Como eleger o melhor candidato para a sua empresa

Na Turijobs nunca nos cansamos de repetir que o talento é o principal ativo das empresas e a chave para o seu sucesso. Daí a necessidade de prestar atenção à seleção de pessoal que pomos na nossa empresa. Estamos convencidos que sabe aplicar uma boa estratégia de employer branding, que atraiu centenas de candidatos para o cargo que oferece, mas agora, sabe como eleger o melhor candidato?

Ainda que, ter múltiplas opções possa parecer uma vantagem, também pode converter-se num inconveniente, já que podemos não saber organizar os currículos de forma eficaz ou chegar a ter mais de um candidato adequado para trabalhar na nossa empresa. Consequentemente, devemos ser capazes de escolher entre todos, aquele trabalhador que se adapte perfeitamente ao posto e às funções que deve desempenhar. Desta forma, evitamos uma repetitiva rotação de pessoas, que a longo prazo pode significar uma grande perda de produtividade e uma grande custo para a empresa.

Conhece as 5 técnicas que farão com que se converta num profissional analítico e intuitivo e que irão permitir escolher o trabalhador mais adequado:

Carta de Apresentação

Alguma vez se deparou com a quantidade de informação sobre um candidato que pode conter uma carta de apresentação? Desde a forma como se expressa, a linguagem que utiliza, se conhece a gíria da profissão, as suas verdadeiras motivações, o seu nível de organização e prioridades, as suas habilidades e conhecimentos, o seu interesse segundo os dados que fornece… Seja analítico e investigue o que aporta cada palavra da sua carta. Tem mil e uma pista diante de si, só tem de aproveitá-las.

Se, pelo contrário, a candidatura do usuário não inclui uma carta de apresentação, tome-o como sinal de alerta. Parece que não está especialmente interessado na sua oferta de emprego, logo concentre-se nos restantes candidatos que se ajustam ao posto e que dedicaram parte do tempo em mostrar o seu interesse na sua organização.

Perguntas específicas

Realize perguntas específicas que ponham à prova os conhecimentos, habilidades e interesses do candidato. Deve aproveitar cada fase do processo de seleção, por isso, incorpore-as tanto na oferta de trabalho que publique como na entrevista de trabalho, pois servirá como filtro para eliminar os candidatos que não se ajustem ao posto de trabalho.

Por exemplo, na oferta de trabalho publicada pode perguntar aos candidatos o que mais os atrai na oferta de trabalho ou na empresa.

Uma vez na entrevista de trabalho, pode pôr à prova os candidatos com pequenos exercícios que certifiquem as suas habilidades. Ao não ter mais recursos que um papel e uma caneta saberá, seguramente, que realmente tem essas habilidades e não está a contar com ajuda externa.

Um conselho: repete a mesma pergunta na entrevista de trabalho. Desta forma, poderás comprovar se realmente tem as habilidades que escreveu no seu currícilo ou carta de apresentação.

Linguagem Corporal

Não subestime a importância da comunicação não verbal e observe como se comporta, se demonstra confiança, se está nervoso, como reage às perguntas… Mantém uma escuta ativa desde o início da entrevista para que não lhe escape nenhum detalhe. Observe, também, como se vestiu para a entrevista, se teve o cuidado de se adaptar às circunstâncias, ou se pelo contrário, não dedicou mais de 10 segundos a escolher a sua roupa para a ocasião.

Descarte os candidatos que ao longo da entrevista cruzam os  braços, “brincam” com algum objeto ou movem-se constantemente, pois estão aborrecidos ou não estão suficientemente interessados no posto de trabalho. Se, pelo contrário, o candidato faz perguntas sobre o posto de trabalho ou sobre a empresa, sorri e mostra profissionalismo, está diante de um profissional que, possivelmente, ficaria muito tempo na sua empresa.

Que se sinta confortável

É importante fazer com que o candidato se sinta confortável, durante todo o processo de seleção e permitir que se expresse livremente. Um candidato sob pressão não transmitirá mais do que o necessário, e dessa forma pode não se inteirar dos seus verdadeiros conhecimentos, preocupações ou opiniões. O seu bloqueio emocional não lhe permitirá dar respostas corretas e pode fazer com que perca um trabalhador realmente capacitado para o posto de trabalho.

Para avaliar corretamente o candidato, realize perguntas curtas, concisas e abertas. Assim estará a dar liberdade para o candidato expressar o que conhece, e até que ponto de detalhe. Por exemplo, é melhor perguntar que programas utilizaria para o posto de trabalho, em vez de perguntar se utilizaria o programa X, pois a resposta pode ser afirmativa e, dessa forma não o conhece realmente.

Comprova as referências

Para concluir a escolha do melhor candidato para a sua empresa, peça referências aos 2 ou 3 finalistas do processo de seleção que mais convenceram. Através dos seus anteriores trabalhos, poderá confrontar a informação que o candidato forneceu e comprovar que as suas experiências e aptidões são reais.

Pedir referências laborais é a forma mais útil e efetiva de escolher corretamente. É necessário pedir autorização ao candidato e o mais recomendável é obter a recomendação do seu superior direto, já que o candidato trabalhou diretamente com ele.

É importante que possamos obter uma opinião fiável e equilibrada do candidato. Por esse motivo, peça mais de uma referência (ou inclusive uma carta de recomendação, se tem) e obtenha uma visão geral da sua valia enquanto profisisonal.

Já está a um passo de chamar o candidato certo e incorporá-lo na sua equipa. Boa sorte!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *