Delivery e take-away: os novos modelos de negócio em tempos de COVID-19

posted in: Candidatos | 0

Devido às medidas de distanciamento social e a consequente limitação da capacidade dos espaços, os negócios da restauração viram-se obrigados a focar-se no delivery e no take away como uma linha de negócio alternativa.

Temos que ser honestos… O mais certo é que este período de incerteza e limitações seja longo e é difícil prever a data em que essas limitações vão ser alíviadas. É por essa razão que, se ainda não tens implementado no teu negócio o delivery, este artigo de certeza que te interessará bastante, uma vez que te contamos como implementar esta dinâmica no teu restaurante para poder continuar a atender os teus clientes e garantir a continuidade do teu negócio.

Porque deves apostar no delivery

O contexto mudou, e não nos referimos apenas às mudanças evidentes produzidas pelo distanciamento social ou a limitação da capacidade dos espaços, mas também às mudanças no comportamento do próprio consumidor. Já não cozinha por obrigação, não quer perder tempo a esperar pela comida, e tem cada vez mais o hábito de ficar por casa a desfrutar por exemplo de um filme na Netflix, enquanto come um prato de lasanha do seu restaurante italiano preferido, no seu confortável sofá e com o pijama vestido!

Quais são as vantagens do delivery

A verdade é que o delivery é uma modalidade que existe já há algum tempo nos restaurantes. O que o COVID-19 fez foi acelerar o aumento do número de utilizadores e de restaurantes que exploram esta linha de negócio devido às vantagens que oferece. 

  • Permite-te atender um maior número de clientes, já que não tens que preocupar-te com a capacidade física que a sala do teu restaurante oferece. Agora podes atender todos os clientes que tenham acesso à tua plataforma de pedidos online, sempre, obviamente, tendo em conta os recursos que tenhas para poder responder à preparação desses pedidos.
  • Se utilizas fornecedores para fazer o delivery, tal como Glovo ou Uber Eats, que já contam com uma amplia rede de usuários, terás a possibilidade de captar novos clientes que talvez não te conheceriam.
  • Podes reduzir os custos, por exemplo, com o espaço e a infraestructura, uma vez que não necessitarás a sala e respectiva manutenção para levar a cabo o delivery.
  • Estas novas ferramentas de pedidos online também te permitem ter mais dados sobre o êxito dos pratos, o número de pedidos, a localização dos teus clientes, etc. e fazer uma análise desses dados para tomar decisões de negócio mais acertadas.
  • Pensando mais na perspectiva do cliente, ofereces também uma poupança de tempo ao mesmo, já que não tem que esperar em filas, não tem que deslocar-se e através da app pode saber exatamente em quanto tempo terá a comida em casa.

Passos a seguir para implementar o take away

Agora que já viste todos os benefícios do take away, é o momento de rever os pontos a ter em conta para implementar com êxito este novo serviço.

  • Estuda e seleciona o melhor modelo de delivery  para o teu negócio: Queres que se realize através de terceiros ou fazê-la de forma interna? Utilizar plataformas como Glovo e Uber Eats dá maior visibilidade ao teu negócio e permite-te captar novos clientes, mas por outro lado ter a tua própria aplicação de pedidos reduzirá comissões, pelo que terás maior rentabilidade, bem como te vai permitir fidelizar mais os teus cliente e prestar-lhes mais atenção.
  • Decide também se queres os teus próprios distribuidores ou não. Se decides ter a tua própria equipa de distribuição terás que investir num ou em vários veículos, material de distribuição e também em pessoal. Por outro lado, se decides trabalhar com fornecedores externos não terás que investir nesses recursos mas terás que suportar o custo fixo e/ou de comissões que o esse fornecedor imponha.
  • Deves adaptar o teu menu às novas condições de distribuição: o espaço onde se transporta e o tempo que se leva a entregar a comida, o tipo de embalagens necessário, etc. Deves garantir que o prato esteja apto para ser enviado sem que se comprometa a qualidade.
  • Relacionado com o ponto anterior, deves ter em conta o packaging para que o prato chegue nas condições correctas e que tenha também uma boa apresentação. O packaging também pode ser uma ferramenta de promoção, e o seu desenho pode ajudar-te a que os clientes recordem onde fizeram o pedido.
  • Reduz a carta àqueles pratos que sejam mais rentáveis ou que sejam os mais procurados. “Menos é mais”, e é preciso ser eficaz e prático nestes tempos difíceis.
  • Haverá variações na logística do teu negócio, uma vez que agora o serviço que vais oferecer não é no restaurante, mas passas as oferecer pedidos feitos desde casa: os teus clientes podem variar, bem como a quantidade de pedidos. Para além disso, há novos custos relacionados com o delivery que é necessário considerar, tal como o pessoal de distribuição, o packaging, etc.
  • Há que preparar o espaço de recolha de pedidos tendo em conta também os protocolos de higiene e segurança.
  • Deverá garantir-se o correcto funcionamento de todas as ferramentas tecnológicas que são necessárias para lver a cabo a preparação dos pedidos online, tal como tablets, para além de ter disponível uma boa conexão à internet.

O nosso último conselho é fazer testes, uma e outra vez. A tentativa/erro é o que levará a melhorar o serviço de delivery, optimizando os processos e reduzindo as falhas ao longo do mesmo, pelo que se deve tentar e testar opções diferentes, seja no desenho do menú ou na escolha dos primeiros fornecedores. Este é um modelo de negócio relativamente recente em Portugal que cresce exponencialmente e que se vai aperfeiçoando ao longo do tempo. Por isso, da parte dos restaurantes é importante analizar a reação dos seus clientes e adaptar-se segundo o seu nível de adesão e de satisfação.

Se há algo que temos a certeza é que nunca perderemos a vontade de ir a um bar, apesar da pandemia, mesmo que, muitas vezes, continuemos a recorrer ao delivery. Ir a um bar ou a um restaurante está no nosso ADN, faz parte de quem somos e da nossa cultura. Os bares e restaurantes representam muitos dos momentos e experiências mais gratificantes das nossas vidas, com amigos, família, conhecidos e não tão conhecidos, e isso não vai mudar. Hoje mais que nunca podem contar connosco para que possam abrir o mais cedo possível!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.