Razões para nunca mentir numa entrevista de trabalho

posted in: Candidatos | 0

Todos sabemos que as mentiras, quer gostemos ou não, fazem parte da nossa vida em sociedade. Deste modo podemos dizer que mentir, em certos tipos de situações, tornou-se socialmente aceitável, pois por vezes encontramo-nos em circunstâncias onde se torna necessário mentir. Ainda assim, é preciso ter especial cuidado com a gravidade destes atos.

Quando estamos à procura de emprego e vemos que não temos todos os requisitos que certos cargos ou empresas impõem, podemos cair no erro de mentir para que nos adequemos 100% à vaga. No entanto, essa não é uma boa medida. Neste artigo explicamos porque nunca deves mentir nas entrevistas de trabalho.

A temática da mentira, na verdade, foi discutida ao longo de várias épocas. Kant acreditava que as pessoas não tinham o direito de mentir. Por outro lado, Constant defendia que devíamos dizer a verdade apenas quando o recetor da nossa mensagem tivesse direito a esta. E, ainda, Schopenhauer, porém, acreditava que os indivíduos têm direito a mentir em certas condições.

Na Turijobs acreditamos que, no que toca a entrevistas de trabalho, nunca se deve mentir. Explicamos então porquê.

Ficas mais nervoso/a

Por mais entrevistas que tenhamos feito ao longo da nossa carreira profissional, temos sempre algum receio de as fazer, quer seja por estarmos a sair da universidade quer seja por estarmos há vários anos numa mesma empresa.

Saber que estás a mentir sobre a tua experiência, pessoal e/ou profissional, deixar-te-á ainda mais nervoso/a do que o que já é esperado, pois terás receio de ser apanhado/a.

Podes ser apanhado/a

É tão simples quanto isto: quando mentes corres sempre o risco de ser apanhado/a. No entanto, enquanto numa situação do quotidiano poderá ser inofensivo, numa entrevista de trabalho será altamente prejudicial, na medida em que mal descubram que mentiste não te vão querer nas suas equipas.

Vai manchar a tua reputação

Para além de poderes perder uma oportunidade de emprego ou até o teu atual emprego, poderás prejudicar a tua imagem. Isto poderá portanto afetar a tua possibilidade de ser contratado por outra entidade ou instituição, dependendo claro se planeias ou não ficar no mesmo setor. A verdade é que mentir pode trazer-te muitas complicações e dificultar o teu caminho.

As entrevistas permitem que os recrutadores te conheçam melhor. Confirmar a tua experiência, ver como comunicas, identificar as tuas motivações profissionais para ver se o teu perfil, pessoal e profissional, se adequa tanto à empresa como ao cargo que estão a oferecer. Por isso mesmo, nunca deves mentir. Sê sincero/a com o entrevistador para evitar problemas.

Fonte: The Balance Careers

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.