Como preparar uma entrevista de trabalho: antes, durante e depois

posted in: Candidatos | 0

Conseguiste! Criaste um bom currículo, que chamou a atenção da empresa na qual desejas trabalhar e agora querem conhecer-te melhor, para estarem seguros que és o mlheor candidato para o posto de trabalho. Se estás prestes a realizar a tua primeira entrevista, é normal que estejas nervoso e que sintas uma certa inquietude por não saberes como deves te comportar; e se não é a primeira vez que passas por esta situação, sabes por experiências passadas que há sempre algo a melhorar.

Para que saibas como superar uma entrevista de trabalho com sucesso vamos dividir o processo em três fases (antes, durante e depois) e damos-te alguns conselhos práticos para que saibas o que deves dizer numa entrevista de trabalho, como deves ir vestido, o que tens de levar ou o que deverias fazer depois da entrevista de forma a aumentar as tuas possibilidades de ser contratado.

Ainda que toda a informação te possa servir para qualquer entrevista de trabalho, deves adaptar a tua preparação de acordo com o tipo de entrevista que vais realizar:

  • Entrevista presencial: Estas são as entrevistas mais comuns. No entanto, com a introdução das novas tecnologias e internet, atualmente, também se estão a popularizar outras entrevistas de trabalho. Cuida a tua imagem segundo o que se espera de ti no posto de trabalho e não te esqueças de levar certos materiais, que explicaremos mais à frente. Podes ser entrevistado por um ou vários recrutadores ou ter de a realizar junto a outros candidatos, mas deveriam comunicar-te previamente. O normal é que dure entre 15 a 30 minutos.
  • Entrevista por videoconferência: Se estás a considerar um emprego a partir de casa ou queres trabalhar noutro país ou numa região diferente do teu domicílio habitual, é provável que te ofereçam esta opção. É bastante conveniente para ambas as partes pela poupança ao nível dos custos que uma deslocação acarreta e, além disso, é possível marcar uma data com relativa facilidade mesmo que o candidato e o entrevistador se encontrem em diferentes zonas horárias. O grande inconveniente é que a linguagem corporal perde o seu protagonismo e o sucesso ou o fracasso  da entrevista é medido segundo as tuas respostas às questões. Cuida da tua imagem corporal e também o cenário que se vê por trás de ti na câmara para evitar uma situação incómoda.
  • Entrevista por telefone: Atualmente, este tipo de entrevista não é muito usual, no entanto é possível que tenhas que fazer uma pequena e rápida entrevista pelo telefone unicamente para confirmar que és um candidato adequado.

Vejamos agora como deves preparar uma entrevista de trabalho e que o podes fazer antes, durante e depois para ter sucesso.

Antes da entrevista de trabalho: Como te deves preparar antes do grande dia

A preparação prévia é uma das chaves para conseguir o posto de trabalho que tanto te interessa. Portanto, presta atenção aos conselhos que te damos a seguir:

  • Investiga a empresa: Recolhe tanta informação quanta que seja possível sobre a empresa onde queres trabalhar. Podes perguntar a amigos ou conhecidos, ou usar a grande fonte de informação moderna: a internet. Assegura-te que a filosofia da empresa se ajusta ao que tu pretendes, que tens possibilidade de crescimento, o horário laboral, se é possível trabalhar a partir de casa, se é uma franquia, se tem sucursais noutros países, quais são os serviços ou produtos que oferece, qual é o seu tipo de mercado, qual é o salário, quantos trabalhadores há, se colabora com outras empresas, se terás que realizar deslocações frequentes, se exige um certo tipo de vestuário, entre outros.
  • Dá uma vista de olhos nas redes sociais: As redes sociais podem dizer muito de uma empresa. Vê em que plataformas está presente, que tipo de publicações faz e como responde aos usuários.
  • Utiliza os serviços e/ou produtos da empresa: Para que tenhas um melhor conhecimento do que oferece a empresa, utiliza os seus serviços e/ou produtos.
  • Analisa o teu posto de trabalho: Seguramente sabes muito bem que se espera de ti, ainda assim, volta a rever os objetivos do posto de trabalho e que requisitos exige para cumprir adequadamente com todas as tuas responsabilidades.
  • Elabora e prepara uma lista de perguntas: É muito importante saber o que dizer numa entrevista de trabalho. Faz uma lista com todas as perguntas possíveis, relacionadas com a área profissional e pessoal, que te poderão fazer.  Relembra que te farão perguntas sobre a tua experiência, educação, capacidade para trabalhar em equipa, autonomia, idiomas, flexibilidade, remuneração económica, disponibilidade para viajar, pontos fortes e fracos, capacidade para trabalhar pela internet ou com certos dispositivos, entre outros. Elabora uma lista de 20 a 30 perguntas e escreve como gostarias de responder. Recorda que o principal é que sejas honesto, ainda que de vez em quando tenhas que decorar alguma informação. Uma vez que tenhas as perguntas e respostas, pratica-as com alguém da tua confiança; e se for alguém com experiência na área de recursos humanos, muito melhor. Além de te assegurares que não omites nenhuma informação importante, pratica o movimento das mãos, a posição do teu corpo, a tua expressividade facial, a entoação, o uso do vocabulário adequado, o teu sentido de humor, a rapidez com que falas, etc.
  • Escolhe o vestuário adequado: O sentido comum é muito importante neste ponto. Se queres trabalhar no setor da hotelaria, provavelmente não é necessário que te apresentes de fato e gravata, mas se o que pretendes é trabalhar num banco, um vestuário formal é o mais apropriado.  Cuida da tua imagem, mas também, não procures chamar a atenção. As empresas sabem que a imagem dos seus empregados é muito importante e procuram alguém que agrade no mercado de trabalho correspondente, não uma pessoa cuja roupa não esteja de acordo com o que os clientes esperam ver. Para muitas empresas o vestuário é muito importante, inclusive as empresas de telemarketing exigem um vestuário formal para criar um ambiente profissional de trabalho ainda que os empregados nunca estejam cara-a-cara com o público.
  • Leva cópias de documentos importantes: Não sabes quantas pessoas vão estar na entrevista ou se o entrevistador se esqueceu de levar algum documento importante. Por isso,  leva várias cópias da tua carta de referência, currículo, experiências no estrangeiro, etc.
  • Localiza o lugar da entrevista: Introduz a direção no teu telemóvel e planifica quanto tempo te demora a chegar. Também podes imprimir um mapa com as direções. Tem em consideração se vais em veículo próprio, transporte público ou a pé.  É sempre melhor chegar cedo que tarde; evita dar uma má impressão inicial.

Durante a entrevista de trabalho: o que dizer e como te deves comportar diante do entrevistador

  • Cumprimento inicial: Segue certas formalidades e deixa os abraços para outro momento. Cumprimenta com um aperto de mãos firme, olhando nos olhos do entrevistador e espera indicações para onde te deves dirigir. Neste momento, não fales mais do que o necessário, deixa que o entrevistador tome a liderança da situação.
  • Cuida da tua linguagem corporal:  Cuida da maneira como te sentas (com as pernas abertas ou cruzadas, com o corpo para a frente ou para trás) e como mexes com as mãos quando falas. A linguagem corporal, indicará ao entrevistador o teu nível de comodidade e nervosismo e confirmará a segurança e acertividade do teu discurso. Olha nos olhos do entrevistador, ainda que, de vez em quando, possas desviar o olhar por uns segundos.
  • Responde ao que te perguntam: Não te desvies das perguntas dando informação que não é necessária. Cada pergunta tem uma finalidade e se não respondes ao que se espera, o entrevistador não poderá reunir informação suficiente para poder tomar uma decisão.
  • Não realizes interrupções inapropriadas: É normal que estejas ancioso(a) por mostrar a todos os teus conhecimentos, mas escuta atentamente e espera que o entrevistador acabe de falar para dares a tua opinião. Também não fiques quieto a ouvir como uma planta, a inicitiva é algo que se valoriza na maioria dos trabalhos pelo que, de vez em quando, podes mostrar a tua liderança de uma maneira formal e, no momento adequado.
  • Aproveita para esclarecer as tuas dúvidas: Se, no final da entrevista te dão a oportunidade de fazer perguntas, aproveita esse momento. Além, de mostrar interesse pelo trabalho, também podes esclarecer qualquer dúvida que tenhas a respeito do posto de trabalho ou da empresa. O sentido comum é fundamental, não realizes perguntas incómodas ou desnecessárias, como por exemplo sobre a vida privada do entrevistador, cinge-te unicamente ao âmbito profissional.

 

Depois da entrevista de trabalho: que deverias fazer a seguir

  • Envia uma nota de agradecimento. Preferencialmente no dia seguinte (não o faças logo a seguir à entrevista) envia um email a todas as pessoas que se encarregaram de levar a cabo a tua entrevista para agradecer-lhes o tempo gasto a avaliar a possibilidade de te tornares parte da sua equipa de profissionais. O email deve ser curto e preciso e ter um tom amável e profissional. Lembra-te que já demonstras-te o que querias demonstrar na entrevista. Evita as chamadas telefónicas, uma vez que, muitos entrevistadores podem entender como uma maneira de pressão ou intrusão.

Se seguires todos estes conselhos de como preparar uma entrevista de trabalho terás muitas mais possibilidades de conseguir esse trabalho que tanto desejas. Se no final o lugar é teu, parabéns, conseguiste; se, pelo contrário, não foste o candidato escolhido, não te preocupes, haverá outras entrevistas. Analisa os erros que terás cometido para que, da próxima vez, estejas melhor preparado para a entrevista. Com preserverança e esforço, conseguirás certamente aquilo a que te propões.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *