Modelos de Currículo que deve conhecer

Pilar fundamental na procura de novas oportunidades profissionais, o currículo poderá, ou não, impulsionar definitivamente as nossas opções num processo de seleção. 

A informação essencial acerca de como elaborar um CV não mudou muito nos últimos tempos. Contudo, os processos de seleção sofreram uma alteração radical nos últimos anos. Como nos podemos destacar no atual contexto entre uma infinidade de candidaturas e processos automatizados? Neste artigo apresentamos os diferentes modelos de currículos para que escolha o que melhor se adapta ao seu perfil. 

Como fazer um currículo eficaz?

A personalização é absolutamente essencial. Assim, é importante que adapte o Currículo a cada posto/emprego a que se candidata, adaptando-o à cultura da empresa e utilizando palavras-chave adequadas ao posto. 

Personalizar o currículo consoante a oferta não só demonstra interesse na posição e na empresa, mas também ajudará a combater o chamado “buraco negro dos processos de seleção” (baptizado pela Forbes desta forma) que consiste utilizar um programa para analisar as candidaturas. 

Cada vez mais, as empresas contam com um software especial que analisa os currículos dos candidatos na procura de determinadas palavras-chave. Um currículo que não contenha determinadas palavras-chave minimiza as hipóteses de ser visto por um recrutador. Onde poderá obter essas palavras-chave? Na descrição do posto de trabalho. Incluir essas palavras-chave no CV, bem como na carta de motivação, ajudará a posicionar o seu currículo face aos demais candidatos.

Que modelo de currículo escolher?

Existem vários modelos de currículo que vão de encontro às diferentes necessidades e destacam os nossos pontos fortes. 

Currículo Básico ou Cronológico

Começamos pelo currículo básico ou cronológico: Caso queira focar na sua experiência laboral, o currículo cronológico é o mais recomendado. Esse tipo de currículo destaca, como o próprio nome indica, a experiência profissional. Neste modelo, as conquistas profissionais são listadas em ordem de acontecimento. O cronólogio recente é o mais recomendado, pois destaca a experiência mais recente, que geralmente são as mais relevantes para a vaga pretendida. Um forte argumento a favor deste modelo é que é o mais cómodo para os recrutadores, uma vez que destaca a experiência laboral, que é para onde os recrutadores olham primeiro. 

Currículo funcional ou temático

O currículo funcional ou temático. Esse tipo de currículo divide-se me secções, cada uma com o nome de uma competência relevante para a vaga. A ideia é dar destaque às suas habilidades. Em cada uma das secções, deve escrever um pequeno texto, indicando que possui tal competência.  Ilustre com exemplos dos objetivos conquistados e outras atividades que impulsionaram essas capacidades. Este modelo poderá ser confuso, portanto é aconselhável utilizá-lo nas seguintes situações: 

  • Existem períodos de incatividade; 
  • Está à procura do seu primeiro emprego;
  • É profissional independente/ individual ou freelancer
Currículo combinado

O currículo combinado (ou cronológico funcional). Combina os modelos anteriores,  apresentando a trajetória profissional de maneira cronológica, mas também detalha as competências e objetivos conquistados em determinada função e empresa. É recomendável utilizar o modelo de currículo combinado se:

  • Tem uma ampla experiência laboral;
  • Não há grandes períodos de inactividade;
  • Permaneceu no mesmo emprego durante muitos anos.
Currículo por objectivos

O Currículo por objectivos é um modelo flexível e ajustável a vários contextos. A informação está organizada de maneira directa e simples. Destaca a experiência do candidato e tem como propósito apresentar, os objectivos profissionais, as competências, a experiência profissional, habilitações e formação académica, entre outros dados considerados relevantes para a candidatura em causa. É um dos modelos de Cv mais indicados para jovens à procur de estágios ou candidatos ao primeiro emprego. Por ter uma estrutura simples, qualquer falha salta à vista, por isso, evite-as. 

Currículo Criativo

Bastante apreciado, não apenas em áreas profissionais criativas, o Currículo Criativo visa marcar a diferença. Este modelo está sobretudo associado às áreas do Marketing, Publicidade, Comercais e Animação.  Existem mil e uma formas de elaborar um currículo criativo. É usual a utilização de imagens e ícones. A grande vantagem é liberdade total no que diz respeito à estrutura, permitindo mostrar de imediato as competências e habilidades do candidato. Mas esta pode ser também a grande desvantagem, uma vez que pode ser de dificil leitura.

Outros tipos de currículos

Currículos Lattes: voltado para académicos e estudantes, é interessante optar por este modelo caso deseje dedicar-se à academia e/ou investigação. 

Europass: padrão europeu de CV, que uniformiza todos os Currículos. Recomendado caso pretenda trabalhar nas instituições europeias. 

Currículo Web: Trata-se de uma página web acerca da pessoa sobre si mesmo e o usam como currículo. Esta pode ser uma boa opção para quem procura criar um currículo criativo ou quer mostrar aos recrutadores suas habilidades relacionadas à criação de websites.

Vídeo curriculum: pode ser a estratégia ideal para marcar a diferença. É adequado para quem pretende candidatar-se a áreas de trabalho específicas como Comunicação Social, Publicidade e Marketing. 

Hoje em dia, existem diversas plataformas que o ajudarão a criar o currículo ideal e adptado às suas necessidades. 

Procura emprego em Turismo e Hotelaria? Veja as várias ofertas que temos disponíveis para si. 

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *