Como aproveitar melhor as feiras de emprego?

Uma feira de emprego é um evento no qual se convocam empresas de um setor de negócio especifico e que procuram novos colaboradores e pessoas que procuram emprego. Para os candidatos, é uma oportunidade otima para reunir toda a informação e fazer com  que as empresas tenham interesse em ti, por outro lado para as empresas este tipo de eventos são muito eficazes para recrutar novos profissionais com talento.ferias de empleo

Aproveita de um modo positivo as feiras de emprego

Nas feiras de emprego (também conhecidas como forúm de emprego), os candidatos têm a oportunidade de fazer entrevistas com os recrutadores das empresas e entregar o seu currículo. Normalmente também costumam fazer sessões de orientação laborar durante estas feiras, o que permite conhecer mais profundamente as suas capacidades e habilidades na procura de emprego.

No decorrer deste artigo, vamos dar alguns conselhos úteis para participar em qualquer evento, forúm ou feira de emprego.

Selecciona quais as empresas que tens interesse 

Recomendamos que tenhas muito claro o teu perfil profissional e quais as empresas que pretendes abordar, antes de participares na feira de emprego. Os organizadores destas feiras normalmente entregam uma lista de empresas que estão presentes, bem como quais as ofertas que estão disponíveis. Tendo em atenção toda esta informação podes organizar melhor a tua participação na feira, tornando esta muito mais rentável para ti.

Recomendamos também que deves investigar previamente as empresas (setor, tamanho da empresa, área…), uma vez que durante as entrevistas os recrutadores podem fazer perguntas sobre a empresa.

Uma boa oportunidade para fazer novos contactos

As feiras de emprego oferecem uma oportunidade única para criar novos contactos profissionais no teu setor laboral, deste modo visitares os stands e falares com novas pessoas pode ajudar bastante a criar novos laços profissionais.

Recorda que os dados de contacto dos recrutadores e das pessoas que conheces na feira devem ser anotados e fáceis de encontrar, para que possas comunicar com elas em futuras oportunidades.

Manter uma atitude profissional é essencial

Chega ao evento com tempo e com uma imagem cuidada apra causar uma bao impressão no primeiro contato com as empresas. A imagem que passas inicialmente aos recrutadores, mesmo que não pareça, é um modo de te avaliarem. Cumprimenta com um aperto de mão e um sorriso, explicando a razão pela qual estás na feira e as tuas capacidades pelas quais deves ser contrato.

Quando vais a um evento deste tipo, deves estar consciente de que é possível que te fçam uma entrevista de trabalho. Mesmo que a entrevista seja rápida e breve, uma vez que a quantidade de candidatos é bastante grande, deves em poucas palavras e de um modo sintetizado, dar a conhecer o teu percurso profissional e a tua personalidade.

Atualiza o teu CV

Deves colocar no teu CV diversas empresas nas quais trabalhaste e actualizá-lo periodicamente. É muito importante que leves o teu currículo em formato fisíco e que adaptes a tua carta de motivação e CV a cada empresa.

Manter contacto com as empresas é o segredo!

Depois de alguns dias (não muitos) do evento, deves retomar contacto com os recrutadores e questionar se a vaga continua disponível, recordando o teu interesse e dedicação à oferta, É conveniente que envies também uma carta de agradecimento pelo tempo dedicado e reafirmar o teu interesse em colaborar com eles numa futura oportunidade.

Ler mais: 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *