Os cinco melhores exemplos de salário emocional

Os métodos para reter o melhor talento da empresa mudou e o dinheiro já não é o único motivo para consegui-lo. Qualquer empresa que esteja interessada em manter os seus trabalhadores deve oferecer outros incentivos para que os seus trabalhadores fiquem na empresa por mais tempo. A este tipo de ação chamamos salário emocional. salario emocional

O que é o salário emocional?

O salário emocional é uma modalidade de retribuição que se dá a um empregado, que incluem benefícios económicos. Este tipo de retribuição têm o objetivo de satisfazer as necessidades pessoais e profissionais do trabalhador, melhorando a sua qualidade de vida.

Trata-se de uma prática que as empresas utilizam para motivar e aproveitarem os talentos da empresa, bem como melhorar a visão que os trabalhadores têm da empresa e incentiva a que estes sejam promotores e divulgadores da própria empresa.

Deste modo, o salário emocional converte-se numa das chaves fundamentais para fidelizar o talento. Mas sabes como pode afetar o teu negócio?

Benefícios do salário emocional

As principais vantagens para as empresas que implementam o salário emocional entre os seus trabalhadores são:

  • Baixa rotatividade de trabalhadores
  • Menor gasto destinado à procura, captação e seleção de talentos
  • Diminuição do tempo dispensado em formação de novos colaboradores
  • Facilidade de captar e retenção dos talentos mais jovens
  • Baixo índice de ausências por parte dos trabalhadores
  • Equipa de trabalhadores preocupados e dedicados à empresa
  • Aumento da produtividade da empresa
  • E em consequência de tudo isto, um aumento da rentabilidade do negócio

salario emocional

Os cinco melhores exemplos 

  • Flexibilidade horária

Trata-se de uma iniciativa simples que é possível implementar nas empresas. Para além disso, é gratuita e trata-se de uma iniciativa simples de implementar para a empresa, gratuita e do interesse dos trabalhadores. Um horário flexível, é um horário no qual o trabalhador cumpre as horas previamente definidas no contrato, no entanto, sem horário fixo de entrada e saída.

Deste modo, os trabalhadores conseguem mais facilmente conciliar a vida pessoal e família com o seu trabalho, o que resulta numa maior produtividade para a empresa e um número reduzido de faltas por parte do trabalhador.

  • Home office

Cada vez mais as empresas implementam políticas de trabalho para os seus empregados. Esta política de teletrabalho consiste em permitir aos funcionários que trabalhem pontualmente a partir de casa, ou mesmo de um modo permanente, não sendo esta a situação mais comum.

Trata-se de uma prática que os trabalhadores valorizam especialmente uma vez que, para além de otimizar a vida pessoal e profissional, evita os gastos e tempo de transporte para o trabalho. Com plataformas como skype e algumas ferramentas de comunicação, o trabalho à distância não é um inconveniente para grande parte dos negócios.

  • Formação profissional

Um dos principais motivos para os trabalhadores mudarem de emprego é principalmente para melhorar e impulsionar o seu desenvolvimento profissional. Depois de alguns anos na empresa, por vezes estes sentem que já não estão a aprender nada de novo ou que precisam de novos objetivos, deste modo começam a desmotivar e a criar um sentimento de descontentamento.

Para evitar esta situação as empresas têm a possibilidade de criar planos de carreira profissional. Estes podem incluir palestras ou workshops nas próprias oficinas, a participação em cursos de formação para empregados ou a presença em eventos e congressos de interesse profissional. Paralelamente, os benefícios serão a favor da empresa, pois, dispõem de uma equipa mais formada e preparada para novos desafios.

  • Benifícios para a saúde (física e mental)

A saúde é outro fator muito importante para conseguir a felicidade dos trabalhadores. Cuidar da sua saúde, tanto física como mental, fará relaxar a mente e evitará o stress na equipa  Dependendo do tamanho da empresa, é possível implementar ações mais simples ou mais complexas. Por exemplo, promoções em ginásios, um parque para bicicletas para incentivar o seu uso como transporte para o trabalho, uma sala de jogos no escritório para desconectar, aulas de yoga coletivas, entre outros.

  • Benefícios sociais

Os benefícios sociais geram um impacto emocional aos trabalhadores e estes devem ser tomados em consideração para chegarem ao coração dos trabalhadores. Pensa em tudo aquilo que podes fazer pelos teus trabalhadores e mesmo pelas suas famílias.

Desde seguros, planos de reforma, ajudas para as escolas dos filhos dos colaboradores, tickets restaurantes, tickets de transportes, descontos em produtos e serviços, entre outros. Aproveita também para oferecer à tua equipa descontos em serviços da tua rede de clientes.

Sem dúvida que estas ações vão fazer a diferença na tua empresa!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *