Sala, cozinha e recepção geram 56% de emprego no setor do turismo em Portugal

Portugal é um destino turístico em ascensão e foi eleito o Melhor Destino do Mundo pelos World Travel Awards pelo segundo ano consecutivo. A sua cultura, a sua arquitetura, as suas praias e as suas opções mais urbanas, Lisboa e Porto, fazem deste país um dos locais mais desejados.

Essa crescente popularidade tornou o setor de turismo um dos principais motores da economia do país, sendo um fator chave na recuperação económica e na criação de novos empregos.

Com a publicação do último Relatório de Emprego do 2º Trimestre de 2019, procuramos analisar em detalhe a procura e oferta deste setor.

Sala, cozinha e receção são as áreas que geram mais emprego

A área que mais gerou empregos no segundo trimestre é Sala, que se mantém líder na criação de emprego no setor turístico com 23.69% do total de ofertas. Segue de perto Cozinha, outro setor da hotelaria, com 16.60% de ofertas. Completa o ranking as áreas de Recepção (15.60%), Comercial (7.36%) y Atenção ao cliente (6.42%).

Não é uma surpresa que cozinha esteja no top 3 de áreas com maior crescimento no país. A gastronomia é uma das maiores tentações que poucos turistas podem resistir. O rei é o Bacalhau à Brás e os seus cafés bem fortes ou Bicassão conhecidos em todo o mundo.


Por parte dos candidatos, a área mais procurada é Receção, com 30.61% dos profissionais. Seguem as áreas de Sala (15.82%),Cozinha (7.79%) e Agência de Viagens (7.78%).

Mais uma vez, Lisboa encabeça a lista de cidades portuguesas com maior número de ofertas de trabalho

Segundo estudo, o maior volume de vagas se encontra em Lisboa (47.36%) e seguem de longe, Porto (20.43%) e Faro (20.12%).

A capital portuguesa segue sendo a favorita dos turistas, e porque a cidade é muito mais do que os seus famosos elétricos e miradouros: a parte monumental de Belém, os seus bairros medievais, as zonas de ócio contemporâneas e as suas vibrações boêmias convertem Lisboa num destino único.

A importância de viajar por trabalho, um aspecto chave entre os jovens profissionais.

Em relação ao candidato, cada vez são mais os que mostram disponibilidade de mudança.

Assim como as gerações anteriores preferiam a estabilidade ou o salário como fatores chaves para escolher um trabalho ou outro, para os empregados millennials e a geração Z, a possibilidad de viajar por temas profissionais é um fator cada vez mais valorizado.

32.66% dos profissionais afirmam estar interessados em oportunidades internacionais e 20.29% em oportunidades europeias.

Os professionais do setor turístico estão cada vez mais formados e qualificados.

A concorrência que existe no setor faz com que as empresas cada vez sejam mais exigentes. Consequência disso é o aumento progressivo que se vive entre os empregados.

53% dos candidatos que buscam emprego possuem estudos superiores em turismo e hotelaria, comparado a 1% que carece de formação.

O impacto da tecnologia sobre as profissões e a busca de emprego.

A Internet afetou o modo como se viaja, e isto trouxe consequências no tipo de perfis procurados. Agora as empresas do setor buscam perfis mais especializados como profissionais de marketing e comunicação, gestores de eventos, diretores de vendas e perfis de gestão e direção hoteleira.

Para responder a esta nova tendência, as empresas de seleção também estão a redefinir seus serviços. Turijobs relançou a sua divisão TH Professional Search, a consultoria de recursos humanos referência no setor turístico especializada em perfis Middle Management e Executivos.

Para a elaboração deste relatório foram utilizadas fontes internas da Turijobs que, sendo um agente activo do setor, tem uma visão global e real sobre a situação do mercado profissional no setor. Actualmente, Turijobs Portugal conta com mais de 5.400 empresas e mais de 170.000 candidatos registados.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *