Sous chef, a um passo do chefe executivo

posted in: Candidatos | 0

Durante os últimos anos a cozinha sofreu uma grande revolução (quem sabe um pouco influenciada pelos programas de televisão sobre este tema) e atualmente o grau de especialização da cozinha dos melhores restaurantes de Portugal é muito mais elevado. Dependendo do tipo de restaurante e da sua capacidade, é normal que na cozinha trabalhem mais de 10 pessoas. No entanto, nem todos realizam a mesma função. Desde os assistentes de cozinha até ao chefe executivo, existem muitos outros cargos: chefe de partida, pasteleiro, entre outros.

Se já tens experiência previa neste setor e queres evoluir progressivamente até alcançares  toda a responsabilidade da cozinha, quando começas a desempenhar a função de sous chef, estás apenas a um passo do teu objetivo. Neste guia de sous chef vamos explicar o que é um sous chef, as suas funções, o que tens de estudar para ser sous chef e como encontrar trabalho de sous chef em Portugal e no estrangeiro.

sous chef

O que é um sous chef?

O sous chef é o cozinheiro com o segundo cargo mais importante da cozinha e é a única personalidade que está por detrás do chefe executivo. Deste modo, podemos afirmar que se trata de um cargo muito importante que requer uma experiência previa no sector e uma formação adequada. Um sous chef deve saber trabalhar eficientemente sobre pressão, ter uma boa capacidade de comunicação, uma vez que serve como ponto de ligação entre o chefe executivo e o resto das pessoas que se encontram na cozinha, e demonstrar uma grande capacidade de liderança. Dependendo da sua idade, podemos chamar Senior sous chef ou Junior sous chef.

Funções de sous chef

De um modo geral, as funções de sous chef depende das funções estabelecidas pelo chefe executivo, bem  como as tarefas que ficarão à responsabilidade  do sous chef quando o chefe executivo não está presente.  As suas principais funções são:

  • Criar horários laborais para os empregados da cozinha segundo o tipo de refeições que sirvam para garantir uma boa gestão da cozinha e para que os pratos sejam  preparados com a maior eficiência e qualidade.
  • Responsável pela formação dos empregados para que a preparação dos pratos esteja de acordo com o menu previamente estabelecido.
  • Caso seja necessário, responder pessoalmente aos clientes para dar resposta às suas necessidades.
  • Elaborar um menu segundo a temporada, tipo de restaurante e expetativas dos clientes.
  • Fazer um registo intensivo de inventários para fazer  os pedidos de ingredientes quando é necessário e para que todos os cozinheiros tenham o material necessário para cumprir com um menu de qualidade e excelência.
  • Assegurar que todos os chefes de partida cumprem com as funções que exigem as suas estações/ zonas de responsabilidade.
  • Utilizar os conhecimentos culinários para ajudar a melhorar as receitas segundo o tipo de restaurante.
  • Rever se os funcionários cumprem com os procedimentos de higiene e promover a segurança no trabalho evitando acidentes.
  • Ajudar o chefe executivo a elaborar os orçamentos necessários e a estabelecer o preço do menu.

O que é necessário estudar para ser sous chef?

A formação académica de um sous chef é tão importante como a sua experiência nas tarefas mais básicas da cozinha. A maioria dos cursos de sous chef  costumam ter uma duração de 2 a 3 anos e os seus estudos são feitos normalmente em escolas especializadas na indústria. Os estudos de sous chef, para além de term uma carga importante de conhecimentos teóricos, incluem também um número elevado de horas de estágio.

Na universidade é possível estudar um curso de Cozinha e Artes Culinárias, sendo que depois é possível fazer cursos mais especializados para que te possas dedicar à área que mais gostas.  Outra das opções que existem são os ciclos formativos de curta duração.

Como procurar trabalho de sous chef

O trabalho de sous chef não é algo que aconteça de um dia para o outro, pois é necessário fazer um  crescimento progressivo. Por exemplo, é possível que comeces a trabalhar como ajudante de cozinha e que com o passar do tempo as tuas funções aumentem até seres chefe de partida, ou até mesmo sous chef. Trata-se de um caminho de requer muito trabalho, dedicação responsabilidade e motivação.

Se pensas que estás preparado para dar um salto na tua carreira (com a formação e experiència adequada) e começar a trabalhar como sous chef, este é o processo que se seguir para te candidatares a uma vaga:

O primeiro passo consiste na elaboração de um CV profissional adequado ao setor da restauração. Podes usar um modelo de currículo já definido, no entanto recomendamos que faças um currículo perfeito, resumido e simples.

  • Mesmo que o currículo tenha várias secções, as mais importantes são aquelas que estão relacionadas com os dados pessoais, a formação académica e a experiência profissional
  • Escolhe um modelo de desenho profissional
  • Faz uma revisão do teu documento todas as vezes que seja necessário para que não o envies com erros ortográficos ou gramaticais.
  • O ideal é que o teu currículo apenas tenha uma página com a informação mais importante.

Alguns candidatos incluem igualmente uma carta de motivação junto com o currículo para aumentar as probabilidades de passar a uma entrevista pessoal. O objetivo deste documento é fazeres uma apresentação previa assinalando 2 ou 3 conquistas profissionais importantes.

Se o perfil de sous chef preenche os requisitos solicitados pelo restaurante, o candidato passará à fase da entrevista. Nesta fase, na qual normalmente também está o chefe executivo, terás que responder a certas perguntas comuns de uma entrevista de trabalho para avaliar os conhecimentos e experiência do candidato, é aconselhável que se leve igualmente cartas de motivação de outros restaurantes em que tenhas trabalhado.

Por ultimo, resta apenas esperar a resposta à tua candidatura. Se queres mostrar o teu ineteresse neste posto de trabalho, podes enviar uma carta de agradecimento agradecendo ao entrevistador o tempo dispensado na entrevista. Este detalhe de atenção e profissionalismo é muito importante e valorizado no setor hoteleiro.

Também podes trabalhar como sous chef no estrangeiro

Uma das vantagens de trabalhar com sous chef, é que esta profissão permite trabalhar no estarngeiro sem que tenhas grandes conhecimentos do idioma. Um nível básico ou intermédio pode ser suficiente para trabalhar na cozinha de qualquer país, uma vez que nesta profissão especificamente não se trabalhar directamente com o público. No entanto, o nível deve ser suficiente para ter um relacionamento fluido com a restante equipa de cozinha.

As melhores opções para trabalhar como sous chef no estrangeiro consiste em trabalhar em hotésis e cruzeiros. Lembra que em ambas as alternativas exigem experiència previa e um compromisso de determinado tempo (por exemplo, toda a época de verão). Se qualquer uma destas oportunidades te atrai, lembra que os países da União Europeia são mais fáceis em comparação com destinos internacionais, devido aos acordos laborais que existem entre países.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *