Vantagens de trabalhar no setor turístico

posted in: Candidatos | 0

Talvez estejas a penar em mudar a tua carreira ou acabaste de terminar os teus estudos universitários e estás indeciso sobre que caminho seguir. Já pensaste trabalhar no setor turístico e hoteleiro? Neste post contamos como entrar neste diverso e maravilhoso setor, onde descobrir culturas, países e pessoas de todas as partes do mundo são o dia a dia.

Porquê trabalhar no setor turístico?

Espanha e Portugal são dos países favoritos dos turistas; as cidades como Madrid, Barcelona, Porto e Lisboa encontram-se usualmente no top 10 das cidades com maior procura na Europa, recebendo milhões de visitantes por ano. Graças ao crescente número de visitantes, o setor turístico é o que mais emprego gera, contando com uma grande diversidade de posições onde se adequam todo o tipo de perfis.

Se gostas de conhecer países e culturas, tens habilidades comunicativas e estás interessado/a em trabalhar num ambiente extremamente dinâmico, este pode ser o setor indicado!

  1. Grande disponibilidade de posições e espaço para crescer. Um dos pontos mais chamativos de trabalhar neste setor é a grande variedade de vertentes que oferece, desde trabalhar em resorts, a restaurantes ou assistente de bordo, … verticalmente, também oferece muitas possibilidades de crescimento. Desde logo, este é um setor onde o crescimento está assegurado e onde o aborrecimento é impossível.
  2. Setor com futuro. Como comentamos anteriormente, o turismo é um dos principais setores em Portugal. Cada vez recebemos mais turistas e isto reflete-se na procura de profissionais qualificados por parte das empresas para oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. Decidir que queres criar uma carreira profissional neste setor é deveras acertado. Não só pelas posições tradicionais do setor , mas porque com a transformação digital criou espaço para diferentes vagas nesta área.
  3. Viaja por todo o mundo. Se gostas de viajar e conhecer novas culturas é a tua paixão, o turismo é a tua área já que é transferível a qualquer país. Poderás trabalhar em qualquer parte do mundo que receba turistas e fazer o que mais gostas.

Estamos a viver uma autêntica transformação cultural, onde viajar tornou-se principal motivação. Isto, unido a um aumento dos voos a diferentes destinos a um preço mais competitivo.

Aptidões necessárias para trabalhar no setor turístico

Muitos destes trabalhos requerem que trabalhe diretamente com o público, logo as habilidades sociais e comunicativas são imprescindíveis: conseguir falar em diferentes idiomas é essencial para poder acolher turistas e fazer com que se sintam cómodos. Da mesma forma, ser educado e amável fará com que o teu serviço se destaque e aumente a satisfação do hóspede.   

Outras habilidades exigidas são a capacidade de trabalhar em equipa, a empatia e o empenho. Resumidamente, deves ter as capacidades que te ajudem a cumprir o principal objetivo: fazer com que os visitantes disfrutem da sua estadia e experiência.

Por último, mas não menos importante, é a vocação. É importante sentir paixão pelo turismo e gostar de trabalhar com pessoas para que consigas trabalhar sob pressão, disfrutes do teu trabalho e te sintas realizado.

Formação necessária para trabalhar no setor turístico

Formações profissionais ou universitárias são necessárias para optar por postos mais exigente. Também se valorizam as formações específicas.

Num mercado cada vez mais competitivo e profissionalizado, onde as tecnologias e comportamentos do turista mudam continuamente, é imprescindível te formares constantemente para que te destaques enquanto candidato e escolhas as melhores oportunidades.

A Turijobs conta com centenas de ofertas no setor turístico e hoteleiro. Vê todas as posições aquí. Regista-te, completa o teu perfil e dá início ao teu futuro enquanto profissional no setor turístico e hoteleiro.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.