguintes questões:

  • O que dizem as primeiras páginas de resultados do Google sobre a minha empresa?
  • Tem uma boa reputação online? Ou, pelo contrário, fala-se negativamente da sua gestão de equipa?

#5 Alie-se ao departamento de Marketing

Se há uma equipa com a qual deve unir esforços, é a equipa de Marketing. Eles conhecem na perfeição o comportamento dos usuários que visitam a sua página web ou bolsa de emprego, as “zonas quentes” da sua web, o seu posicionamento orgânico, o rácio de conversão de currículos, entre outros. Por esse motivo, torna-se indespensável partilhar com eles a estratégia de employer branding e as necessidades de marketing que tem. Algumas das perguntas pertinentes que se deve conhecer nesse sentido são:

  • Que resultados aparece quando procuramos na rede a combinação de palavras “trabalhar em nomedasuaempresa”? Quem está por trás desses comentários? É possível potenciar os comentários positivos e canalizar os negativos?
  • Podemos melhorar o posicionamento e a usabilidade da página corporativa destinada a captar currículos de candidatos?
  • Que ações online (campanhas em redes sociais, emailings,…) podemos levar a cabo para melhorar a nossa imagem de marca como empregador?

Conclusões

Em suma, o mais importante para melhorar o nosso employer branding é desenhar uma estratégia interna que una todos os departamentos implicados, melhorar a comunicação com os candidatos e realizar uma escuta ativa de todos os fatores que podem influir na nossa imagem como recrutadores de talento.

Se ainda não sabe como criar a melhor estratégia de employer branding para o seu negócio, a Turijobs pode ajudar a identificar que caminho seguir para melhorar a sua imagem de marca como empregador com o mínimo esforço possível. Contacta-nos!

 

Alberto Jiménez

Communications & PR Executive

www.turijobs.pt 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *