O que fazer durante uma entrevista de trabalho

posted in: Candidatos | 0

A entrevista de trabalho é geralmente o passo prévio da integração laboral. Por isso é também em muitos casos um passo critico. Existem certas regras e dicas básicas que podem ajudar a melhorar significativamente o encontro.

Há algumas semanas atrás dissemos-te o que fazer antes de uma entrevista de emprego e demos-te algumas dicas para que pudesses ser bem-sucedido.

Muitos têm dúvidas sobre o que fazer durante uma entrevista de emprego, em consequência hoje no blog Turijobs decidimos compilar algumas orientações que vos ajudarão a superar com sucesso a entrevista:

que-hacer-durante-una-entrevista-de-trabajo

  • Boa presença: se não sabes o que vestir, opta por tradicional, é sempre uma opção aceitável.
  • Comunicação correta: é imprescindível um discurso fluído e também expor de forma clara as ideias. Além disso, tenta criar uma atmosfera mais ou menos relaxada, que obviamente não significa menos profissional.
  • Capacidade de autopromoção: saber vender-se destacando os pontos fortes é proporcionar o valor distintivo que a empresa procura. De esta forma entende-se a predisposição de aceitar a responsabilidade do emprego.

Em segundo lugar, deves convencer-te de que uma entrevista não é um exame que tens que aprovar. Não tentes responder “corretamente” às perguntas que te são colocadas, senão mostrar valor. Deixar de ser o próprio tende, mais cedo ou mais tarde, a ser prejudicial. Para isto deves ser honesto nas respostas e suficiente humilde em relação às capacidades que tenhas. Aceitar sem nervosismo as próprias limitações jogando com elas a teu favor. Conhecer as nossas fraquezas permite-nos alavancar os nossos pontos fortes.

Além dos pontos mais evidentes, no momento de avaliar um candidato, as empresas também têm em conta:

  • A versatilidade da pessoa: a capacidade de adaptação a situações, lugares e pessoas.
  • Independência e capacidade de autogestão.
  • Formação e prévias experiências laborais: embora pareça óbvio, o candidato deve adaptar-se ao posto. A entrevista pessoal permite comprovar se o que está escrito no papel é verdade.

Entrevistas internacionais

No momento de realizar entrevistas de trabalho em outros países devem-se ter em conta os fatores culturais, que podem ser tramposos. Deves informar-te com antecedência e preparar cuidadosamente todos os elementos.

  • O idioma pode ser um impedimento, de esta forma falar com fluência permite lidar com confiança a entrevista com o entrevistador.
  • Alterar o tom de voz, ajustando o volume e a tonalidade, já que a forma de expressar-se varia em todas a sociedades.
  • Limitar o senso de humor. Alguns comentários podem ser considerados ofensivos em algumas culturas.
  • Vestir de maneira o mais formal possível, já que os protocoles de vestimenta são diferentes em cada país.
  • Saber quando, e quando não responder a perguntas pessoais. É proibido por lei nos Estados Unidos, e não é bem visto em muitos outros países, colocar questões que podem ser consideradas discriminatórias ou politicamente incorretas.
  • Não se vender a si mesmo mais que o necessário, porque pode ser visto como falta de humildade ou nervosismo.

Em breve discutiremos mais em detalhe a questão das entrevistas internacionais de trabalho, por isso se tens perspetivas de desenvolver a tua carreira como profissional no estrangeiro recomendamos que estejas atento ao nosso blog.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *