Os diferentes perfis profissionais e como trabalhar com cada um deles

Os diferentes perfis profissionais e como trabalhar com cada um deles

O ambiente de trabalho e de equipa é um dos fatores determinantes no momento de escolher uma ou outra oportunidade laboral. Todos nós desejamos fazer parte de uma equipa onde nos sintamos integrados, respeitados e onde haja um “bom ambiente”, o que aumenta em parte a nossa vontade de ir trabalhar e começar a segunda-feira com um sorriso na cara.

É importante ter em conta, não só as habilidades técnicas e profissionais, mas também o seu modo de estar socialmente, são fatores que influenciam o processo de seleção.

Existem estudos que mostram que contratar uma pessoa incorreta, que transmita uma energia negativa, pode afetar a produtividade de toda a equipa, mas como é possível evitar isto? É possível identificarmos diferentes perfis e potenciar cada um deles?

Neste post vamos identificar diferentes perfis que certamente identificas na tua equipa, bem como dar alguns conselhos de como gerir todos estes perfis para que tenham unicamente um impacto positivo na equipa.

Tipos de perfis profissionais dentro de uma equipa

Os perfis negativos e tóxicos

Infelizmente, todos nós já tivemos a experiência de trabalhar com alguém que não era o melhor colega de trabalho, quer seja pela sua atitude abusadora, negativa ou manipuladora, o trabalho com este tipo de pessoas pode ser transformado num verdadeiro pesadelo. Um estudo realizado recentemente por Fierce Inc, indica que cerca de 4 em 5 funcionários tiveram a experiência de trabalhar com um colega de  trabalho que se pode considerar tóxico, uma vez que estes têm um enorme poder de influenciar as emoções de toda a equipa, podendo afetar a motivação geral da equipa e até mesmo a sua produtividade. Um estudo de Harvard Business School realizado com 60.000 empregados, indica que a qualidade de trabalho diminuiu cerca de 385 nos últimos tempos.

Quem são:

  • O “egocêntrico”, aquela pessoa com a qual sempre que tentas encontrar uma solução, pensa que a sua ideia é a melhor ou que nunca aceita sugestões ou conselhos e que, na verdade não quer e não gosta de ouvir a opinião da sua equipa. De tanto cansaço e desmotivação perante uma personalidade destas, acabas por dar-lhe razão. Sendo que o único ponto positivo é que poupas energia e tempo.
  • O “coscuvelheiro” é sempre difícil controlar aquilo que as pessoas dizem e a verdade é que cada uma delas pode dizer aquilo que lhe apeteça, no entanto tem de ter sempre uma base de respeito e ter em atenção os sentimentos dos companheiros de trabalho. Esta é a pessoa que opina sobre tudo e todos e que, no final acaba por tirar conclusões precipitadas e falsas.
  • O “queixoso”, “isto não são condições”, “não suporto o Mário”, “estou mesmo cansado deste trabalho”, ou seja, neste tipo de perfil apenas encontramos problemas  e nenhuma solução ou ação positiva.

Como é possível gerir estes perfis: 

Apesar de “despedir” este tipo de funcionários parecer a opção mais acertada e a mais fácil, o segredo para solucionar o problema é aprender a fazer uma correta gestão dos perfis:

  • Incluir nos processos de seleção um teste de personalidade para saber as atitudes e reações do candidato perante diferentes situações  e como seria a sua relação com outro tipo de perfis. No final deste post, irás encontrar um exemplo divertido!
  • Marca uma ética de trabalho bem definida e onde não restem dúvidas sobre o espírito da empresa, promovendo igualmente uma competitividade saudável.
  • Mantém a calma, respira e conta até três. Aceita os comentários e tenta igualmente que as más energias não te afetem. O ideal é poupares as tuas energias e forças para alcançares os teus objetivos e motivares a equipa.
  • A comunicação é fundamental! De qualquer modo, este tipo de feedback deve ser transmitido em privado e nunca deves reprimir um comportamento desprotositado, em frente a todos os elementos da equipa. Um bom líder nunca alimenta um ambiente negativo!
  • Transforma algo negativo em algo positivo. Apesar da sua atitude negativa, o profissional tem certamente capacidades brilhantes pelas quais foi contratado.Como manager deves encontrar um modo no qual, este trabalhador utilize esta negatividade para alcançar os seus objetivos, sem que tenha de prejudicar os seus companheiros de tarbalho.
  • Sê intuitivo e utiliza a tua inteligência emocional para lidar com estes perfis. Todos nós somos pessoas e  normalmente este tipo de atitudes tem uma justificação por detrás.

Os perfis profissionais positivos e aqueles que sempre mantêm harmonia na equipa

Felizmente numa equipa existem normalmente aqueles colaboradores que são proativos e inspiradores. Têm energia e são funcionários que se esforçam para que a equipa se sinta motivada e animada.

Quem são:

  • O “Líder”, aquele que toma as responsabilidade e que mantém a equipa motivada e a cumprir com as suas obrigações. Normalmente esta pessoa tem grandes dotes comunicativos e uma grande capacidade de transmitir as suas ideias de um modo claro e efetivo. Tem igualmente uma grande confiança nas suas capacidades, uma espírito resolutivo e eficaz.
  • O “Aventureiro”, é criativo e propõe ideias inovadoras e muitas vezes arriscadas. Com a sua atitude alegre, anima os outros elementos da equipa  e ajuda estes a estarem unidos para alcançarem os objetivos de grupo e a divertirem-se ao mesmo tempo que trabalham.
  • O “Perfecionista”, esta personalidade é muito atenta aos detalhes e é um elemento fundamental para que as ideais do “aventureiro” ou do “líder” se implementem sem erros. Estes são perfeitos para a organização e planificação de projetos (e é a esta pessoa que deves pedir as páginas mais organizadas de excel).
  • O “Raio de Sol”, é a pessoa que está sempre com um sorriso na cara  e que se preocupa por manter a equipa feliz, ajudar os colegas e organizar atividades para toda a equipa. Para além disso, nos momentos de grande pressão, este perfil tem uma grande capacidade resolutiva  e tem sempre sugestões e alternativas para os problemas. Para eles nada é impossível!

Como gerir estes perfis e fazer com que estes brilhem: 

  • Para identificar estes perfis e potenciá-los, primeiro tens de ser consciente dos teus próprios limites como manager e identificar quais os membros que são bons nessa área. Delega algumas tarefas e aplaude as conquistas da tua equipa.
  • Dedica tempo do teu dia à tua equipa, entende os diferentes modos de trabalhar de cada um dos elementos e  alcançar os seus objetivos e estuda possíveis formas de melhorar o seu desempenho.  Mantém-nos motivados e faz com que as suas atividades e competências sejas valorizadas.
  • Disponibiliza algum tempo para que se dediquem a atividades que não são necessariamente relacionadas com o trabalho , mas que a longo prazo terão um impacto positivo no seu despempenho profissional: tempo para praticar um desporto, tempo para ler ou para meditar (o que pode ajudar a lidar melhor com o stress e a ganhar algum equilíbrio). Estas atividades extra fazem também com que os funcionários se sintam valorizados enquanto pessoas e não se sintam como “máquinas de trabalho”.
  • Confia neles e da-lhes flexibilidade. Deixa que sejam eles a gerir o seu tempo, desde que cumpram sempre os seus objetivos.
  • Utiliza novamente a tua inteligência emocional. Por exemplo, um perfil perfecionista pode ser introvertido ou extrovertido. Delega as tarefas mais comunicativas à pessoa mais extrovertida e deixa o perfil introvertido realizar as suas tarefas de um modo natural.

Na diversidade estão as equipas inovadoras, produtivas e motivadas. 

Conhecer as personalidades da tua equipa é muito importante para saber como manter a sua motivação e dedicação à empresa. Uma equipa com uma grande variedade de personalidades, mas com o mesmo espírito e os mesmos objetivos é o segredo para manter um ambiente produtivo e enriquecedor. Diferentes visões no momento de lidar com os objetivos e projetos, é realmente enriquecedor para a empresa e a chave para a sua progressão e sucesso.  Gostavas de saber qual é a tua personalidade? Faz o nosso questionário e descobre mais!

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *