Trabalhar sem experiência? Sim, é possível

Já estás preparado para começar a tua vida laboral e surge a típica pergunta: e agora, por onde começo? Começar uma rotina de trabalho pode ser mais ou menos difícil dependendo das capacidades de cada pessoa, no entanto para chegar até este ponto primeiro tens de encontrar o primeiro emprego. Esta tarefa pode ser complicada segundo as tuas aspirações, o tipo de trabalho que procures e a zona em que preferes trabalhar.

Uma das dificuldades é que ninguém te ensina a procurar emprego; por exemplo, na universidade não há nenhuma disciplina sobre esta capacidade básica da vida e portanto o único que vais receber são conselhos de amigos e/ou familiares influenciados pela sua experiência pessoal. Por isso, neste artigo mostramos-te, de maneira objetiva, a problemática de conseguir emprego sem experiência e damos-te alguns conselhos para que consigas o teu primeiro emprego o antes possível.

Os problemas para encontrar o primeiro emprego

Na hora de procurar o primeiro emprego todos os candidatos se queixam do mesmo: exigências que não se ajustam à realidade. É muito raro que numa oferta de emprego não se exija experiência mínima de “x” anos ou meses, ou que se especifique o que se “valoriza-se positivamente qualquer experiência prévia”. Este é o grande inconveniente de procurar trabalhos sem experiência, na verdade, parece que todos nascemos ensinados uma vez que pedem experiência para tudo.

No entanto, não desanimes. Todos estivemos na mesma situação e também aprendemos com os nossos erros.  A tua vantagem é que na atualidade tens mais recursos à tua disposição, como o artigo que estás a ler agora mesmo e , portanto, mais possibilidades de conseguires um primeiro emprego de que gostes, ainda que não tenhas experiência. Na última secção daremos-te alguns conselhos para que consigas o teu primeiro trabalho sem experiência, mas antes deverás decidir algo muito importante…

Trabalho em regime de tempo completo ou tempo parcial?

Dependendo da tua situação pessoal, o primeiro que terás que decidir é se necessitas de um trabalho a tempo inteiro ou parcial. Para tomar uma decisão adequada deverás ter em conta vários fatores. Por xemplo, se estás a estudar na universisdade e queres dinheiro extra para pagar os teus caprichos, um trabalho a tempo parcial pode ser ideal durante o decorrer do curso, ou se durante as férias de verão queres ganhar mais dinheiro podes trabalhar num sem fim de trabalhos relacionados com o turismo.

Agora, se a tua ideia é começar em pleno a tua vida laboral porque já terminaste os teus estudos ou já não queres continuar a estudar, o mais conveniente é solicitar unicamente trabalhos de tempo completo ainda que não tenhas a experiência que te exigem.

Conselhos para encontrar trabalho sem experiência

Passemos da teoria à prática para que possas conseguir o teu primeiro emprego rapidamente:

  • Fazer uma lista:

Se acabaste a etapa de escolarização obrigatória ou licenciatura e não tens nenhuma formação adicional para completar, é conveniente que faças uma lista com os trabalhos que te parecem mais atrativos ordenados do melhor ao pior. Se acabas de terminar a universidade, o melhor é que comeces a pôr de parte os empregos a tempo parcial e temporais e começas a focar-te unicamente em trabalhos relacionados com os teus estudos. Neste último caso, podes fazer uma lista com as cidades e/ou países nos quais gostarias de trabalhar e que empresas relacionadas com o teu setor se encontram nesses lugares.

  • Bolsas de estudo/investigação e estágios em empresas:

Qualquer destas opções podem ser uma boa alternativa se se torna complicado encontrar trabalhos que não exijam experiência. Normalmente as bolsas de estudo/investigação e estágios em empresas estão dirigidas a profissionais relacionados com o ensino superior. A vantagem é que começarás a trabalhar no setor para o qual estás mais preparado(a) e esta esperiência dará-te muitos pontos para encontrares um emprego melhor no futuro. A desvantagem é que muitas empresas aproveitam a situação e oferecem uma remuneração económica deficiente ou inclusive nenhuma.

  • Elaboração do currículo:

Isto é fundamental e deves prestar muita atenção. Deves ser preciso e conciso e não expandir mais de uma página. Na secção relacionada com a experiência podes pôr bolsas de estudo/investigação ou estágios que realizaste, ou inclusive alguma experiência de voluntariado relacionada com o trabalho a que te vais candidatar.  A foto é opcional, o principal é escolher um desenho e fonte de letra adequada e que toda a informação se apresente de maneira organizada, isto dirá muito de ti. Se for possível, antes de enviá-lo, pede a alguém da tua confiança que lhe dê uma olhada para evitar qualquer erro ou confusão.

  • Uso das novas tecnologias:

Quando tenhas o teu currículo preparado, a maneira mais fácil de encontrar um trabalho sem experiência é através da internet. Existe uma grande quantidade de plataformas digitais especializadas neste âmbito. Tudo o que terás que fazer é criar o teu próprio perfil (o mais profissional possível), anexar o currículo e começar a solicitar trabalhos que se ajustem ao que queres.

  • Preparação para a entrevista:

Se já estás neste passo, parabéns, acabas de passar à fase mais complicada: que uma empresa se interesse pelo teu perfil. Provavelmente, no passo seguinte terás de ir a uma entrevista de trabalho (ou fazer uma videoconferência se o trabalho se encontra noutra cidade ou país). É fundamental que prepares adequadamente a tua entrevista preparando algumas perguntas tipicas, investigando sobre a empresa, ou escolhendo o vestuário adequado, cuidando da tua imagem e linguagem corporal, etc. Se não preparares a tua entrevista adequadamente, os restantes candidatos terão mais possibilidade que tu, especialmente se será o teu primeiro emprego.

  • Usa os teus contactos:

Cuidado, não estamos a falar de cunhas mas sim que averigues entre os teus amigos e/ou conhecidos se sabem de algum emprego relacionado com o que estás a procurar e que não ponha demasidas objeções por não ter experiência. Muitas pessoas concordam que esta é a melhor maneira de procurar emprego sem experiência e não perdes nada em tentar, certo?

  • Exige os teus direitos:

Ainda que vá ser o teu primeiro emprego e não tenhas experiência prévia, isto não siginifica que não possas trabalhar com as mesmas condições que o resto dos teus colegas. Exige sempre um contrato e lê-o antes de assiná-lo. Sobretudo, deves ver quais são as tuas responsabilidades, o salário, as férias, como pagam as horas extras (se for o caso), o horário laboral, a duração e a possibilidade de prolongar.

  • Não desistas:

Por último, tem em conta que encontrar um trabalho sem experiência pode ser uma tarefa complicada dependendo do setor no qual queres trabalhar. O mais provável é que ao princípio recebas muitas negas, mas não desistas porque isto é algo normal. Para entender melhor a situação, que farias se fosses tu que oferecesses o emprego, contratarias uma pessoa com ou sem experiência? Não desistas nem desesperes porque encontrar o teu primeiro emprego apenas será uma questão de tempo.

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *