Como podem os candidatos atuar numa entrevista de grupo?

A entrevista é para quase todas as pessoas um breve momento, mas que parece uma eternidade  e por sua vez insuficiente, uma vez que quase todos os teus conhecimentos e tudo aquilo que tinhas preparado passa para segundo plano. É neste momento que há uma mistura de nervos, angustia, bem como uma autoanalise e consequente autocrítica.

Todas as anteriores sensações se acentuam se acrescentarmos a este momento a pressão dos olhares atentos de todos os outros candidatos que têm extamente o mesmo objetivo que tu. Quando uma empresa nos contacta para organizar uma entrevista. poucas pessoas pensam que há a possibilidade de que esta reunião seja partilhada com a atenção da “concorrência”, isto é, de outros candidatos.

As entrevistas de grupo começam a ser algo normal para muitas empresas e quando estamos à procura de um emprego e participamos em vários processos de seleção, é muito possível que em algum momento temos de fazer uma entrevista que, à partida, parece um pesadelo, mas que na verdade e quando preparada previamente, pode ser superada com muito êxito.

As dinâmicas de grupo consistem em entrevistar mais do que um candidato ao mesmo tempo, deixando transparecer as competências e habilidades de cada um, sendo que em neste tipo de entrevistas, a atenção não está focada unicamente numa pessoa. O objetivo deste tipo de entrevistas é identificar quais os candidatos que se destacam mais no grupo. Recorda que a palavra grupo significa um conjunto de pessoas, deste modo, o entrevistador procura habilidades de trabalho em equipa e avalia as competências interpessoais, bem como a comunicação e a liderança.

Quando chegar a hora… Vai preparado com estes conselhos. 

  • Estuda e investiga a empresa antes da entrevista. Deste modo, irás destacar a tua presença de um modo positivo, como um candidato com interesse e dedicação
  • Estar atento ao estilo comunicativo do entrevistador e usar o mesmo tom que ele, quer seja formal ou informal.
  • A sinceridade é um fator muito importante, bem como a naturalidade e a fluidez. Lembra que as sensações que transmites são um dos segredos neste tipo de situações.
  • Pensa antes de falares e expressar as tuas ideias de uma maneira relaxada e natural e não de um modo exibicionista.
  • Não faças comparações com outros candidatos de um modo negativo, mas sim aproveita para argumentar e deixar que percebam as tuas ideias de uma forma mais clara (quer partilhes ou não da ideia dos outros candidatos), mas nunca sobrevalorizes a tua oponião.. Aprender a ouvir é fundamental, pois não se trata de um monólogo!
  • Não queiras ser sempre o primeiro a responder, espera que o entrevistador acabe de formular a pergunta e que faça uma pausa.
  • Nunca é demasiado levares uma cópia do teu currículo! Cumprimenta todas as pessoas presentes, tal como os entrevistadores e os outros candidatos, mesmo que estes últimos sejam concorrência, a educação é uma arma muito poderosa e apreciada no mundo laboral.

Não te esqueças que o mais importante é seres tu mesmo e se és o candidato ideal para a empresa, é por aquilo que realmente és e não por aquilo que mostraste ser para te encaixares na posição.

O que esperam de ti enquanto candidato? 

  • Capacidade de ouvir os outros
  • Que sejas uma pessoa ativa e participativa, mas sem seres “o centro das atenções”
  • Que tenhas respeito pelas opiniões contrárias
  • Que as tuas opiniões sejam baseadas em argumentos válidos e estruturados
  • Capacidades comunicativas  e uma boa relação com as outras pessoas
  • Uma linguagem corporal e verbal correta e adequada para cada situação

Não cometas o erro de pensar que tens de “brilhar” mais que os outros candidatos!

Transmite a melhor versão de ti mesmo, pois o processo de entrevistas é demorado e pode até ser muito desmotivador. Com uma atitude ativa e otimista, conjugada com uma versão tua na qual és quem realmente és, podes alcançar todos os objetivos que realmente desejas. E não te esqueças que o segredo para uma entrevista bem sucedida, quer seja individual ou de grupo, é uma boa preparação e MUITA CONFIANÇA!!!

Leer más:

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *