Como dizer ao meu chefe que estou desmotivado?

posted in: Candidatos | 0

Estás desmotivado no teu trabalho?! Não és a primeira pessoa e de certeza não serás a última… Mas não te preocupes, acontece muitas vezes ao longo das nossas carreiras que perdemos a motivação pelo que fazemos, e isso pode ter origem em diversos factores. E a verdade é que, na maior parte dos casos, a nossa primeira reação passa por deixar esse trabalho e procurar uma alternativa. Mas essa não é a única nem a melhor opção: falar com o/a chefe sobre aquilo que mais te desmotiva é uma alternativa, porque juntos poderão trabalhar para conseguir uma solução que seja boa tanto para ti como para a empresa. De certeza que muitos de vocês agora estão a pensar “mas… Como vou dizer ao meu chefe que estou desmotivado no trabalho?! Vai-me mandar embora!”

É verdade que nem sempre é fácil comentar ao teu superior certos aspectos com os quais não estás contente no teu trabalho. Pensamos que se vão chatear e pior que isso, que nos vão ‘marcar’ e pôr-nos de lado. O nosso primeiro conselho é tentar não exagerar e não sofrer por antecipação. Se abordas o tema de forma profissional, com a devida justificação e com propostas e alternativas que ajudem a melhorar a situação, provavelmente apreciará que menciones o tema e inclusivamente respeitará o facto de seres proativo quando se trata de solucionar problemas. Se não estás confortável no teu trabalho, deixamos-te aquí alguns conselhos para falar sobre isso e solucioná-lo:

Não deixes que seja demasiado tarde

Não esperes demasiado tempo para dizer-lhe ao(à) teu(tua) chefe que estás desmotivado no trabalho, para que assim evites que estejas tão desgastado mentalmente que já nada nem ninguem te possa ajudar. Somos todos pessoas e é normal sentirmo-nos cansados, sem vontade ou desmotivados de vez em quando. O mais importante é falar sobre isso de forma honesta e nunca partindo de uma perspectiva ofensiva mas sim pedindo conselhos e apoio e monstrando sempre uma intenção de melhorar a situação.

Tem em conta que possivelmente o teu chefe não desconfie que tu te sintas assim. Apesar de que uma das funções dos superiores é manter os seus empregados motivados, aqui vamos focar-nos naquilo que podes fazer tu enquanto empregado. Não esperes que ele/a adivinhe sozinho que não estás contente, porque muitas vezes isso não acontece, assim que o melhor é ser proativo e expressá-lo de forma calma, educada e com razões sólidas para fazê-lo reparar na situação em que te encontras.

Para além disso, adoptar esta atitude vai demonstrar que és uma pessoa comprometida, a quem lhe importa o seu trabalho e que se esforça por procurar soluções para os problemas.

Tem atenção à linguagem que usas

O objetivo de dizer ao teu chefe que estás desmotivado no trabalho é procurar uma solução e aumentar a tua felicidade. Mantem a calma, sê profissional, ouve e não acuses ou levantes o tom de voz quando expresses o teu mal-estar. Não se trata de queixar-te ou atacar o teu chefe, mas sim de procurar soluções ou pedir conselhos para em conjunto verem como se pode melhorar a situação.

Da mesma forma, não ameaces que te vais embora ou que vais recorrer aos RH. Procura soluções em conjunto, porque caso contrário dificilmente chegarás a um consenso e é possível que o único prejudicado nessa situação sejas tu.

Procura outras opções dentro da equipa

Pode acontecer que, como estás há demasiado tempo a realizar as mesmas tarefas, estejas a entrar numa rutina monótona com a qual estejas a ficar desmotivado. Antes de pensar em desistir, fala com o teu chefe e pergunta-lhe se há a possibilidade de reorientar as tuas tarefas, se têm necessidade de pessoal noutro departamento que te desperte mais interesse e no qual acredites que possas acrescentar valor, etc… Muitas vezes uma nova oportunidade pode estar mais próxima do que imaginas: dentro da mesma empresa.

Demonstra uma atitude construtiva

Como comentamos no início, não se trata de queixar-se ou acusar outras pessoas pela tua falta de motivação, mas sim de tentar arranjar soluções e procurar uma forma de expressar os pontos que achas que te levam a estar mais desanimado no trabalho. Por exemplo, se o trabalho remoto te faz sentir menos motivado porque te sentes isolado, pregunta se podes ir alguns dias da semana ao escritório, ou se se podem realizar reuniões de forma mais regular ou alguma atividade de team building online. Se a monotonia tem vindo a desmotivar-te, tenta pedir que te inscrevam nalgum curso que seja interessante para ti e para o teu posto, e que te ajude a continuar a crescer e a aprender. Todos os problemas são uma solução disfarçada e ainda por conhecer, e é quando nos concentramos nessas soluções em vez de nas barreiras e dificuldades que alcançamos os nossos objetivos.

Não deixes que se aperceba por outras pessoas

É normal que todos nós nos queixemos, e a verdade é que queixar-se um bocado não tem qualquer probela… De alguma coisa temos que falar à hora do café! Porém, não tem que chegar a um extremo que prejudique o ambiente de trabalho e afete também a motivação de outros colegas ou que comprometa outras pessoas.

Recomendamos falar diretamente com a pessoa responsável, uma vez que queixar-se aos outros também não vai servir de grande ajuda, não irá fazer mais do que retroalimentar a tua insatisfação e desmotivar os outros. Para além disso, se o teu chefe se apercebe por outras pessoas que tens feito comentários negativos sobre ele ou sobre a empresa, pode-se criar uma situação incómoda que resulta em mal-entendidos e más relações no local de trabalho.

Escolhe bem o momento

Marca uma reunião com o teu chefe, em vez de aproveitar outra ocasião em que ele/a também não estará preparado ou na qual haja outros colegas de trabalho no local, algo que pode ser incómodo e criar mal-entendidos.

Tem em consideração que a primeria pessoa que quer ter uma equipa feliz e motivada é o teu próprio chefe, pelo que não tenhas medo de trabalhar com ele/a para consegui-lo.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.