5 conselhos para regressar ao trabalho com um sorriso

posted in: Candidatos, No trabalho | 0

Acaba o mês de agosto e, para a maioria de nós, terminam também as férias de verão. Depois de uns dias de descanso, é hora de retomar a atividade laboral. Algo que pode provocar desconforto e stress em algumas pessoas, sinais típicos da conhecida depressão pós-férias.

Como te pode afetar o regresso ao trabalho?

Voltar ao trabalho depois das férias é cada vez mais um motivo para uma visita ao médico, devido aos sintomas da depressão pós-férias.

Cozinheiros, empregados(as) de andares, agentes de viagens, rececionistas, ajudantes de cozinha, comerciais, tripulantes de cabine,… todos os profissionais do setor turístico podem sofrer desta depressão em maior ou menor medida. Os sintomas que podem surgir são:

  • Falta de sono
  • Falta de concentração
  • Irritabilidade
  • Tristeza
  • Ansiedade
  • Dores Musculares
  • Falta de apetite

Para evitar que alguns dos sintomas anteriormente referidos possam afetar o regresso ao trabalho, segue os conselhos que temos para ti.

volver al trabajo

Conselhos para regressar ao trabalho

Para que a tua reincorporação ocorra sem complicações e evitar a temida depressão pós-férias, a Turijobs dá-te alguns conselhos  para que encares o regresso ao trabalho com um sorriso!

1. Retoma a rotina antes de voltares ao trabalho

Se possível, não regresses das férias um dia antes de começar a trabalhar. Dedica alguns dias para retomar as tuas rotinas: levanta-te mais cedo, de forma gradual,  e recupera os horários de refeição e sono normais. Procura e começa a realizar atividades de lazer que podes efectuar durante o ano de trabalho.

2. O lado positivo do trabalho

Agradece pelo período de férias que disfrutaste e encara a tua volta ao trabalho com uma atitude positiva. Pensa no tempo que já não vês os teus colegas, nas anedotas que precisas de contar ou no café a meio da manhã que usualmente tomas com eles. Sentes falta, certo? Concentra-te nesses aspetos positivos de regressar ao trabalho.

3. Decora o teu espaço de trabalho

Incorpora elementos que te trasmitam bem-estar. Trata-se de criar um espaço de trabalho mais agradável para ti, onde te sintas cómodo e mais motivado. Um estudo da Universidade de Cradiff demonstrou que decorar a mesa de trabalho com uma planta reduz o stress dos trabalhadores e aumenta a sua produtividade.

4. Reforça as tuas relações sociais no escritório

Propõe uma reunião informal com os teus colegas, que certamente se encontrarão na mesma situação que tu. Discutam o facto de retomar alguns projetos enquanto tomam um café e falam sobre as aventuras das vossas férias. Tornará, certamente, mais fácil o regresso ao trabalho.

5. Define uma meta que te motive

É um bom momento para estabelecer novos objetivos para o novo ano de trabalho. O que gostarias de mudar?  Ou o que gostarias alcançar? Define novos objetivos que te motivem a curto prazo. Desta forma, poderás adaptar-te de forma pregressiva ao trabalho com um maior grau de envolvimento.

volver al trabajo

Férias durante todo o ano

Estar de férias durante todo o ano é mais fácil do que parece. Incorpora na tua rotina diária alguns hábitos que geralmente realizas nas férias. Por exemplo, tira tempo para tomar o pequeno-almoço em casa ou sair para jantar fora de vez em quando. Pequenos hábitos que normalmente se associam às férias e que te permitirão trabalhar com mais otimismo. Outra forma de consegui-lo é poupar alguns dias de descanso e pedir férias ao longo de todo o ano.

Não hesites em seguir os nossos conselhos para que o teu regresso ao trabalho seja muita mais fácil. Ainda assim, não desesperes antes do tempo. Lembra-te que a depressão pós-férias é temporária, portanto os sintomas irão desaparecer assim que retomares a tua rotina.

 

Que tenhas um feliz regresso ao trabalho! ?

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *